5.08.2020

É PRECISO CULTIVAR NOSSO JARDIM ! ( VOLTAIRE



 SERÁ?
                                                     

         Se as  pessoas se envolvessem apenas com o que lhes dissesse respeito,  talvez tudo fluísse melhor.
         Não   aprofundar  os  problemas   que se colocam aos outros.  Por  que buscar respostas a perguntas que não são as nossas?
          Afastar a necessidade , o tédio  e o vício, através do trabalho, já é um  enorme  progresso.
           Se  há o  Bem  e  o  Mal  além de nossos  limites, o importante   é  cumprir entre  nós,  o que está previsto  e o que é necessário.
           Não   tomar  conhecimento  dos males  que se passam  longe de nós, fechando-nos  em nossas  fronteiras,  não interferir nas questões que nos são estranhas  e fugir de toda e qualquer questão filosófica ou  problemática,  recolhendo-nos tão somente ao  nosso pequeno mundo  particular...
          É muito mais cômodo e confortável manter-se afastado,  não pensar senão  em si, não estar engajado  nos destinos do resto dos homens, estar enfim, contente com sua vida.

           NÃO!
         
           É inconcebível estar feliz em  meio a tantas injustiças,  tristezas e angústias espalhadas ao nosso redor e além de nosso  espaço pessoal, de nosso jardim.
           É  preciso  cultivar nossos sonhos, lutar pelos ideais, trazer beleza à vida, pelo trabalho e dedicação; que o nosso jardim  seja muito bem cuidado!
           Porém, que os nossos talentos e capacidade sejam usados para além de nossas cercas e de nossos termos, na construção de um mundo melhor.  Que sejamos a voz do mudo, o braço do cansado, a saciedade na falta.
            Há que se estar  descontente, inquieto, curioso. É um imperativo da consciência a preocupação com o destino alheio.
            O que temos que  reconhecer é que  aquilo que toca ao "homem  universal”,  ao ser humano, a  nós  nos  toca.
             E que é preciso duvidar, posto que a dúvida é dinâmica, para procurar as saídas. Levantar e andar. E encontrando as  possibilidades, ajudar, contribuir, amenizar.
            Cultivar nosso jardim  é  tarefa  nossa. Mas Cristo numa parábola, Considerou que aqueles que  executam e terminam apenas os seus trabalhos corriqueiros, são servos  inúteis.
           É preciso, pois,  se  suplantar sempre. Passar além.
               
       ***********************************************************
                                 
            Candide, ou l'Optimisme é um conto filosófico em tom de sátira publicado pela primeira vez em 1759 por Voltaire, filósofo do Iluminismo
************
     Narra a história de um jovem, Cândido, vivendo num paraíso edênico* e recebendo ensinamentos do otimismo de Leibniz através de seu mentor, Pangloss. A obra retrata a abrupta interrupção desse estilo de vida quando Cândido se desilude ao testemunhar e experimentar eminentes dificuldades no mundo. Voltaire conclui a obra-prima com Cândido — se não rejeitando o otimismo — ao menos substituindo o mantra leibniziano de Pangloss, "tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis", por um preceito enigmático: "devemos cultivar nosso jardim."

EDÊNICO  // RELATIVO AO EDEN

Nenhum comentário: