1.10.2009

Maiores descobertas sobre o cérebro em 2008

O ano de 2008 foi marcado por grandes descobertas sobre a parte do corpo humano que mais intriga a comunidade médica, o cérebro. Essas descobertas se devem há um grande aumento no número de pesquisas sobre o cérebro nos últimos anos, que nos dá uma imagem muito mais clara do que está acontecendo em nossa "massa cinzenta".

Por conta destas descobertas, a revista New Scientist realizou uma seleção dos melhores artigos e descobertas nos últimos 12 meses. Veja aqui as 10 melhores pesquisas sobre o cérebro no ano que termina.

O cérebro pode ser exercitado?
A última tendência da área da saúde são exercícios para aguçar habilidades mentais ou repelir os efeitos do envelhecimento da população através da formação de seu cérebro. Seu cérebro é como um músculo: quanto mais você usá-lo, mais forte ele será" Correto?.

Durante o ano de 2008, alguns cientistas questionaram esta afirmação. Apesar de praticamente todas as empresas que desenvolvem programas que ajudam o desenvolvimento e treinamento do cérebro com exercícios específicos afirmarem que seus programas são baseados nas mais recentes evidências científicas.

Face a esta situação, isto faz muito sentido. É bem conhecido que as pessoas mais velhas que permanecem mentalmente ativas são mais resistentes ao declínio cognitivo e demência. Então, se ele funciona para os mais velhos, que não deve funcionar para todos?

Talvez isso aconteça. Ao longo dos últimos 15 anos ou mais, neurocientistas têm recolhidos abundantes provas de que importantes funções cognitivas, como memória, atenção e velocidade pode ser melhorada através de formação, não só em pessoas mais velhas, mas em jovens, adultos saudáveis também. Há também inúmeros estudos que mostram que desafiar uma parte específica do cérebro encoraja essa região a crescer e desenvolver, como no exemplo dos taxistas londrinos que desenvolvem um maior hipocampo, parte do cérebro responsáveis pela memória.

Os neurocientistas alertam que ainda não existem comprovações cientificas de que esses programas funcionem efetivamente, no entanto afirmam que esta poderia ser uma chance de cura para pacientes que sofrem de doenças graves como esquizofrenia, por exemplo.

A verdadeira diferença entre os sexos
As supostas diferenças entre os cérebros masculinos e femininos são uma constante fonte de controvérsias. A investigação sobre o tema está apontando para uma conclusão: não existe apenas um tipo de cérebro humano, mas dois.

Uma teoria unificada do cérebro?
Seria ótimo ter uma única descrição de como o cérebro humano funciona - como uma equação equivalente de Einstein E = mc2. Essa lei pode ser mais perto do que pensamos.

Como o cérebro toma decisões e faz escolhas?
Humanos tomam decisões em face há uma vasta gama de possibilidades, desejos e muitas vezes informações conflitantes. Curiosamente, a forma como fazemos isso pode em parte ser revelada com a ajuda de macacos, segundo cientistas. Os pesquisadores realizaram experiências com primatas para descobrir como o cérebro compara informações e define prioridades sociais. Posteriormente também foram realizadas pesquisas com humanos. Eles usaram uma base de dados de imagens de homens e mulheres.

Evidentemente, os seres humanos têm idéias mais complexas de atração do que macacos, mas é provável que o estatuto social influencie neste caso. Fatores como a simetria podem refletir bons genes ou boas funções orgânicas que muitas vezes são julgadas atraentes.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas preferiram olhar para imagens de rostos atraentes do sexo oposto e que dariam até dinheiro para fazê-lo. Para ver rostos pouco atraentes, algumas precisavam de um incentivo extra, como pagamentos. Elas também estavam dispostas a realizar tarefas que exigem esforço, como a criação de uma determinada seqüência de teclas, para ver rostos atraentes.

Este trabalho não serve apenas para esclarecer sobre a anatomia da tomada de decisão. Segundo os pesquisadores, uma intrigante possibilidade é que ele poderia revelar algo sobre as origens do autismo.

A vida secreta do cérebro
Quando você fecha os olhos e descansa, você pode pensar que seu cérebro se desliga também. Nada está mais longe da verdade: o consumo energético do cérebro pode até aumentar. Tudo está relacionado com uma estrutura cerebral que permaneceu oculta até agora.

Desvendando o subconsciente
Há mais do que a consciência de ser humano. Muitas das faculdades mentais que julgamos como exclusivas dos humanos parecem ser orquestradas a um nível abaixo da consciência.

Estudos sugerem que o cérebro monitora constantemente o nosso meio ambiente interno e externo, de tal forma que, quando alguma informação se torna importante o suficiente, o subconsciente decide informar o consciente. Funções como essa tornaram o subconciente uma importante peça do funcionamento do cérebro.

Esquecimento é fundamental para uma mente saudável
Humanos que têm uma boa memória podem sofrer com doenças. Estas pessoas são cada vez mais estressadas revelando surpresas sobre como funciona uma memória saudável.

Ter uma memória normal e saudável não é apenas lembrar coisas importantes. Segundo os cientistas, o mais importante é ser capaz de esquecer algumas coisas.

Será que o ruído pode auxiliar o cérebro?
Em geral, o ruído pode ser visto como um aborrecimento. Mas, no lugar certo, pode ser um trunfo - poderia mesmo aumentar o desenvolvimento do nosso cérebro.

O superalimentado cérebro pode dar origem ao autismo?
A maioria das teorias sobre o autismo assumem que as pessoas afetadas têm alguma forma de déficit neurológico. Poderia ser, no entanto, que os seus cérebros tenham, ao contrário do que dizem, alta performance.

O limite do cérebro humano
Algumas pessoas têm cérebros que sobressaem em determinadas tarefas mentais. Eles podem ter um QI mais elevado que a média, uma melhor memória, falar muitas línguas, ou até mesmo ser um gênio científico. O que define os seus cérebros para além.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: