12.27.2008

AZIA / REFLUXO / DISPEPSIA / GASTRITE


Queimação, ardência, a sensação de ter uma bola de gás passeando pelo esôfago. O desconforto causado pela azia faz qualquer um pensar duas vezes antes de "pecar" numa refeição exagerada. Se você sofre freqüentemente com esse problema, é bom procurar um médico. Mas de antemão saiba que mudança nos hábitos alimentares correpondem a 90% do tratamento.
A azia pode ser sentida logo acima da "boca do estômago" ou começar nesse ponto e se estender até a garganta, espalhando a sensação de queimação atrás do esterno (osso que fica no meio do peito).

Em alguns casos extremos, "a dor causada pela azia é tão forte que pode ser similar à angina e confundida com infarto",
Clinicamente, a azia é a manifestação de ácido no esôfago, causando queimação. Trata-se de um sintoma da doença do refluxo gastroenofágico, que se manifesta no esôfago, quando o alimento volta do estômago para esse. O fluxo normal da digestão é boca-esôfago-estômago. Quando o alimento faz o caminho de volta, é chamado refluxo.

Uma queimação que vai subindo pelo peito até a garganta e que aparece em qualquer horário. Se a situação é comum na sua rotina, é preciso tomar cuidado. Esse é um dos sintomas de uma das doenças mais comuns do aparelho digestivo, o refluxo gastroesofágico.
Mas também não precisa sair correndo para o médico se você tem azia de vez em quando. As pessoas normais podem ter essa sensação após refeições muito pesadas. O problema é quando o incômodo se torna prolongado ou ocorre o dia todo ou à noite.
refluxo gastro-esofágico

Refluxo gastroesofágico é uma situação normal do organismo, onde por várias vezes ao dia ocorre um retorno ( refluxo) do ácido clorídrico do estômago para o esôfago ( Foto ), geralmente não produz sintomas e coincide com os períodos de relaxamento do esfíncter inferior do esôfago ( anel muscular ), sendo após as alimentações e raramente nos períodos noturnos. A Doença do Refluxo Gastroesofágico é este retorno de ácido ocasionando sintomas, lesões no esôfago ou até ambos. Esta doença surge por exacerbação do refluxo normal em número ou mesmo em duração dos mesmos. Os sintoma mais típico é a azia ( pirose ), erroneamente atribuída pelos paciente como uma simples “gastrite”.Muitos pacientes referem apresentar regurgitação ácida principalmente após as alimentações e no período noturno.
É muito comum os pacientes referirem manifestações inespecíficas como má digestão, sensação de plenitude após as alimentações, eructações freqüentes ( arrotos ), regurgitações (volta de liquido ou alimento ingerido) e até mesmo dor em região epigástrica ( estômago ) ou retroesternal (atrás do osso do peito).

Estas manifestações com o passar do tempo podem ocasionar lesões no esôfago, que é chamada de Esofagite de Refluxo. Isto é ocorre devido ao revestimento interno do esôfago ser mais sensível ao ácido clorídrico que o revestimento do estômago. O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente e um exame complementar. O mais utilizado é a endoscopia digestiva alta por permitir a visualização das lesões no esôfago e a realização de biopsias. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a outros exames como Ph-metria, manometria ou RX contrastado do esôfago para complementar o diagnóstico.

O tratamento visa aliviar os sintomas, cicatrizar as lesões e prevenir as recidivas. Geralmente em pacientes jovens realiza-se um teste terapêutico com anti-ácidos e bloqueadores da produção de ácido, além da orientação dietética e emagrecimento se for o caso. A realização de endoscopia, nestes pacientes, fica a critério do médico, ao contrário dos pacientes acima de 40 anos onde o exame é indispensável para afastar outras doenças. Quando não há sucesso no tratamento com medicamentos, deve-se avaliar a opção cirúrgica de correção da doença, ou seja, realização de uma válvula anti-refluxo realizada por vídeo-laparoscopia. Muitos pacientes apresentam Hérnia de Hiato que é uma “frouxidão” da musculatura do diafragma ( Foto ) que permite com que parte do estômago suba em direção ao mediastino (tórax) piorando muitas vezes o refluxo. O tratamento da hérnia de hiato também é cirúrgico por vídeo-laparoscopia e sempre associado a realização da válvula anti-refluxo.

Nesses casos, é possível que a pessoa tenha a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como é definida pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. "A azia é sintoma da doença do refluxo").
Dor, desconforto ou dificuldade de digestão configuram o quadro clínico de quem sofre de dispepsia, que inclui ainda:

Sensação de estômago cheio logo no início das refeições.

Dificuldade de digestão e impressaõ de que o alimento passa muito tempo no estômago.

Sensação de estufamento.

Náuseas.
A dispepsia é um problema bastante comum que atinge entre 30 e 40% da população. Os sintomas podem ser confundidos com os da gastrite. Em geral, acontece devido a movimentos de contração do estômago e do início do intestino ou mesmo pela sensibilidade alterada do estômago de algumas pessoas. Por incrível que pareça, apenas um quarto dos pacientes com dispepsia procura atendimento médico. O que significa que três quartos desse total se submetem ao desconforto digestivo

Uma leve azia, que vai se tornando freqüente e mais intensa e você se vê obrigado a ir ao médico. Um dos possíveis diagnósticos é a gastrite, que é "um processo inflamatório do tecido que reveste o estômago internamente, a mucosa."
Sintomas
"Quem sofre de gastrite, de um modo geral, pode apresentar queimação na altura do estômago, porção superior do abdome. A sensação de pirose (termo médico para queimação), pode se estender até o esôfago, na altura do esterno (osso localizado no meio do peito)".

Além das dores e queimação, estão entre os sintomas dae alguns casos de gastrite soluços, eruptações (arrotos), perda de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio e vômitos. Nas formas mais graves, podem ocorrer hemorragias
Fonte: Vida e Saude
PS. Não a automedicação. Qualquer sintoma sempre consultar um especialista médico.

Nenhum comentário: