3.13.2018

Maca Peruana e seus benefícios à saúde.


Confira sugestões de preparos simples e saudáveis para incluir a maca no dia a dia
Em bolos e afins“Adicionar maca a farinhas melhora o aporte nutricional das receitas”, diz o nutricionista Waldemar Rinaldi, da Natue. Use a mistura em bolos, panquecas e pães. Mas, quente, a raiz perde um pouco de seu valor nutritivo.
Nas bebidasSucos, vitaminas, smoothies… Todo líquido tem algo a ganhar com a maca. “Como o seu pó é muito fibroso, ele não dilui na bebida. Um liquidificador facilita na hora de homogeneizar”, ensina Rinaldi. Mais sabor para suas vitaminas:Conheça o Natural Milk Itambé, o equilíbrio entre uma boa nutrição, saudável e natural Patrocinado 
Nas frutas
“A maca deve entrar em preparos prioritariamente frios”, avisa a nutricionista Gabriela Maia. Frutas são, portanto, ótimas bases. Que tal provar o pó com banana e uma pitada de canela?
Em cremesAlém de ficar excelente no creme de abacate ou manga, a maca combina muito com patês. “Dá pra adicioná-la a pastas de amendoimamêndoas, castanha de caju…”, propõe Gabriela. Abuse da criatividade!

Curiosidades sobre a maca peruana

De onde vem?A maca é originária dos Andes ­ mais especificamente do Peru, onde sua história começou antes mesmo do surgimento do Império Inca.
Local de cultivoBoa parte das virtudes da planta surge a partir das dificuldades que ela enfrenta. Afinal, cresce em altitudes elevadíssimas e no frio das montanhas.
Sucesso mundialHoje é na Ásia que estão os países mais apaixonados pelo alimento, como China e Japão. O que seduz o povo de lá é seu suposto caráter afrodisíaco.
Como se apresentaOriginalmente é uma raiz. Mas, como a maca só pode ser processada no Peru, por aqui ela chega em forma de farinha e cápsulas.
Tem gosto de quê?A maca é parente do rabanete – até se parece muito com ele. Já o sabor do pó é neutro, tanto que pode ser colocado em pratos doces e salgados.

MACA PERUANA → 10 ÓTIMOS BENEFÍCIOS. SAÚDE, SEXO E BEM-ESTAR


maca peruana benefícios

Imagine um alimento que ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração e a imunidade, dá energia, estabiliza o humor, fortalece os ossos, melhora a fertilidade e que, ainda por cima, é afrodisíaco. Muito prazer, essa é a Maca Peruana. O nome pode soar estranho, mas essa plantinha já vem sendo estudada há algum tempo e parece fazer maravilhas à saúde de quem a consome.

O QUE É A MACA PERUANA?

A Maca Peruana é proveniente do Peru, como o nome indica. Ela é uma planta semelhante ao rabanete, e tem na raiz sua principal fonte de consumo e nutrientes. O fato desse vegetal nascer espontaneamente há mais de 4 mil metros de altitude, resistindo bravamente às mudanças climáticas, mostra bem toda a “força” desse tubérculo

MACA PERUANA: PROPRIEDADES MEDICINAIS

Há muitas pesquisas sobre a maca peruana. Uma das mais conhecidas é a do médico espanhol Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, inclusive, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de pesquisa sobre a maca. Ele demonstrou que os povos que consomem essa planta mantêm uma saúde de alta qualidade até os 75 anos, o que equivaleria ao padrão de pessoas com 35 anos. São quarenta anos de ganho em qualidade de vida. Não é algo a ser ignorado.
A maca peruana é rica em proteínas, cálcio (tem mais cálcio do que o leite, por exemplo), ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas, zinco, entre outros. Seus super poderes nutricionais são muitos: Ela ajuda a prevenir a diabetes, por que diminui a absorção de glicose no sangue. O Ômega 3 presente nela auxilia no combate à doenças cardiovasculares e na regulação dos níveis de colesterol. O ferro, outro componente importante da maca, previne a anemia.
A grande quantidade de cálcio que possui ajuda no fortalecimento dos ossos, combatendo a osteoporose. Além de todas essas propriedades, o tubérculo também atua controlando os níveis hormonais, prevenindo assim uma série de doenças e minimizando o efeito de mudanças, como a menopausa.

MACA PERUANA: UM EMAGRECEDOR NATURAL

A grande quantidade de fibras e carboidratos fazem dessa planta uma queridinha de quem quer emagrecer. Ao contrário do que muita gente pensa, o carboidrato é essencial na dieta, tendo em vista que ele dá a energia que o corpo precisa. Já no caso das fibras, o mais importante é que elas regulam o intestino e dão aquela sensação de saciedade. Por isso, a maca é um excelente alimento para constar no cardápio de quem quer perder peso.

MACA PERUANA E SEXUALIDADE

Não se trata de um novo viagra natural, mas a maca pode ajudar – e muito – quem precisa de uma forcinha no quesito desejo sexual. Já há estudos publicados a respeito. Um deles mostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade. Essa pesquisa foi feita por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology. Além disso, a maca parece atuar de modo estimulante para o cérebro, o que explica, em parte, esse aumento da libido

COMO CONSUMIR A MACA PERUANA

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Crua ela não é recomendada por ser tóxica. A melhor forma de consumo é deixá-la cozinhar e depois bater no liquidificador. O alimento pode ser incluído em sucos, shakes, sopas, entre outros. No caso dos sucos, o interessante é usá-lo com frutas cítricas, pois elas potencializam os seus efeitos nutricionais.

MACA PERUANA: CONTRAINDICAÇÕES DE USO

Por não existirem estudos com grávidas e lactentes que identifiquem possíveis consequências do uso da maca nessa fase, pessoas nessas condições devem evitar a planta. No entanto, para os demais grupos, o vegetal não apresenta contraindicações. A única ressalva é com relação a um possível excesso de uso, que poderia atuar de modo negativo sobre os níveis hormonais. Porém, vale lembrar, é melhor interromper o uso da maca, em caso de qualquer alteração negativa no organismo.

LISTA DE BENEFÍCIOS

Para não deixar dúvidas sobre o quanto essa plantinha é benéfica para a saúde, vai abaixo uma lista das vantagens dela:
  1. Ajuda no emagrecimento
  2. Aumenta a libido
  3. Previne a diabetes
  4. Ajuda na saúde do coração
  5. Combate à anemia
  6. Fortalece a imunidade
  7. Combate à osteoporose
  8. Ajuda na menopausa
  9. Melhora a fertilidade
  10. Produz bem-estar

1. Ajuda no emagrecimento

Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente na perda de peso. Além disso, tem poucas calorias. Duas colheres (chá) da farinha da maca têm apenas 30 calorias.

2. Aumenta a libido

Ao atuar sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. Pesquisadores do Peru já comprovaram esse poder estimulante da planta na libido.

3. Previne a diabetes

As fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicose pelo corpo e ajudam a evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que auxilia no metabolismo dos carboidratos.

4. Ajuda na saúde do coração

O Ômega 3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças, como hipertensão arterial. Nesse sentido, a maca é excelente fonte deste nutriente. Além disso, a planta ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom.

5. Combate à anemia

Por ser rica em ferro, é excelente também no combate à anemia. A planta tem cerca de 166 mg de ferro a cada 100 g.

6. Fortalece a imunidade

A maca é uma planta adaptógena, o que significa que ela melhora a saúde adrenal e ajuda o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza, combate à fadiga, fortalece e dá energia e melhora a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço.

7. Combate à osteoporose

Um dado importante: 100 g de leite têm cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, a cada 100 g há 150 mg deste nutriente. Por isso, ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.

8. Ajuda na menopausa

A maca atua regularizando os níveis hormonais e auxilia no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, não possui efeitos colaterais tão característicos de produtos fabricados para esse fim.

9. Melhora a fertilidade

O estudo feito pela Universidad Peruana Cayetano Heredia mostrou que homens tiveram um aumento na quantidade de sêmen, após consumirem a planta. Nas mulheres, houve melhora da libido e diminuição dos níveis de estresse. Além disso, há melhora no fluxo sanguíneo corporal, inclusive na zona pélvica.

10. Produz bem-estar

Ao melhorar a energia, o vigor e ajudar na estabilização do humor, o tubérculo ajuda também a promover uma sensação de bem-estar. A maca também pode ajudar no combate à depressão, ansiedade e perda de memória.
Diante de tantas coisas boas, que tal correr para consumir essa super plantinha?

Nenhum comentário: