1.09.2015

ZINCO AJUDA NO COMBATE À OBESIDADE

Zinco ajuda no combate à obesidade
O zinco desempenha um papel importante no funcionamento do metabolismo. Além de atuar na liberação do hormônio de crescimento, estimula a atividade normal da insulina.
Para quem quer emagrecer, conhecer a fundo o funcionamento do organismo faz toda a diferença. E o importante papel do zinco neste processo é uma destas informações preciosas.

O zinco desempenha um papel importante no funcionamento do metabolismo. Além de atuar na liberação do hormônio de crescimento, estimula a atividade normal da insulina, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, participa da síntese e degradação dos carboidratos, lipídios e proteínas e tem função antioxidante. Sua maior concentração está no fígado, pâncreas, ossos e músculos.

O mineral também tem participação no controle do apetite, já que regula a produção e secreção da leptina, hormônio produzido pelo organismo para esta função, responsável por armazenar a gordura e indicar ao fígado o trabalho que ele deve fazer. Assim a substância produzida acaba elevando a queima calórica ao mesmo tempo em que diminui a ingestão alimentar. Sabe-se que, em indivíduos obesos, os níveis de leptina são cerca de cinco vezes maiores que os encontrados em pessoas magras.

A deficiência de zinco reduz os níveis de leptina, enquanto o excesso desse hormônio reduz a taxa do mineral no sangue, por isso, sugere-se a pacientes obesos o acréscimo de zinco em uma dieta com restrição no consumo de calorias para reduzir a gordura corporal.

Uma alimentação rica em fibras pode diminuir a absorção deste micronutriente, que compete com o cálcio, o ferro e o fósforo. Por isso é importante consumir alimentos como ostras, germe de trigo, carne vermelha, fígado, ricota, amendoim, queijo, arroz integral, leite e ovos.


Fonte: Sua Dieta

Nenhum comentário: