6.20.2018

Ativista russa cria petição para punir brasileiros por vídeo misógino


247 - Indignada com o vídeo que viralizou nas redes sociais onde um grupo de torcedores brasileiros assedia uma mulher russa em seu país durante a Copa do Mundo, a ativista Alena Popova criou um abaixo-assinado pedindo que as autoridades punam os participantes do vídeo misógino. A petição foi encaminhada ao Ministério do Interior russo e à Embaixada brasileira na Rússia.
"Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente tanto para a mulher quanto a todos os cidadãos russos por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade de um grupo", publicou a ativista no site "Change.org".
Segundo ela, as leis russas preveem a punição de quem agredir publicamente a honra e a dignidade de outra pessoa. Para Popova, os participantes do vídeo ofenderam "todas as mulheres da Rússia" e não apenas a jovem que aparece no vídeo. "Assim, os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas", justifica.
Ainda de acordo com a ativista, a "humilhação da honra e dignidade de outra pessoa, expressa de forma indecorosa, implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos no valor de mil a três mil rublos, ou levados à responsabilidade sob a Parte 1. 20.1 do Código Administrativo da Federação Russa (pequeno vandalismo), isto é, por violação da ordem pública, expressando óbvio desrespeito à sociedade, acompanhado de linguagem obscena em locais públicos, insultando o assédio dos cidadãos".

Nenhum comentário: