11.16.2016

“Não se pode fazer um processo em que a manchete do jornal vale mais do que a verdade”


247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira, 16, por meio de videoconferência, da entrevista coletiva concedida em Genebra pelos advogados Geoffrey Robertson, Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins detalharam a ação apresentada à Comissão de Direitos Humanos da ONU que denuncia como os direitos do ex-presidente estão sendo desrespeitados (leia mais aqui).
Em sua fala, Lula destacou o ataque a que vem sistematicamente sendo submetido na mídia. "Não se pode fazer um processo em que a manchete do jornal vale mais do que a verdade", disse Lula. "Depois de 30 anos de democracia, este país sofreu um golpe", destacou. O ex-presidente também ressaltou os investimentos feitos na Polícia Federal durante o seu governo. "Ampliamos a inteligência e a autonomia da Polícia Federal", afirmou.
Os advogados de Lula apresentaram durante a coletiva um estudo científico, que foi entregue ao juiz federal Sérgio Moro, sobre a cobertura da imprensa brasileira, que comprova tecnicamente -- e com números impressionantes -- o massacre midiático contra o ex-presidente.
O estudo foi preparado pelo cientista político, sociólogo e mestre em Filosofia João Feres Júnior, vice-diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) – que produz o Manchetômetro,​ indicador das tendências políticas da mídia brasileira.
Os dados referentes ao Jornal Nacional da Rede Globo mostram que, entre o final de dezembro de 2015 e agosto de 2016, foram ao ar praticamente 13 horas de notícias negativas sobre o ex-presidente, apenas 4 horas de noticiário considerado neutro e nem 1 segundo de notícias com viés positivo.
Segundo o estudo, a parcialidade do JN em relação a Lula fica evidente pelo fato de que metade de suas reportagens não contemplou o contraditório do ex-presidente, de sua assessoria ou de seus advogados.
O resumo do dados do estudo do professor João Feres sobre a cobertura do Jornal Nacional estão neste link.

Nenhum comentário: