5.08.2008

Como fazer citações em Trabalhos Científicos e Pesquisa Bibliográfica

Orientação à Pesquisa Bibliográfica:
Citação em trabalhos acadêmicos

O que é Citação?

Definição

Citação é a menção, no texto, de uma informação obtida de outra fonte. É utilizada para enfatizar e/ou comprovar as idéias desenvolvidas pelo autor.

Localização

As citações podem aparecer:
a) no texto;
b) em notas de rodapé.

§ Notas de referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.
§ Notas de rodapé: Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
§ Notas explicativas: Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

§ Citação Direta

É a transcrição literal de um texto ou parte dele. É reproduzida entre aspas ou destacada tipograficamente, exatamente como consta no original (ipsis litteris), acompanhada de informações sobre a fonte.

§ Citação de até três linhas/transcrição curta
A citação deve ser inserida no parágrafo entre aspas. No caso da citação vir com aspas no texto original, substituí-las pelo apóstrofo ou aspas simples.

"[...] Cada avanço científico é um pequeno pedaço da história de uma necessidade humana, dividida e reconhecida por meio de diferentes nomes que se identificam as diversas ciências".(SANTOS, 1999, p. 21)

“A fase exploratória de uma pesquisa é, sem dúvida, um de seus momentos mais importantes”.(MINAYO et al., 1994, p.31, grifo do autor)

§ Citação com mais de três linhas/transcrição longa:

As citações longas devem aparecer em parágrafo independente, recuado e digitado em espaço 1, e fonte menor para se destacar do texto (como exemplo, fonte 10), recuo de margem de 4 cm à esquerda, com ou sem aspa.

O Instituto Oswaldo Cruz foi o primeiro instituto de pesquisa, propriamente dito, da história do Brasil, o primeiro a fazer contribuições científicas durante um período de tempo constante, e o primeiro a dar ao Brasil reputação científica no estrangeiro (STEPAN, 1976, p.19)

§ Omissões em citações

As omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de reticências entre colchetes:

Observem que o uso das omissões no parágrafo foram para dar destaque a fala do autor sobre o progresso nas ciências

Segundo Azevedo (1994, v.1, p.15):

[...] nas ciências físicas e experimentais como nas ciências humanas, registrou-se [...] tamanho progresso que, sob a pressão de inúmeras descobertas e invenções, se desenvolve uma fé quase fanática na ciência e nos seus resultados e benefícios.

§ Incorreções/incoerências em citações

Para indicar incorreções ou incoerências em citações devem ser indicadas como aparecem no texto seguido da expressão sic entre colchetes, imediatamente após a incorreção.

"Paráfrase é a expressão da idéia de um autor com palavras próprias, devendo manter a citação aproximadamente no mesmo tamanho do origianl [sic]".(SÁ et al., 1994, p. 86).

§ Acréscimos ou comentários em citações

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: Navegar é preciso; viver não é preciso. Quero para mim o espírito [d]esta frase transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só que o torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e (a minha alma) a lenha desse fogo (PESSOA, 1965, p. 15).

§ Destaque na Citação

Para se destacar palavra(s) ou frase(s) em citação usa-se grifo, negrito ou itálico. Utiliza-se a expressão grifo nosso. Para destaques do próprio autor usa-se a expressão grifo do autor.

Conforme Medeiros e Andrade (2001, p.9, grifo do autor):

No mundo atual, em que estandardização, com vista na racionalização das mais variadas atividades, é palavra-de-ordem, não se concebe que estudantes, pesquisadores e professores mantenham-se alheios às normas que regem a elaboração e apresentação de trabalhos científicos.

§ Dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.),

Indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

No texto:
As normas NBR 6023, 10520 e 14724 estarão disponíveis para venda a partir do mês de setembro próximo (informação verbal)1.
No rodapé da página:
_________________
1 Notícia fornecida por Claudete Viscaino, Secretária, na reunião mensal do CB-14, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, em São Paulo, em julho de 2002.

§ Trabalhos em fase de elaboração

Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.
No texto:
O ponto de acesso principal para materiais cartográficos, neles incluídos os mapas, é geralmente o título, tendo em vista que para estabelecer o acesso por um autor pessoa ou entidade coletiva é necessário que este(a) tenha participado da elaboração do material desde o levantamento do solo o que, obviamente, é muito difícil ocorrer. (em fase de elaboração)1.
No rodapé da página:
_________________
1 Catalogação de materiais cartográficos, de autoria de Maria Tereza Reis Mendes, a ser editado pela Intertexto, 2003.

§ Citação Indireta

A citação indireta é a reprodução das idéias de outro(s) autor(es), sem transcrição. É dispensável o uso de aspas, porém, indicar sempre a fonte de onde foi retirada.

Rey (1987) em seu estudo sobre o método científico...

Para Salomon (1978), Rey (1987), Severino (1991) e Minayo et al. (1994) a boa apresentação de trabalhos de iniciação científica depende, antes de qualquer coisa, do planejamento de um projeto de pesquisa bem delineado.

O excesso de citações com pouca ou nenhuma contribuição pessoal, causa à impressão de colcha de retalhos. Para Nunes (1997) deve-se utilizar as citações com bom senso. Não é adequado apresentar um trabalho com uma quantidade muito grande de citações e uma pequena contribuição pessoal.


§ Citação de citação (Apud)

Reprodução de informação já citada por outros autores, cujos documentos tenham sido efetivamente consultados. A citação de citação só deve ser usada na impossibilidade total de acesso ao documento original.

Buhler citado por Klein et al. (1973, p.54) chegou a uma surpreendente conclusão: verificou que desde o nascimento até o terceiro mês de vida [...]

ü ATENÇÃO


§ Se a fonte não tem autoria pessoal ou institucional, usar a primeira palavra do título seguida de reticências:

O medo... (1963), destaca a emergência da violência nas escolas de Belém.

§ Se a fonte termina com Neto, Filho, Junior, Sobrinho, inserir o sobrenome mais próximo:

Vieira Neto (2004) refere que a ciência [...]

COMO FAZER CITAÇÕES?

SISTEMA DE CHAMADA AUTOR- DATA


As regras gerais a serem adotadas são as seguintes:

a) USAR LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS QUANDO A CITAÇÃO ESTIVER INCLUÍDA NA SENTENÇA. Indica-se a data de publicação, entre parênteses; no caso de citações diretas indicar também a página.

O Ministério da Saúde (2004) adverte que fumar é prejudicial à saúde.

Para Thiollent (2002, p.16) ''[...] o objetivo da pesquisa-ação consiste em resolver ou, pelo menos, em esclarecer os problemas da situação observada''.

Em A Escola... (1988, p.68) afirma-se que pesquisa precisa ser progressiva ao longo dos primeiros anos de estudo para que consigamos obter algum êxito com o ensino com pesquisa [...]

b) USAR LETRAS MAIÚSCULAS QUANDO A CITAÇÃO ESTIVER ENTRE PARÊNTESES.

Saúde para todos no ano 2000 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998).

"Se o raciocínio científico deve ser fundamentalmente lógico, todo e qualquer discurso inteligente também é" (REY, 1987, p. 14).

As universidades estão em crise (ENSINO..., 1995).

c) Quando houver coincidência de sobrenome de autores e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes.

(COSTA A, 1985)
(COSTA M, 1997)

d) Quando se tratar de vários trabalhos do mesmo autor, com a mesma data, usam-se, na citação, letras minúsculas, em ordem alfabética, acompanhando a data, para diferenciar as diversas publicações na lista bibliográfica.

(AZEVEDO, 1952a, 1952b)

Azevedo F. As Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: Ateneu; 1952b.
_________. A Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio; 1952a.

Quando na citação incluir também outros trabalhos do mesmo autor, publicados em datas diferentes.

Neves (1979, 1981, 1982 a, 1982 b)

e) quando a citação pertencer a dois ou três autores - todos são citados, separados por “e” no início da citação e por ponto-e-vírgula quando entre parênteses, no final da citação, seguidos do ano e página, caso seja citação direta.

2 autores:

Conforme Silva e Brayner (1995)

(SILVA; BRAYNER 1995, p.11)

3 autores:

Goodman, Sorj e Wilkson (1997, p. 173)

(GOODMAN; SORJ; WILKSON, 1997, p. 173)

f) Quando o trabalho de onde foi retirada a citação pertencer a mais de três autores, deve ser citado pelo sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. (do latim: e outros) mais data e página, caso seja citação direta.

Minayo et. al. (1994, p. 21)

(MINAYO et al., 1994, p.31)

g) No caso de citação de trabalhos diferentes de vários autores, segue-se a ordem cronológica das publicações citadas.

Salomon (1978), Rey (1987), Severino (1991) e Minayo et al. (1994)

(SALOMON, 1978; REY 1987; SEVERINO, 1991; MINAYO et al., 1994).

h) No caso de entrada de entidades coletivas seguir regra de entrada conforme visto em referências bibliográficas. Caso haja subordinação (Departamento, Divisão, Centro etc.) as subordinações não devem ser citadas, embora devam constar da referência bibliográfica.

No texto:

Conforme a Biblioteca Nacional (1935, p.10): "o programa obteve, desde o início, aceitação na comunidade".

Na lista de referências bibliográficas:

Biblioteca Nacional. Divisão de Referência Especializada. Relatório de atividades: 1934. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; 1935.


Para obras cuja autoria é um órgão da administração direta do governo, cuja entrada se inicia pelo nome geográfico (país, estado, cidade) a chamada para citação não deve fazer parte da frase.

No texto:

O Plano Nacional de Obras Raras foi criado com objetivo de “identificar os principais acervos de obras raras existentes em bibliotecas e outras instituições culturais...” (BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, 1978, 1 dez. 1982. Seção 1, v.120, n.227, p.224380).


Na lista de referências:

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Cultura. Portaria n.º 23, de 26 de outubro de 1982. Modifica o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros criado pela Portaria DAC n.º. 31, de 11 de dezembro de 1978. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, 1 dez. 1982. Seção 1, v.120, n.227, p.22438.

i) Quando a obra não tiver autor ou for uma publicação periódica ou seriada, mencionar a primeira palavra do título, inclusive o artigo que a precede, se houver, seguida de reticências e sua data.

No texto:

“A cultura escrita vem desde a ‘invenção’ da escrita, quer dizer, da utilização de um sistema de traços para anotar a fala” (O LIVRO..., 1979, p.9)
As patentes aparecem como a forma mais segura e eficaz de controlar a troca de informações entre países e tecnologias diversas e assegurar o desenvolvimento de projetos que revertam não apenas em resultados imediatos, mas nos meios de a eles dar continuidade (500..., 2001).
“A paixão do pernambucano pelo mar nasceu aos 13 anos, no Recife. Na época, ele só recebeu o aval da mãe, Susana Pontual”.(A VERDADEIRA..., 2002, p. [44]).
“Alarmante, nas últimas estatísticas apresentadas, a incidência de problemas causados pela automedicação, responsável, por si só, por um alto índice de intoxicação” (DE MÉDICO..., 2000, p. 29).
Na lista de referências bibliográficas:
O Livro ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Salvat; 1979. 142p.

De Médico e de louco, todos nós temos um pouco. Saúde em questão. 2001 out./dez; 7(4): 26-30.

500 anos da inventiva no Brasil. [Rio de Janeiro]: Associação Brasileira de Propriedade Intelectual; 2001.

A Verdadeira onda de Carlos Burle. Caras. 2002 abr; 9 (16):[44].


ü ATENÇÃO

Oliveira C. O aprendiz de feiticeiro. 3. ed. Lisboa: Sá da Costa; 1979.
______. Ave solar. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982a.
______. Cantata. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982b.
______. Colheita perdida. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982c.
______. Descida aos infernos. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982d.
______. Entre duas memórias. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982e.
______. Mãe pobre. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982f.
______. Micropaisagem. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982g.
______. Pastoral. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982h.
______. Sobre o lado esquerdo. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982i.
______. Terra da harmonia. In: ______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982j.
______. Trabalho poético. Lisboa: Sá da Costa; 1982l.
______. Turismo. In: ______. Lisboa: Sá da Costa; 1982m.


Sistema de chamada numérico

A identificação do(s) autor(es) e/ou obra(s) citados no texto deve corresponder ao mesmo número da lista de referências bibliográficas, previamente colocadas em ordem alfabética.

Faz-se a citação e, logo após, entre parênteses, coloca-se o número que a obra receberá na lista de referência bibliográfica e a página da qual foi retirada a citação, precedida de vírgula e abreviatura p. (página).

Pode-se considerar vários tipos de produção científica. Um primeiro tipo consiste principalmente em uma série de relatórios, sínteses, publicações que permitem a realização e interpretação de experiências precisas. Em outros termos, os cientistas produzem as representações do mundo que podem ser úteis tendo em vista uma dominação material deste (3, p.140).

Na lista de referências bibliográficas:

1 Fonseca Filho O. Oswaldo Cruz e a pesquisa científica no Brasil. Bol. Acad. Nac. Med. 1972; 144 supl.:8-22.

2 Foucault M. A arqueologia do saber. 2. ed. Rio de Janeiro L: Forense-Universitária; 1986.

3 Fourez G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Ed. UNESP; 1995.


NOTAS DE RODAPÉ

As notas de rodapé são notações colocadas ao pé da página com a finalidade de esclarecer ou complementar o texto, sendo indicadas, em geral, por números. Deve-se evitar o número excessivo de Notas de Rodapé.

Tipos

§ Notas bibliográficas

"As notas de ropadé devem ser separadas do texto por um traço que se inicia na margem esquerda..." 1
______________________________________
1 SÁ, 1994, p.92.
2 WIRTH, 1977, v.2, p.7.
3 AZEVEDO, 1994, v.2, cap. 9, p.258-270.

§ Notas de tradução

Nas notas de rodapé podem ser incluídas a tradução de citações feitas em língua estrangeira ou indicação da língua original de citações traduzidas.

§ Notas explicativas

As notas explicativas são usadas quando se referem a comentários e/ou observações pessoais do autor. São também usadas para indicar dados relativos a comunicação pessoal, a trabalhos não publicados e a originais não consultados, mas citados pelo autor.

Exemplos:

1 Trabalho realizado com auxílio financeiro da CAPES e CNPq.

2 Alguns autores (BERNAL, 1976, v.2, p.399-400; RONAN, 1987, v.3, p.9; ALFONSO-GOLDFARD, 1995, p.15) afirmam que Colombo baseado em informações obtidas em textos clássicos e apoiado também na cartografia, empreendeu viagem buscando um caminho para o Extremo Oriente, navegando para oeste e desembarcou no Novo Mundo.

3 Ver, a propósito do tema, a publicação: Figueiredo NM. Desenvolvimento & avaliação de coleções. Rio de Janeiro: Rabiskus; 1993.

Expressões e abreviaturas latinas

É muito comum o uso de termos, expressões e abreviaturas latinas, embora devam ser evitadas, uma vez que dificultam a leitura. Recomendamos repetir quantas vezes forem necessárias as indicações bibliográficas. Essas expressões só devem ser usadas, quando fizerem referência às notas de uma mesma página ou em páginas confrontadas.



. PRIMEIRA REFERÊNCIA DE UMA OBRA
___________________________
1 Farias N. Direitos humanos. 4ed. São Paulo: Atlas; 1999.

. REFERÊNCIAS SUBSEQÜENTES
__________________
2 Ibidem. ou Ibid. (MESMA OBRA DA AUTORA ANTERIOR)
__________________
3 Farias, 1999. ou Farias op.cit. (MESMA OBRA EM FOLHA ANTERIOR)


Outros exemplos:
____________________________________
1 AZEVEDO, 1994. v. 2, cap. 9, p. 258.
2 Ibidem. v.2, cap.9, p. 265-270.
3 Ibidem. v.2, cap. 4, p. 19.
4 FURTADO, 1972.
6 Idem, 1976. p.79-80.
7 PAPAVERO, 1994. p. 84.
8 PAPAVERO, loc. cit.
9 PAPAVERO, 1967. p. 88 et seq.
10PRADO, 1971. p.34-72 passim.
1 Cf. KUNH, T. The estruture of scientific revolutions. Chicago, University Press, 1970. 210p.
12 O homem é considerado como animal, como homem e como cidadão. Cf. AZEVEDO, 1933, p.299, nota 51.

Nenhum comentário: