3.27.2008

ANVISA CRIA SISTEMA (SISPAFRA) PARA ORIENTAR VIAJANTES SOBRE DOENÇAS

Serviço: sistema vai orientar para viagem segura

Dez minutos. Esse é o tempo médio que os viajantes brasileiros vão levar para obter informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias do país ou região de destino. A agilidade na prestação destas informações é resultado do Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Sispafra possui um banco de dados unificado e atualizado que poderá ser acessado pela internet ou pelos postos de orientação ao viajante da Anvisa em portos, aeroportos e

fronteiras. A previsão é que o sistema esteja funcionando em todo Brasil até o final deste mês.
“Desde que realize um pré-cadastro no sistema, que terá seu endereço no site da Agência, o viajante poderá obter de sua própria casa ou de qualquer ponto com acesso à internet orientações para uma viagem mais saudável e segura”, explica a gerente de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes da Anvisa, Karla Baeta. O sistema também apresenta os principais problemas de saúde da localidade de destino e medidas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde para áreas afetadas por emergência de saúde pública de importância internacional.

Além disso, o Sispafra irá realizar o gerenciamento da emissão de Certificados Internacionais de Vacinação e Profilaxia (CIVP). O sistema anterior já realizava a emissão de (CIV), mas não fornecia nenhum tipo de orientação ao viajante. “Com o novo sistema, a Anvisa estará oferecendo uma orientação adequada para que o viajante busque as ações preventivas necessárias para a manutenção da própria saúde e da saúde coletiva”, afirma Baeta.

Piloto – A Anvisa avaliou o desempenho do Sispafra durante um período de teste nos Postos de Orientação ao viajante da Agência no Paraná, em setembro do ano passado. Nesse período, a Anvisa identificou o tempo médio de atendimento para cada viajante e fez as melhorias necessárias para a implementação do sistema em todo país.

Reunião – O Sispafra será apresentado a representantes do setor regulado e instituições públicas envolvidas com meios de transporte internacional e transito de viajantes, na próxima sexta-feira (28), no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Anvisa também apresentará as diretrizes para implementação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI – 2005).

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário: