4.09.2008

Assistência Farmacêutica e o Papel do Farmacêutico

Assistência Farmacêutica e o Papel do Farmacêutico

Mais do que informar sobre o uso correto de medicamentos, o farmacêutico tem o importante papel de formar o cidadão sobre todas as questões que envolvem a saúde: desde o perigo da automedicação até os cuidados que devem ser tomados para a eficácia do tratamento.
Através da prática da Assistência Farmacêutica, você e sua família têm acesso total aos conhecimentos do farmacêutico. Assistência Farmacêutica Integral é isso: garantia de que seu tratamento será eficiente.
É importante lembrar: um medicamento utilizado
de forma incorreta ameaça a sua saúde e põe a sua vida em risco.

Medicação consciente
Você sabia que o maior índice de intoxicações humanas registradas no país tem origem com o uso indevido de medicamentos? Por isso, é importante estar atento à utilização correta de medicamentos, através da consulta médica e orientação do farmacêutico - responsável pela qualidade do tratamento.
- Procure seu médico para promover o diagnóstico da doença e propor a melhor forma de tratamento;
- Para tratamentos medicamentosos, a orientação e o acompanhamento devem ser feitos pelo Farmacêutico: único capacitado para dispensar e manipular medicamentos.

Fique atento
- Vá somente a farmácias/drogarias com farmacêutico efetivamente presente. A presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento e assegurado por lei (Lei 5.991/73 válida em todo o país);
- Não interrompa o tratamento sem orientação médica;
- Use somente a quantidade de medicamento indicado - nem mais nem menos;
- NÃO se automedique nem misture medicamentos. Isso põe em risco sua saúde e pode causar complicações como alergias, intoxicações entre outros problemas que podem provocar até a morte. A automedicação é uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde e, principalmente do farmacêutico;
- Sugira ao médico que prescreva um medicamento genérico (aprovado pelo Ministério da Saúde - Lei 6.797/99). O genérico é mais barato e tem a mesma qualidade dos medicamentos de marca.
- Como um estabelecimento sanitário, a farmácia é fiscalizada pelos CRFs e pela Vigilância Sanitária.


Farmacêutico não trabalha só na farmácia, sabia?
O farmacêutico é um profissional e tanto e está bem próximo de nós. Desde as farmácias, até as indústrias que fazem Cosméticos, Agricultura, Alimentação, Laboratórios, Postos de Saúde, Hospitais, Prevenção de Pragas e até mesmo na distribuição e transporte das cargas de medicamentos. Tudo isso é feito pelo farmacêutico!

Desconfie
Farmácia não é um local de comércio. Produtos que não sejam de saúde ou higiene pessoal não devem ser vendidos ali.
Sendo a farmácia o único local autorizado legalmente a vender medicamentos, camelôs, ambulantes, feiras, vendedores de ervas, bancas de revistas, academias, bares, sorveterias, clubes, motoboys, tele-táxi entre outros não devem praticar venda ou orientar quanto ao uso de medicamentos.

Sua Saúde agradece
Assistência Farmacêutica Integral é um direito fundamental de todos. Por isso exija sempre a presença do farmacêutico em farmácias e drogarias em tempo em integral. Assim você preserva sua saúde e garante um tratamento eficaz, melhorando sua qualidade de vida.


Farmacêutico

Uma das mais antigas e fascinantes profissões, a Farmácia tem como legado a cura e a melhoria da qualidade de vida da população.
Há mais de dois mil anos essa atuação deixou de ser intuitiva e, com os avanços da ciência e tecnologia as práticas do passado foram confirmadas e tomaram consistência.
O farmacêutico, profissional de nível superior, tem sua prática permeada pela ética e é essencial para você e para a sociedade, pois é a sua garantia de receber toda a informação necessária para um resultado eficaz de tratamento, além do acompanhamento terapêutico.


O Farmacêutico pode fazer muito por você e sua saúde
Conhecedor das fórmulas, detentor da sabedoria das misturas curativas e sintetizador de substâncias, o farmacêutico é o único capaz de dar o direcionamento correto diante do tratamento solicitado por médicos, dentistas e demais profissionais de saúde habilitados para prescrever.


Confira as áreas de atuação do farmacêuitico

Indústria Farmacêutica, Cosmética, Fitoterápicos e Alimentos
O farmacêutico aqui é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle da qualidade. Fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto. É na indústria também que se encontram os farmacêuticos que desenvolvem tecnologia para o controle de pragas e alimentos (agricultura).

Análises Clínicas e Toxicológicas
Os exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros), são solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico e realizados pelo farmacêutico. Também exames toxicológicos para atletas e animais (antidoping) e controle da poluição ambiental contam com a participação do profissional de farmácia.

Farmácias
Seja com os medicamentos industrializados, com a manipulação alopática ou homeopática ou até mesmo na área hospitalar, o farmacêutico tem como responsabilidade a prestação da assistência e atenção farmacêutica.

Educação
Nas instituições de ensino superior o farmacêutico pode atuar como coordenador de cursos de farmácia e/ou docente das disciplinas existentes nos currículos de cursos de farmácia. Existem profissionais que atuam também como professores no Ensino Médio.

Pesquisa Científica
Atualmente muitos farmacêuticos agregam valor ao projeto "Genoma Humano" que revelou o conjunto de genes do ser humano. Os resultados desse projeto deverão propiciar o desenvolvimento de medicamentos genéticos (com substância à base de DNA)

Distribuição e Transporte
O farmacêutico nesta área oferece suporte técnico que garante o modo correto de recebimento de medicamentos vindo de outros locais inclusive outros países. Práticas como o gerenciamento de estoques, formas de distribuição e atendimento ao cliente estando atento para aspectos de lote, validade, transporte e armazenamento.

Saúde Pública e Vigilância Sanitária
Todas as ações que envolvem o farmacêutico em cada uma das áreas citadas exige-se a vigilância sanitária no que se refere ao controle de qualidade de atendimento, higiene, práticas específicas entre outras normas que garantem uma assistência farmacêutica eficaz.

Não se engane:
Assistência Farmacêutica é a
garantia de saúde na orientação terapêutica

Somente o farmacêutico é legalmente preparado para atender à população, esclarecer dúvidas quanto ao tratamento e acompanhá-la.
A população pode e deve cobrar o atendimento e a orientação do farmacêutico nos locais onde ele atua.
O farmacêutico sabe o que faz bem para a sua saúde. Faça questão de sua presença.
Para ajudar os usuários a identificar os estabelecimentos que contam com a presença do farmacêutico em todo seu horário de funcionamento.

Fonte: CRF-SP

Nenhum comentário: