4.09.2008

A Atenção Farmacêutica

Consiste na provisão responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente. Busca, encontrar e resolver de maneira sistematizada e documentada todos os problemas relacionados com os medicamentos que apareçam no transcorrer do tratamento do paciente. Além disso, compreende a realização do acompanhamento farmacológico do paciente, com dois objetivos principais:

1.Responsabilizar-se com o paciente para que o medicamento prescrito pelo médico tenha o efeito desejado.

2.Estar atento para que ao longo do tratamento as reações adversas aos medicamentos sejam as mínimas possíveis, e no caso de surgirem, que se possa resolvê-las imediatamente.

Enfim, é um conceito de prática profissional em que o paciente é o mais importante beneficiado das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica, mais proativa, rejeita uma terapêutica de sistemas, busca a qualidade de vida, e demanda que o farmacêutico seja um generalista.
Ela é um pacto social pelo atendimento e que necessita ter uma base filosófica sedimentada no mundo todo, porque sua prática está assentada nessa filosofia.

O exercício profissional do farmacêutico passa hoje pela concepção clínica de sua atividade, sua integração e colaboração com o restante da equipe de saúde e o cuidado direto com o paciente; o que então vem a ser chamado de cuidado, assistência ou Atenção Farmacêutica.

A Atenção Farmacêutica constitui uma nova filosofia de exercício profissional farmacêutico. Não existe porém, uma concepção concreta da prática de tal conceito. Isso então permite a cada farmacêutico uma certa flexibilidade para adaptar a provisão da Atenção Farmacêutica à sua realidade, seus próprios recursos e habilidades, procurando sempre uma farmacoterapia racional, segura e custo-efetiva para o cuidado do paciente. Além disso, a variabilidade enorme de patologias, unido à ampla disponibilidade terapêutica, oferece múltiplas possibilidades de abordagem e resolução de um mesmo caso.

O que se deve ter em mente quanto a este modo de exercício profissional, é que a qualidade dos resultados se mede diretamente pela melhora da qualidade de vida oferecida ao paciente. E essa melhora deve ser obtida pela otimização da terapia medicamentosa e resolução dos problemas relacionados aos medicamentos.

O que se propõe não é o exercício do diagnóstico ou da prescrição de medicamentos considerados de responsabilidade médica, mas a garantia de que esses medicamentos venham a ser úteis na solução ou alívio dos problemas do paciente.

Fases do processo de Atenção Farmacêutica:

· Estabelecer a relação farmacêutico-paciente;

· Recolher, sintetizar e analisar a informação relevante;

· Listar e classificar os problemas relatados pelo paciente e identificados na anamnese;

· Estabelecer o resultado farmacoterapêutico desejado para cada problema relacionado com o medicamento;

· Determinar as alternativas terapêuticas disponíveis;

· Eleger a melhor solução farmacoterapêutica e individualizar o regime posológico;

· Desenvolver um plano de monitorização terapêutica;

· Iniciar o tratamento individualizado e o plano de monitorização;

· Realizar o seguimento para medir o resultado.

" A Atenção Farmacêutica previne e soluciona problemas relacionados com medicamentos, se posta em prática constitui a grande esperança de dar sentido a nossa profissão"

Fonte: Peretta, M D & Ciccia G N (1998)

Nenhum comentário: