3.13.2018

Celulite tem Cura?


A celulite é um termo para a gordura aglomerada e ondulada nas coxas, quadris, nádegas e abdômen. É mais comum em mulheres adolescentes e adultas.
Embora não seja uma condição médica séria, a celulite pode incomodar pela questão estética.
Muitos tratamentos de celulite, incluindo massagens e cremes, anunciam resultados notáveis. A maioria desses tratamentos não atende às suas reivindicações.
Pesquisadores estão estudando possíveis tratamentos médicos. Enquanto isso, você pode tomar medidas para melhorar ligeiramente a aparência da celulite.
A celulite parece uma pele com covinhas ou acidentada. Às vezes, é descrita como tendo uma textura de queijo cottage ou casca de laranja.
Essa condição é mais comum em torno das coxas e das nádegas, mas pode ser encontrada nos seios, na parte inferior do abdômen e parte superior dos braços.
A celulite não é uma condição médica séria, e o tratamento não é necessário. Na verdade, muitos médicos consideram uma ocorrência normal.
Se você está preocupada com a aparência da sua pele, consulte o seu médico, dermatologista ou cirurgião plástico.
Pouco se sabe sobre o que causa celulite. Envolve cordões conectivos fibrosos que prendem a pele ao músculo subjacente, com a gordura situada entre. À medida que as células de gordura se acumulam, empurram a pele, enquanto os cordões fibrosos puxam a mesma para baixo. Isso cria uma superfície irregular com ondulações.
A celulite é muito mais comum nas mulheres do que nos homens. Na verdade, a maioria das mulheres desenvolve celulite após a puberdade. Isso ocorre porque a gordura das mulheres é tipicamente distribuída nas coxas, quadris e nádegas (áreas comuns para a celulite) .
Também é mais comum com o envelhecimento, quando a pele perde elasticidade.
O ganho de peso pode tornar a celulite mais visível, mas algumas pessoas magras também podem apresentar essa condição. A genética pode desempenhar um grande papel no desenvolvimento da celulite.
Um estilo de vida sedentário também pode aumentar suas chances de ter celulite, assim como a gravidez.
Tratamento:
Nenhum tratamento para celulite é totalmente eficaz.
Os seguintes tratamentos podem melhorar a aparência da celulite, pelo menos temporariamente:
– Perda de peso. Se você está com excesso de peso ou obesidade, a perda de peso, através de uma alimentação saudável e exercício regular, pode melhorar a aparência da pele e das ondulações.
– Laser e radiofrequência. Talvez a terapia médica mais promissora seja aquela que use laser e sistemas de radiofrequência. Um sistema combina massagem de tecidos, tecnologia de radiofrequência e luz infravermelha para tratar celulite. Outro sistema oferece massagem de tecido combinada com energia laser diodo. Um terceiro sistema usa radiofrequência em níveis profundos e superficiais simultaneamente para tratar celulite. 
– Lipoaspiração. Algumas pessoas se voltam para a lipoaspiração como um tratamento para a celulite. Durante a lipoaspiração, um cirurgião insere um tubo estreito sob sua pele através de pequenas incisões e remove as células de gordura. Embora a lipoaspiração possa moldar o corpo, ela não removerá a celulite e poderá piorar a aparência da mesma. Lipoaspiração assistida por laser, uma forma mais nova e menos invasiva desse tratamento que destrói as células de gordura ao apertar a pele, pode ser mais efetiva para a celulite.
– Tratamento tópico. Uma aplicação duas vezes por dia de 0,3 por cento de creme de retinol mostrou melhorar a aparência da celulite após seis meses.
– Criolipólise. Este procedimento não-invasivo aprovado pela Food and Drug Administrationnos Estados Unidos, mostra promessa em melhorar a aparência da celulite. Ele remove gordura abdominal e gordura lateral, congelando os lipídios nas células de gordura. Pode levar três tratamentos para dissolver uma polegada de gordura e três ou quatro meses para ver melhorias.
– Ultra-som. Este procedimento não-invasivo usa ondas sonoras para reduzir a gordura direcionada no abdômen e nas coxas. Os resultados demoram dois ou três meses e incluem uma melhora na aparência da celulite.
Tratamento alternativo:
Muitos dispositivos, produtos e cremes afirmam tratar a celulite, mas com pouca ou nenhuma evidência científica para apoiar essas reivindicações. Se você encontrar um tratamento de celulite que melhore sua pele, os resultados não são susceptíveis de durar.
Os seguintes são alguns dos muitos tratamentos anunciados de celulite. Tenha em mente que esses tratamentos não foram provados eficazes na remoção de celulite.
– Massagem. Alguns tratamentos de celulite baseiam-se no conceito de que a massagem vigorosa irá aumentar o fluxo sanguíneo, remover toxinas e reduzir o excesso de fluido nas áreas propensas a celulite. Um método em particular, Endermologia (também conhecido como Lipomassagem), usa uma máquina de mão para amassar a pele entre rolos. Você pode notar uma ligeira melhora na pele, mas os resultados geralmente são de curta duração.
– Mesoterapia. Este procedimento envolve a injeção de uma solução, que pode conter aminofilina, hormônios, enzimas, extratos de ervas, vitaminas e minerais , sob a pele. Este tratamento pode causar vários efeitos indesejáveis, incluindo infecção, erupções cutâneas e contornos de pele regulares ou irregulares.
– Cremes para celulite. Os cremes que contêm uma variedade de ingredientes, como vitaminas, minerais, extratos de ervas e antioxidantes, são frequentemente comercializados como a cura para a celulite. Mas nenhum estudo mostra que esses cremes sozinhos oferecem melhorias. Alguns desses produtos contêm ingredientes que podem causar reações cutâneas.
Muitas vezes a mudança nos hábitos alimentares e na vida sedentária podem se apresentar como o melhor tratamento para as celulites indesejadas.
Para mais informações fale com o seu médico.

FONTE:MAYOCLINIC.

Nenhum comentário: