5.03.2016

Justiça de SP envia a Moro pedido de prisão preventiva de Lula.

 Por Infomoney. No Brasil 247.

:
Infomoney - A Justiça de São Paulo enviou ao juiz federal Sérgio Moro o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a denúncia contra o ex presidente por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex do Guarujá (SP). As informações são do site da revista Veja divulgadas na noite desta segunda-feira (2). Caberá agora a Moro decidir se aceita a competência e acata ou não o pedido de prisão e acusação formal.
O pedido de prisão preventiva refere-se à uma investigação feita pelo Ministério Público Federal de São Paulo sobre o triplex do Guarujá, reformado pela construtora OAS para Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Segundo a reportagem, os autos foram enviados pela juíza Maria Priscilla Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, ao juiz federal na última quinta-feira, após ela negar recurso contra a decisão na qual declinou da competência para o juiz que centraliza a Operação Lava Jato, proferida há um mês. A juíza entendeu que os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados com o esquema de corrupção exposto pela Operação Lava Jato.
O juiz Sérgio Moro não tem um prazo para negar ou conceder o pedido de prisão preventiva de Lula. A investigação contra o ex-presidente ocorre sob o crivo do STF (Supremo Tribunal Federal), por causa de citações a parlamentares e ministros com foro privilegiado. No entanto, Lula permanece sem essa prerrogativa após suspensão de sua nomeação para o Ministério da Casa Civil. O problema é que  o Moro não poderá acertar com a Globo (Jornal Nacional ) a publicidade da prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e isso prejudica a operação.  

Nenhum comentário: