6.16.2007

""DST" Como se prevenir.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra através da relação sexual. A pessoa portadora de DST pode não sentir nada, mas poderá estar transmitindo a doença para o seu parceiro(a). Os vírus e bactérias são os principais inimigos da saúde sexual, eles aproveitam a relação sexual para contaminar uns aos outros. Algumas das DST não têm cura e podem levar a morte, mas todas podem ser evitadas.

O que você deve saber!

DST Sintomas
SÍFILIS
agente: bactéria Feridinhas no pênis ou na vagina que desaparecem com o tempo. Mais tarde, manchas no pé e palma da mão. Febre, inguas no corpo, dores nas juntas e queda de cabelos.
GONORRÉIA
agente: bactéria Corrimento amarelo ou esverdeado. Pode sair um pouco de sangue no homem. Dor ao urinar e para ter relações. Aparece 2 a 8 dias após a relação sexual.
HERPES
agente: vírus Ardência genital, dor e coceira. Pequenas bolhas no pênis ou na vagina. As bolhas desaparecem com ou sem tratamento mas o virus continua no corpo.
CONDILOMA
agente: vírus/HPV
Verrugas no pênis ou na vagina, ou em volta do ânus. Ardência genital e coceira. Nas mulheres, o HPV, está relacionado ao câncer de colo uterino.
HEPATITE B
agente: vírus Geralmente, não há sintomas, mas o virus pode ser transmitido nas relações sexuais ou através de seringas compartilhadas. Pode causar cirrose e câncer no fígado.
AIDS
agente: vírus/HIV Cansaço, perda de peso, tosse seca, febre e diarréia sem motivo aparente; "sapinho".
O HIV diminui a capacidade de defesa do corpo contra outras doenças e ainda não tem cura.
COMO SE PEGA AIDS?
NÃO SE PEGA AIDS POR:

Contato direto com sangue, esperma ou liquido vaginal de uma pessoa contaminada (sexo vaginal, anal ou oral, transfusão de sangue e uso de seringas contaminadas e durante a gravidez, parto e leite materno. Abraços, beijos e carícias. Vasos sanitários, copos, talheres, roupas ou sabonetes. Saliva, lágrima ou suor. Mosquito,animais, piscina, praia ou pelo ar. Doação de sangue com material descartável.

COMO EVITAR AS DST - AIDS

Usando camisinha corretamente em todas as relações sexuais.

Só aceitando transfusão de sangue que tenha passado pelo teste de qualidade.

Usando seringas e agulhas descartáveis e não compartilhadas.
É importante procurar um médico no caso de algum sintoma de DST e avise imediatamente a pessoa ou as pessoas com quem você teve relação sexual. Ah! e por falar nisso, quanto mais você troca de parceiro (a), mais chances você tem de pegar DST.

Nenhum comentário: