12.18.2015

Existe 1 repelente mais indicado para gestantes prevenirem zika vírus; veja qual




O atual surto de microcefalia causado pelo zika vírus está deixando as gestantes preocupadas. O cuidado é importante, mas não deve se tornar pânico, afinal, a prevenção da doença é possível e está nas nossas mãos. Além de evitar acúmulo de água e lixo, o uso de repelentes é muito importante, mas é preciso escolher um tipo eficiente e usá-lo corretamente.


Melhor repelente para gestantes prevenirem zika 

De acordo com o ginecologista e obstetra Javier Miguelez, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo, o repelente mais utilizado é feito à base de Icaridina e leva o nome comercial Exposis. A vantagem do produto é o tempo de duração dos seus efeitos. “Seu intervalo de aplicação é de 10 horas, enquanto os demais repelentes apresentam um intervalo de aplicação menor.”
A dermatologista Camila Simon, da clínica Camila Simon, explica que nenhum repelente é contraindicado para grávidas e que, além da Icaridina, também existe o DEET, que dura 6 horas e deve ser reaplicado no máximo 3 vezes ao dia, e o IR 35/35, que também é eficaz, mas tem tempo de repelência mais curto.
A polêmica do DEET
Recentemente a apresentadora Bela Gil publicou, junto com sua receita de repelente natural, afirmações que diziam que o repelente à base de DEET causariam alterações no desenvolvimento neurológico do feto. Camila Simon explica que não é bem assim: “Esse componente só é capaz de causar alterações no desenvolvimento do feto quando estiver em concentrações maiores que 50%, no repelente ele está em, no máximo, 14% e é considerado seguro”.

Repelentes naturais X industrializados 

Repelentes com fórmulas naturais, apesar de possuírem benefícios, têm efeito de baixíssima duração (chegando a um máximo de 20 minutos) ou não são comprovadamente eficazes. Em um momento em que um mosquito oferece tamanho risco à saúde, o ideal é optar por versões que comprovadamente protejam a gestante e o bebê.


Frente a um surto de microcefalia causado pela picada do mosquito, o mais indicado é optar por repelentes que sejam comprovadamente mais eficazes e durem na pele

Jeito certo de usar repelente 

Ao contrário do que muitos pensam, o repelente não deve ser aplicado diretamente sobre a pele. “O correto é que o produto forme um halo de repelência de cerca de 4 cm ao redor do corpo, nesse caso, se você colocar roupas por cima da pele, elas abafarão o produto e diminuirão a eficácia”.
O correto é aplicar o repelente sobre o corpo e as roupas quando você já está vestido e passou todos os produtos tópicos de costume, como hidratante e protetor solar, permitindo que se forme essa “aura” de proteção.

Distribuição de repelentes

O ministério da Saúde divulgou na última terça-feira (15) que, até o fim de fevereiro, passará a distribuir repelentes gratuitamente às gestantes. A oferta do produto ainda será discutida com produtores de repelente e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 Leia também
Surto de microcefalia faz governo decretar estado de emergência: entenda o problema
Como grávidas podem evitar zika vírus e proteger o bebê da microcefalia; veja
Afinal, o que acontece com um bebê que nasce com microcefalia? Entenda

Nenhum comentário: