6.16.2007

Distúrbios da alimentação

Existem alguns distúrbios da alimentação que podem colocar em risco a saúde do seu corpo e da sua mente. Conheça alguns deles e aprenda a prevenir.

Anorexia

É uma doença caracterizada pela restrição voluntária de se alimentar levando ao emagrecimento. Na realidade, essas pessoas não perdem o apetite, mas não se permitem comer e há uma preocupação exagerada em praticar exercícios físicos.

O desenvolvimento e a manutenção da anorexia nervosa têm múltiplos fatores como biológicos, genéticos, familiares, interpessoais e sócio-culturais. As pessoas são geralmente introvertidas, obsessivas, perfeccionistas, sentem-se ineficientes e com baixa estima.

Adolescentes do sexo feminino de classe sócio-econômica média e alta são, habitualmente, as mais acometidas pela doença que é agravada numa cultura em que a magreza é hipervalorizada.

Sintomas
Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, apesar do baixo peso;
Auto-imagem distorcida, mesmo quando se está visivelmente abaixo do peso esperado, considerando-se obeso;
Ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos.
Tratamento

O tratamento requer uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista e psicoterapêuta. Podem ocorrer casos em que a internação hospitalar é necessária, principalmente, para corrigir a desnutrição.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Bulimia

A Bulimia nervosa é caracterizada pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, sem forme, podendo ser seguido de vômitos provocados ou a evacuações induzidas por laxantes. Esses excessos de ingestão alimentar tendem a ser desencadeados por estresse emocional.

Esta doença acomete, principalmente mulheres de raça branca, geralmente, atingem os grupos sócio-econômicos mais baixos, quando comparados aos anoxéricos. A maioria das mulheres tem peso normal, mas se consideram obesas. Ao contrário das anoréxicas não tendem à desnutrição.


Sintomas

Sensação de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante os episódios de hiper-alimentação;
Indução de vômitos, uso de laxativos ou diuréticos, adoção de dieta ou jejum rigoroso;
Prática de exercícios físicos vigorosos para evitar ganho de peso;
Preocupação excessiva e persistente com a forma corporal e o peso;
Desidratação e o sangramento retal, em decorrência ao uso de laxativos;
Desidratação, em decorrência do uso de diuréticos;
Tratamento

Assim como para a anorexia, o tratamento requer uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista e psicoterapêuta.


Papel dos familiares

Cabe aos familiares identificar o portador de Anorexia ou Bulimia, uma vez que não existe por parte da pessoa, consciência da doença, o que retarda a busca espontânea por ajuda profissional.
Fonte: Revista Os Superespeciais para o Diabético.
Nutricionista Miyoko Nakasato.
Site:Dr. Dráuzio Varella

Nenhum comentário: