9.06.2008

Especialista elenca 7 motivos para cirurgia de correção de problemas da visão

Você já não suporta usar lentes nos olhos? Então confira 7 motivos para fazer a cirurgia de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Certa vez, um poeta chamou os olhos de “janelas da alma”. Então, tem muita janela por aí com uma cortina na frente, embaçando todas as imagens, certo? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um quarto dos brasileiros não tem a vista perfeita. Porém, 98% dessas pessoas não consideram a possibilidade de fazer cirurgia para corrigir problemas de visão como miopia e astigmatismo.

A cirurgia é a melhor opção para quem não agüenta mais usar óculos e lentes de contato. É o que garante Henrique Celso Rocha, chefe do departamento de cirurgia refrativa do Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos. “O custo-benefício é bom. Mesmo que o preço ainda seja um pouco alto, é o fim das limitações causadas pelos problemas de visão”. Ainda está em dúvida? Confira sete razões para você apostar de vez nessa idéia.

1. ELA ESTÁ MAIS BARATA!
Há alguns anos, essa cirurgia custava cerca de R$ 3 mil por olho. Agora, já é possível operar por R$ 1,2 mil. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a maior parte dos planos de saúde cobre o procedimento apenas quando o paciente tem mais de 7 graus de miopia. Ainda assim, é possível parcelar a cirurgia diretamente com seu médico ou com a instituição onde você pretende fazer a operação.

2. O RISCO DE PROBLEMAS É MUITO BAIXO
As operações para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo estão cada vez mais seguras. As complicações estão ligadas a dificuldades de cicatrização ou infecção pós-cirúrgica. Contudo, se o paciente seguir todos os cuidados indicados pelo médico, o risco é praticamente zero. No Brasil, as estimativas indicam que são realizadas cerca de 300 mil cirurgias refrativas por ano e em apenas 1% acontece algum problema.

3. DÓI MENOS
Sim, a dor ainda existe - afinal, em alguns casos é preciso fazer um corte na córnea antes de aplicar o laser. Mas a dor do pós-operatório pode ser totamente controlada por colírios. O paciente também pode sentir algum desconforto nos primeiros dias depois da operação - uma sensação de areia nos olhos, que pode ser controlada com o uso correto dos remédios prescritos pelo médico.

4. CIRURGIA EM POUCO TEMPO
Muito pouco mesmo! A aplicação do laser não dura mais que alguns segundos – cerca de 40. Durante esse tempo, o laser remove as partes do tecido que provocam falhas de curvatura na córnea. Assim, ocorre um aplanamento, permitindo que as imagens fiquem mais bem focalizadas na retina.

5. A RECUPERAÇÃO É RÁPIDA
A recuperação física é muito mais rápida. Depois da cirurgia, que dura cerca de 20 minutos - contando todos os preparativos -, o paciente já está completamente liberado para ir pra casa. Não é necessário fazer curativo, e a volta às atividades diárias pode ocorrer 24 horas após o procedimento.

6. QUALQUER GRAU PODE OPERAR
Antigamente, apenas quem tinha miopia acima de 4,5 graus podia se submeter a esse procedimento. Agora, as coisas são diferentes. Já existem técnicas para que até mesmo os graus mais leves de astigmatismo, miopia e hipermetropia possam passar pela cirurgia refrativa e se livrar do uso de óculos.

7. LIVRAR-SE DA LIMITAÇÃO DOS ÓCULOS
Muitas pessoas se incomodam com o apelido de quatro-olhos por usar óculos. Um belo par de lentes pode até dar um charme especial, mas também impõe uma série de limitações. Os óculos impedem, por exemplo, a realização de algumas atividades profissionais e esportivas. Além disso, reduzem o campo visual e os reflexos do usuário, especialmente quando o problema é miopia elevada. Para completar, quanto maior for seu grau, mais grossas e pesadas serão as lentes dos seus óculos.


2 motivos para fugir da cirurgia

1. SE O SEU GRAU MUDOU NO ÚLTIMO ANO.
Essa instabilidade é comum nos menores de 20 anos e em diabéticos com flutuações hormonais. Também afeta grávidas e mulheres que estão amamentando. Se você fizer a cirurgia antes do grau se estabilizar, pode continuar com o problema na visão.

2. NEM SEMPRE O RESULTADO É O ESPERADO.
Estudos americanos mostraram que 95% dos pacientes eliminam o problema. Mas o restante (em geral quem possui a córnea muito fina) ainda fica com alguns graus.

Fonte:Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos

Nenhum comentário: