8.11.2021

NÃO SEREMOS PEGOS DE SURPRESA

 



O Brasil vive hoje em compasso de espera. 

Estamos todos, uns mais atentos, outros mais tranquilos, aguardando esse momento que a cada dia parece mais definido. Há meses imaginávamos que ele viria. Mas não sabíamos quais seriam todos os personagens envolvidos, desconhecíamos o enredo, não tínhamos ideia do argumento.

Agora já não é assim. Está tudo bem explicado, gravado e documentado para quem quiser ver. 

Tudo indica que Jair Bolsonaro tentará um golpe para permanecer no poder, e o tal voto impresso e auditável é o argumento no qual pretende basear esse golpe. 

Para Bolsonaro e seu generalato não há outro resultado possível para as eleições de 2022 que não sua reeleição. E se isso não acontecer, eles vão melar o pleito com a desculpa de que foram roubados e de que as eleições "não são auditáveis". 

Isso já está definido e preparado. Não se trata mais de uma possibilidade remota. E ninguém poderá dizer em 2022 que não esperava.

Dito isso, a questão que se impõe é: o que faremos diante do inevitável?

É trabalho de todos aqueles comprometidos com a democracia pressionar para que as instituições basicamente funcionem. Precisamos superar as infindáveis notas de repúdio, o falatório e os editoriais indignados. O presidente comete crime de responsabilidade a todo momento e não são palavras duras que o farão parar. 

Por outro lado, é urgente demonstrarmos que o governo Bolsonaro é o governo do golpismo, mas não só. É o governo da miséria, da fome, do desemprego, do fogo nas nossas matas. Governo de grileiros, garimpeiros, milicianos e corruptos. Governo que com seu "tratamento precoce" é responsável pela morte de centenas de milhares de brasileiros. É o governo que autorizou a quebra de teto salarial por seus generais. Você sabia que o salário do quarteto Ramos, Heleno, Braga Netto e Mourão atualmente é acima de 100 mil reais?

Esse é o compromisso do Intercept hoje: expor as entranhas desse governo e contribuir com a  pressão para que as instituições se movam custe o que custar. Foi assim que investigamos e denunciamos a relação entre o bolsonarismo e o nazismo; é nesse sentido que vai nossa extensa cobertura sobre os militares e também sobre meio ambiente. 

Temos mais investigações em curso e peço que você não deixe de acompanhar nosso trabalho. Mais do que isso: ajude-nos a espalhar aquilo que produzimos. Tudo que o Intercept faz é gratuito e não precisa de login para acessar. Juntos, podemos e precisamos reagir ao avanço do golpismo. 

Não dá pra ficar à espera do próximo passo autoritário de Bolsonaro. Por isso, meu convite é para que você se junte ao Intercept. Além de nos ajudar compartilhando nossas reportagens, análises e vídeos, você também pode fazer algo de concreto hoje: que tal colocar mais um jornalista na cola da família Bolsonaro? Que tal ajudar a pagar os custos de mais uma grande investigação que demonstre para a população as sujeiras desse governo?

 

Um abraço,


Nenhum comentário: