3.10.2009

Conjuntivite: como prevenir


Dicas do Centro de Controle de Infecção do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de como prevenir este problema, comum nas épocas mais quentes do ano.

Inflamação que atinge os olhos, a conjuntivite pode ter origem infecciosa, que é transmitida por vírus ou bactéria, tóxica, quando é resultado de alguma reação com agente tóxico, como fumaça ou poluentes, ou alérgica.

Os principais sintomas, similares nos três casos, são olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados, sensação de areia ou de ciscos nos olhos e presença de secreção de pus.

De acordo o Centro de Controle de Infecção do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a conjuntivite inflama a conjutiva ocular - membrana que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) - e o interior das pálpebras.

O maior número de casos registrados é da conjuntivite infecciosa, que é contagiosa. A transmissão da doença ocorre no convívio com pessoas contaminadas e pode acontecer pelo ar, principalmente em ambientes fechados, ou pela água, em uma piscina, por exemplo. O uso de objetos infectados também pode transmitir a doença.

Higienizar as mãos com freqüência é a principal medida preventiva para evitar a conjuntivite. Principalmente após o contato com outros indivíduos ou a manipulação de objetos de uso comum e sempre antes de levar as mãos aos olhos, para trocar as lentes de contato ou mesmo para coçá-los.

Para dificultar a transmissão da doença:

Procure dar preferência para o uso de toalhas descartáveis em locais públicos e lembre-se de não compartilhar o uso de esponjas, maquiagens, colírios e toalhas pessoais.

Em geral, os sintomas da conjuntivite viral são mais acentuados na primeira semana, mas podem se estender por até um mês.

Normalmente, apenas um dos olhos é infectado pela transmissão externa, mas, por conta da facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.

É fundamental destacar a importância de consultar um médico em caso de suspeita de conjuntivite para o melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento e não se esqueça: O cuidado é a melhor forma de prevenção!

Fonte: LVBA

Saiba como se tratar e como age esta epidemia”

O que é isso?
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Causas
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Sintomas
Os principais sintomas da conjuntivite são:
·Olhos vermelhos e lacrimejantes;
·Pálpebras inchadas;
·Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
·Secreção;
·Coceira.

Recomendações
Para prevenir o contágio tome as seguintes precauções:
·Evite aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes;
·Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos;
·Não coce os olhos;
·Aumente a freqüência com que troca as toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
·Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
·Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.


Tratamento
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.
Acima de tudo, não se automedique. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Fonte: Drauzio Varella

Nenhum comentário: