12.27.2008

Cosmético faz crescer cílios é aprovado pelo FDA


Cosmético que faz crescer cílios é aguardado por viciadas em rímel
Produto é inspirado em efeito colateral de colírio para tratar glaucoma.
Novidade apresentada nos EUA pode chegar ao Brasil em 2009.
Cosmético que faz crescer cílios pode dar férias às máscaras alongadoras dos fios (Foto: Claudia Silveira/G1) O mercado de cosméticos prepara um lançamento que vai agradar as mulheres que usam rímel todos os dias. Um laboratório norte-americano está finalizando o estudo de um produto para alongar os cílios naturalmente. A novidade foi apresentada em um congresso de dermatologia organizado pela Academia Americana de Dermatologia (AAD), nos Estados Unidos.

Segundo a dermatologista paulistana Mônica Aribi Fiszbaum, membro da AAD, o produto é inspirado no efeito colateral do bimatoprost, substância presente em colírios para tratar glaucoma e que tinha, entre outros efeitos colaterais, o crescimento dos cílios.

“No remédio, foi constatado que a substância aumenta o comprimento e a espessura dos fios”, descreve a médica. Isso acontece porque, diz Mônica, o bimatoprost interage com o bulbo folicular (a raiz do cílio), estimulando um leve crescimento, que não chega nem a meio milímetro mas que chega a ser notado pela pessoa.

--------------------------------------------------------------------------------
Segundo o Allergan, laboratório que está analisando o produto nos Estados Unidos, falta ainda a aprovação do FDA, órgão norte-americano que regula produtos alimentícios e farmacêuticos no país. A previsão do laboratório é a de que o lançamento no Brasil aconteça em 2010.

Mas, segundo a dermatologista Mônica, as brasileiras nem vão ter de esperar tanto assim. Quando for aprovado nos Estados Unidos,ele poderá ser importado como matéria-prima para farmácias de manipulação.

“Os produtos usados para manipulação nem sempre precisam esperar aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, diz. Assim, conta a médica, o dermatologista pode prescrever o novo produto no Brasil praticamente ao mesmo tempo em que um dermatologista nos EUA. Dessa forma, a previsão de uso por aqui é muito mais animadora: cai para meados de 2009.

A empresa farmacêutica Allergan Inc. anunciou que um de seus produtos, criado para estimular o crescimento dos cílios, foi aprovado para comercialização pelo FDA, agência do governo americano que regula fármacos e alimentos. Com isso, a droga Latisse, que já é usada para tratar glaucoma, ganha um uso cosmético.



O Latisse trata a chamada hipotricose dos cílios, situação na qual esse tipo de pêlo não cresce adequadamente. Aplicado uma vez por dia na base dos cílios superiores, o medicamento aumenta a espessura e a força dos pêlos e também os torna mais escuros. O resultado completo vem após 16 semanas de uso, mas não é permanente: os cílios voltam a seu estado natural se o tratamento for descontinuado.


--------------------------------------------------------------------------------
A droga já é aprovada para uso com o nome Lumigan, servindo para tratar efeitos do glaucoma. Foi então que os pesquisadores notaram que a substância estimula o crescimento dos cílios. O princípio ativo, o bimatoprost, é o mesmo para ambas.

Os efeitos colaterais mais comuns do Latisse são a coceira e a vermelhidão nos olhos. Também é possível que os cílios fiquem com comprimento, espessura e pigmentação diferentes. A terapia também pode mudar permanentemente a cor do olho para castanho, embora esse efeito não tenha sido relatado nos estudos clínicos, informou a Allergan.

Globo.com

Nenhum comentário: