8.26.2018

Processo de envelhecimento começa antes dos 30 anos


Junto com rugas e marcas
de expressão, a pele flácida é um dos sinais da idade
Por volta dos 25 anos inicia-se o processo de envelhecimento que 
envolve diversos fatores.
 Um dos mais comentados
é a diminuição da produção
de colágeno e sua perda.
 Estima-se que o organismo
 perca 1% de colágeno ao 
ano a partir desta idade.
“O colágeno tem um papel
 fundamental para a saúde
 e beleza da pele, sendo
responsável por sua 
estrutura e firmeza.
 Ou seja, quando acontece 
a diminuição desta proteína,
 a pele fica flácida”, explica
 a dermatologista Annia
 Cordeiro, diretora da
 Clínica da Pele Annia 
Cordeiro, de Curitiba (PR).
 Mas o colágeno e as fibras
de elastina da pele não são
 os únicos responsáveis 
pormanter sua firmeza. 
Há outros fatores do 
Pocesso de envelhecimento 
que afetam diretamee a
 aparência do rosto. 
“Nessa
 fase iniciam-se a perda óssea, perda de depósitos de gordura e enfraquecimento muscular. Tudo isso faz com que a pele perca sustentação e não consiga se manter no lugar. É então que o rosto começa se modificar. Entre alguns sinais estão as bolsas sob os olhos, a perda do contorno facial e  o acúmulo de pele na parte inferior das bochechas, dando a aparência de ‘bulgdogue’ para alguns pacientes”, comenta a especialista.
Por mais que os fatores externos 
tenham grande influência sobre o envelhecimento da pele, eles podem acelerar o processo, mas não são sua causa. “O envelhecimento vai acontecer por fatores intrínsecos ao organismo, independente de agentes externos. 
Mas o estresse, má alimentação, 
falta de sono, exposição ao sol sem proteção, cigarro são fatores que aceleram o processo e devem ser observados”, enumera.
Além de observar os fatores externos, é possível prevenir principalmente a perda de colágeno. Cremes que estimulam a continuidade da produção (como ácido retinóico) e, principalmente, o uso do filtro solar de maneira adequada e contínua são algumas maneiras de retardar o envelhecimento.
A dermatologista Annia Cordeiro lista tratamento que atingem as diferentes necessidades de cada paciente, em diferentes níveis de flacidez e causas:
Prevenção: laser não ablativo. Estimula a produção de colágeno.
Primeiros sinais: laser não ablativo, associado à radiofrequência. Além de produção, estimula a contração do colágeno.
Flacidez instalada: tratamentos acima associados ao preenchimento com diversos volumizadores e também com o ácido poli-l-láctico, um estimulante de colágeno que é injetável que também contribui para diminuir a perda óssea e a preencher a área que sofreu perda de gordura.

Flacidez acentuada: tratamentos acima associados ao laser fracionado. “Para casos de flacidez já instalada ou acentuadas, pode-se usar o laser subcutâneo, que tem uma ação mais eficaz, por conta do aquecimento e estímulo de colágeno gerado por baixo da pele.”

Em todas fases: o TrueLift é um lifting facial não cirúrgico que utiliza ultrassom microfocado, que diminui sinais de envelhecimento e melhora o contorno corporal, mantendo o músculo mais firme e fugindo daquela aparência de “buldogue”. “Outro aspecto importante é o uso de toxina botulínica na plastima, músculo do pescoço que é sempre esquecido e tem papel fundamental na aparência jovem e delineada do rosto”, ressalta a dermatologista.

Nenhum comentário: