11.01.2008

Brasil tem medicamento para combater rotavirose

O Brasil é o primeiro país no mundo a contar com o único tratamento medicamentoso para combater a rotavirose, gastroenterite responsável por cerca de 500 a 900 mil mortes no mundo. O remédio é um antiparasitário intestinal lançado em 2006, e recebeu recentemente a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicado para tratar a rotavirose.

A rotavirose é caracterizada por diarréia com ocorrência de até 20 evacuações por dia, febre e vômitos, podendo causar desidratação grave, especialmente em crianças, em apenas 24 horas. Além disso, o rotavírus é altamente contagioso. Annita®, produzido pela Farmoquímica, reduz significativamente os sintomas da doença como diarréia e vômitos, minimizando assim as chances de complicações como a desidratação.

Desde 2006, está disponível no Brasil uma vacina capaz de prevenir a infecção por rotavírus. A mesma faz parte do programa nacional de imunização, mas apresenta algumas limitações importantes. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, aos dois e quatro meses de idade. Essa vacina não deve ser aplicada fora da faixa etária preconizada devido ao risco aumentado de reações adversas. No entanto, a vacina não é eficaz em 15% dos casos.


Fonte:O DIA

Nenhum comentário: