5.04.2008

Magnésio a mais nova promessa contra o envelhecimento precoce.

Nova fonte de juventude
Estudos mostram o magnésio, mineral encontrado em verduras e cereais, como principal agente que retarda o envelhecimento das células

Está no magnésio a mais nova promessa contra o envelhecimento precoce. Pesquisa realizada nos Estados Unidos comprova que o mineral desempenha funções fundamentais no organismo e é capaz, quando associado a outros fatores, de retardar a deterioração dos tecidos celulares, além de prevenir enfermidades crônicas. Especialistas garantem que, apesar das diferenças nos padrões alimentares em relação aos americanos, os benefícios que se aplicam lá, valem também para os brasileiros.

A pesquisa, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), analisou a relação do magnésio com o processo de envelhecimento e concluiu que as células se multiplicam mesmo sem o mineral. Entretanto, envelhecem mais rápido. Já num organismo com concentrações normais do nutriente, esse processo é mais lento.

A nutricionista ortomolecular e professora da UFRJ Ana Paula Santos diz que novas pesquisas sobre o Magnésio podem trazer novos conceitos de dosagem da substância em produtos industrializados e, também, servir como chave para o campo das doenças de idade.

Segundo a nutricionista, é importante que se tenha cuidados com a alimentação dos idosos. "A terceira idade é um momento biológico bastante vulnerável à deficiência de nutrientes, seja pela redução da ingestão ou devido a menor absorção. A suplementação de magnésio na população idosa parece desempenhar um relevante papel na medicina preventiva das doenças que acompanham a velhice, porém a indicação dependerá das necessidades individuais de cada um e deve ser feita por um profissional especializado", pondera Ana Paula.

O magnésio controla os impulsos nervosos e contrações musculares, ativa reações químicas dentro das células e ajuda a manter ossos e dentes fortes. Já a ausência da substância pode causar anemia, anorexia, insônia e irritabilidade, náuseas, pedras nos rins e taquicardia. Num processo inverso, em caso de excesso, pode ocorrer rubor facial, fraqueza muscular, hipotensão e insuficiência respiratória.

Para atingir a dosagem exata, a alternativa é integrar mais verduras, cereais e leguminosas à alimentação diária. Uma pessoa saudável deve ingerir cerca de 350mg de Magnésio por dia. Com uma alimentação balanceada, essa quantidade é facilmente atingida. Uma lata de atum, por exemplo, contém 150mg de magnésio. Uma xícara de amendoim torrado com casca possui 90mg do mineral. Outras fontes de magnésio são as folhas verdes, o germe de trigo e outros cereais integrais, sementes de girassol, banana, maçã, lentilhas e tofu (queijo de soja).

Fonte:Site + de 50

Nenhum comentário: