7.10.2009

CRACK A PIOR DAS DROGAS


O que é Crack?

Da folha da planta chamada coca, que nasce na América do Sul, na região dos Andes se faz a cocaína, por um processo químico com substâncias, como o éter e a acetona.

O crack é barato, o que acaba por transformá-lo num "desastre nacional", pois é feito a partir da "pasta básica".

No final desse processo, obtém-se pequenas pedras porosas de um branco sujo, cinza-amarelado, parecendo isopor com cera.

Na forma de pequenos cristais, as pedras "estalam" em contato com o fogo, por isso o seu nome "crack".

Essa droga é bastante impura e mais potente que a cocaína.

O usuário de crack, geralmente apresenta queimaduras nos dedos, rosto e lábios, devido ao intenso contato com o isqueiro ou fósforo, durante o consumo da droga.

Após aquecer e queimar a pedra no cachimbo, a fumaça é aspirada com força pelo viciado.

Na seqüência, vai para o pulmão e cérebro, que então libera a substância chamada "dopamina", provocando uma "descarga" passageira dessa substância, que age como um excitante no organismo.

Em seguida, há um breve período de grande excitação, que provoca aceleração de batimentos cardíacos, tremor muscular, aparente bem-estar e indiferença ao que se passa ao redor.

Rapidamente, esses sintomas serão substituídos pelo desgaste físico, profunda depressão e prostração.

é este desconforto que leva mais o usuário a buscar mais uma pedra, mais e mais pedras, durante um, ou vários dias consecutivos (levando-o, inclusive, a descuidar-se de sua higiene pessoal com freqüência).

Se o dinheiro acabar, os furtos, o roubo, a prostituição e o crime poderão acontecer.

Se o viciado antes era caso de médico ou psicólogo, agora poderá tornar-se caso de polícia.


O crack no Organismo

A duração dos efeitos do crack é rápida e intensa. Em média, o tempo varia de 5 a 10 minutos, no máximo. Isso faz com que o usuário consuma a droga em intervalos muito pequenos, por isso a dependência se instala com maior rapidez.

Quando coloca o cachimbo na boca e aspira com força, (pipada), em 5 segundos a droga chega ao cérebro, dando um "tuim" muito intenso, acompanhado de euforia e sensação de poder (dizem os viciados que esse "tuim" é parecido a um vendaval que abala os neurônios).

Com essa sensação acaba num período de 5 a 10 minutos, o usuário, invariavelmente, vai querer mais.

Quando pára de usar, tem a chamada "fissura", que é dignidade, etc. Tudo poderá ser feito para obter mais droga.

Além desse "falso prazer", o crack extingue o raciocínio lógico, diminui o cansaço, provoca insônia e falta de apetite (ocorre, então, a rápida e crescente perda de peso em poucos dias) ficando, o usuário, às vezes, com aspecto cadavérico.

O indivíduo que usa crack é conhecido como "craqueiro" ou "nóia", palavra derivada de paranóia que a droga provoca.

O crack chega ao pulmão se espalha pelos alvéolos pulmonares que, imediatamente, o coloca na circulação sangüínea, chegando imediatamente ao cérebro. Seu efeito é curto e intenso.

O crack é fumado em cachimbos improvisados, feitos a partir de isqueiros cortados ou potes de iogurtes, onde um pedaço de papel alumínio é colocado em cima em um tudo é adaptado para aspirar a fumaça do crack; a pedra será queimada com cinza de cigarro.

Essa parafernália é conhecidíssima dos usuários, desde crianças de rua, até moradores de palácios, nos dais de hoje.

O crack não é mais a droga do analfabeto, do desamparado, dos desafortunados; é uma droga que se generalizou em todas as camadas sociais.

Seu poder viciante é muito forte, geralmente, na segunda ou terceira "pipada" a pessoa pode se viciar de forma irremediável.

"Freebase" é o nome que se dá aos cigarros onde se misturam crack e maconha.

"Pitilo" é o nome que se dá quando o crack é usado como o cigarro comum.



Sintomas do viciado em crack

Quanto mais o dependente o consome, mais quer consumi-lo.

Quando o crack é aspirado e provoca o "tuim" no cérebro, é o começo da devastação; os sentidos são desligados; é uma droga que provoca impotência, pois vai ser impossível fazer sexo sob efeito do crack.

É como se rompesse os laços com a vida para se atrelar com a morte; é um caminho cuja volta é muito difícil.

Os sinais externos dessa devastação são evidentes: pupilas dilatadas, tremores, tosse insistente, magreza, palidez e nervosismo. Os sinais de cansaço emitido pelos neurônios são visíveis: coração descompassado e, após o rápido efeito, profunda depressão.

O crack aumenta a atividade psicomotora e seu suor é intenso. A paranóia é alucinante, como dizem os viciados: "O barato é loco!"

Fonte: Drogas nem morto

Nenhum comentário: