6.19.2017

Qual é o melhor tratamento para acne?



O acne é a alteração da pele mais comum entre os indivíduos, todos nos já desenvolvemos essa patologia em nossas vidas.
Mesmo que ocorra geralmente entre adolescentes, os quais, passam por mudanças hormonais, muitas pessoas também as desenvolvem durante a vida adulta.
O tratamento para as espinhas varia de acordo com a sua intensidade ( moderado, médio e severo).
Sendo principalmente uma condição hormonal masculina, o acne geralmente aparece na nossa adolescência.
A sensibilidade aos hormônios somada com as bactérias da pele dão origem a produção de espinhas.
Os lugares mais comuns para o aparecimento de erupções são as costas, a face, ombros e peito ( aonde se localizam glândulas sebáceas).
Além de inflamações,as espinhas espremidas geralmente deixam cicatrizes. Portanto não é recomendado espreme-las.
O que pode agravar o acne:
– Mudanças hormonais durante a menstruação.
– Manipular a espinha.
– Roupas que bloqueiem a pele e a cabeça ( bonés e capacetes).
– Poluição do ar e umidade.
Tratamento:
Somente 3 medicamentos são efetivos para o tratamento do acne. O peróxido de benzoíla, a retinoide e os antibióticos.
Esses fármacos tem como objetivo bloquear os fatores causadores de espinha. A maior parte dos pacientes necessitará de pelo menos 2 das 3 substancias para se curar:
– O Peróxido de benzoíla pode ser comprado sem receita e é achado em gel ou creme. Essa substancia ataca a bactéria da pele que agrava o acne. A pele seca pode ser um dos efeitos colaterais.
– Os retinoides, também vendidos sem receita, previnem o entupimento dos poros. A irritação da pele é um dos efeitos colaterais.
– Os antibióticos controlam as bactérias da pele e geralmente são combinados com peróxido de benzoíla.
O retinoide isotretinoína oral  é reservado para casos severos de acne ou cicatrizes causadas pela mesma. Essa substância encolhe as glândulas sebáceas ( origem anatômica das espinhas).
Como esse remédio é de via oral, existem mais efeitos colaterais possíveis do que cremes e gel.
Todos os pacientes irão experienciar pele seca ( lipídios sanguíneos elevados e enzimas hepáticas são efeitos colaterais menos comuns).
Mulheres em idade fértil devem controlar a natalidade antes e depois de se tratar com isotretinoína, devido ao risco de defeitos de nascença devastadores (são necessários teste laboratoriais constantes para que faz o tratamento).
A terapia hormonal também pode ajudar mulheres com acne. A terapia consiste em pequenas doses de estrogênio, progesterona ou um medicamento chamado de espirolactona.
O tratamento do acne é escolhido em sua maioria por razões estéticas, porém é também extremamente positivo para a saúde da pele e do organismo em geral.

Para mais informações procure o seu dermatologista.

 

Acne: sintomas, tratamentos e causas

REVISADO POR
Dra. Natalia Cymrot Dermatologia - CRM 84332/SP
especialista minha vida

O que é Acne?

Sinônimos: espinha
Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da peleficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
PUBLICIDADE
Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de cicatrizes.

Tipos

Os diferentes tipos de acne incluem:

Acne do recém-nascido

Cerca de 20% dos recém-nascidos desenvolvem acne leve. Isso pode acontecer porque certos hormônios são passados para eles através da placenta por suas mães pouco antes do nascimento. Outra causa de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Recém-nascidos com acne geralmente tem lesões que desaparecem espontaneamente.

Acne infantil

Bebês entre três e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Eles podem ter cravos e espinhas. Acne infantil geralmente desaparece quando a criança chega aos dois anos de idade. As espinhas raramente deixam cicatrizes. Acne infantil pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.

Acne vulgar

O tipo mais comum de acne é acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.

Acne cística

Acne conglobata é uma forma rara, mais grave, de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Na acne conglobata, espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes.

Acne fulminante

Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea.

Causas

Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).
As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne.
Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.
Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.

Fatores que podem piorar acne

  • Hormônios. Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo
  • Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
  • Fatores dietéticos, incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos - como pães, biscoitos e batatas fritas - pode desencadear acne.

Mitos da acne

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:
  • Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
  • Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

Fatores de risco

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Tais alterações são comuns:
  • Em adolescentes
  • Dois a sete dias antes do período menstrual
  • Em mulheres grávidas
  • Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.
A acne pode ser irritada ou agravada por:
  • Estresse
  • Tocar muito no rosto
  • Suor excessivo
  • Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa
  • Trabalhando com óleos e produtos químicos regularmente
  • Atletas ou fisiculturistas que tomam esteroides anabolizantes também estão em risco de agravar ou desenvolver acne.

Sintomas de Acne

Acne se desenvolve mais frequentemente na face, pescoço, peito, ombros, ou costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir durante toda a vida.
Geralmente, a acne provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.
A acne pode levar à baixa autoestima e, por vezes, á depressão. Essas condições necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

A acne geralmente não é uma condição médica séria. Mas você pode querer procurar um dermatologista para tratar espinhas persistentes ou cistos inflamados, a fim de evitar cicatrizes ou outros danos à pele.
Se a acne e as cicatrizes estão afetando seus relacionamentos sociais ou autoestima, você também pode querer perguntar a um dermatologista sobre o tratamento das cicatrizes existentes.
Marque uma consulta médica se:
  • Você está preocupado com acne do seu filho ou sua
  • A acne piorar ou não melhorar depois de três meses com o tratamento em casa
  • Ocorrerem cicatrizes ou marcas depois de curar a acne
  • As espinhas se tornam grandes e duras ou preenchidas com fluido
  • Você começa a ter outros sintomas físicos, tais como o crescimento de pelos faciais em mulheres
  • A acne começou após o uso de um novo medicamento
  • Houve exposição a produtos químicos, óleos ou outras substâncias que causam irritação na pele.
Você pode querer procurar ajuda médica mais cedo se houver um forte histórico familiar de acne, está emocionalmente afetado pela acne ou desenvolveu acne em uma idade precoce.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar e tratar acne são:
  • Dermatologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
  • Anote informações médicas tais como outras condições com as quais você foi diagnosticado e qualquer medicação que você está tomando, incluindo vitaminas e suplementos
  • Anote as informações pessoais importantes, incluindo quaisquer tensões principais ou mudanças de vida recentes.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
  • Quando a acne começou?
  • Alguma coisa em particular parecem desencadear um surto acne, como estresse ou ciclo menstrual?
  • Quais os medicamentos você ou seu filho toma, bem como vitaminas e suplementos?
  • Você usa contraceptivos orais?
  • Você tem períodos menstruais regulares?
  • Você está grávida, ou planeja engravidar em breve?
  • Que tipos de sabonetes, loções, produtos de cabelo ou cosméticos você usa?
  • Você tem história familiar de acne?
  • Que tratamentos você já tentou até agora? Algum tem sido eficaz?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para acne, algumas perguntas básicas incluem:
  • Que tipo de tratamento você recomenda para mim?
  • Se o primeiro tratamento não funcionar, o que você vai recomendar a seguir?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que você prescreveu?
  • Quanto tempo eu posso usar com segurança os medicamentos?
  • Quanto tempo depois do início do tratamento os sintomas começam a melhorar?
  • Em quando você vai me ver novamente para avaliar se o tratamento está funcionando?
  • Existem medidas de autocuidado para melhorar os sintomas?
  • Você recomenda qualquer alteração minha dieta?Você recomenda quaisquer alterações nos produtos que estou usando, como xampus e cremes hidratantes?

Diagnóstico de Acne

O médico fará um exame físico e irá perguntar sobre seu histórico médico. Na maioria das vezes, não serão feitos testes especiais para acne. Pode ser que o médico peça outros exames, se suspeitar que a acne é um sintoma de outro problema médico.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Acne

Tratamento da acne

O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor.
O dermatologista pode recomendar um medicamento tópico - para aplicar na pele - ou medicações via oral, como Azitromicina e Roacutan. Medicamentos orais para acne não devem ser usado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.
O tratamento da acne inclui:
  • Cremes tópicos de venda livre
  • Cremes tópicos disponíveis com prescrição
  • Antibióticos, que podem ser combinados com outros produtos tópicos ou orais
  • Contraceptivos orais
  • Isotretinoína oral
  • Procedimentos cosméticos, como peeling químico e microdermoabrasão, lasers, luz pulsada.

Tratamento da cicatriz da acne

É possível usar certos procedimentos para diminuir as cicatrizes deixadas pela acne. Veja:
  • Preenchimento facial com ácido hialurônico
  • Peelings químicos
  • Dermoabrasão
  • Microdermoabrasão
  • Laser e tratamentos de radiofrequência
  • Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne.

Medicamentos para Acne

Os medicamentos mais usados para o tratamento de acne são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Nenhum comentário: