7.14.2020

Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos

O Coronavírus (COVID-19) pode ser transmitido pelos olhos, de acordo com alerta da AAO (Academia Americana de Oftalmologia).
A suspeita começou quando um médico chinês disse ao tablóide South China Morning Post(SCMP) que contraiu o novo coronavírus pelos olhos, por não ter utilizado proteção ocular adequada ao visitar pacientes na cidade de Wuhan, onde a epidemia se iniciou.
No Brasil, já temos mais de 590 mil casos confirmados segundo o Portal G1 (04/06/20). Por isso, os cuidados e higiene devem ser redobrados, pois além da transmissão pelo contato com os olhos, o vírus também pode ser propagado através de espirros e tosses.
Por isso é muito importante:
  • Manter as mãos limpas, lavando sempre que possível;
  • Carregar gel antisséptico;
  • Evitar levar mãos aos olhos sem estar higienizados;
  • Evitar lugares fechados ou multidões;
  • Caso esteja em local onde há foco da doença, use máscaras protetoras.
coronavírus

O que é o coronavírus?

O coronavírus apresenta inicialmente como uma gripe e pode, inclusive, causar desde um resfriado até pneumonias ou complicações mais graves.
Aliás, o coronavírus em si existe desde 1960. Mas, no caso do Coronavírus que está nos preocupando, é porque a doença apareceu com outra variação ainda não identificada, chamada 2019-nCoV
Essa variação é mais perigosa porque provoca sintomas como febre e problemas respiratórios.

Como coronavírus se espalhou?

Os primeiros casos da doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), surgiram em Wuhan (China). 
Isso porque a cidade é um local muito comercial e fluvial e então, a suspeita é de que o coronavírus possa ter vindo do mercado de frutos do mar ou de outros animais.