8.21.2009

Melatonina

Melatonina
Este é um hormônio que se origina na glândula pineal. A melatonina, quando liberada, causa sonolência e sensação de relaxamento. Somente a partir de 1994 é que passou a haver interesse maior por essa substância pela sua divulgação entre pessoas que realizam viagens internacionais, isso com a finalidade de ajustar o horário biológico com o do país visitado. A melatonina é normalmente secretada, causando sonolência e relaxamento, quando se faz uma refeição muito rica em carboidratos, quando se toma um banho quente prolongado ou quando há exposição ao sol. Além de induzir o sono, pesquisas demonstram que a melatonina é um poderoso anti-oxidante que retarda o processo de envelhecimento. Pesquisas sugerem ainda que a melatonina possivelmente reduz o nível do hormônio catabólico cortisol. Existem também evidências de que a melatonina estimula a produção de GH. Só por ser um poderoso anti-oxidante já justificaria o consumo de melatonina. Outra vantagem é que a melatonina não causa dependência nem precisa ser ciclada. Por causar sonolência não deve ser administrada durante o dia, principalmente se o indivíduo tiver de dirigir ou realizar qualquer outra atividade que requeira atenção.
Apresentação: Cápsula com 3 mg de melatonina. É produzido por vários laboratórios nos EUA.

A Melatonina regula o Sono e fortaleçe o sistema imunológico

A Melatonina é uma hormônio produzido pela glândula pineal, que tem o tamanho de uma pequena ervilha e situa-se no centro do cérebro. A secreção da Melatonina produz-se durante a noite em resposta à obscuridade. Atinge um nível máximo no meio da noite, depois diminui até à manhã. A síntese e a entrada em circulação da Melatonina, são inibidas pela luz: é o hormômio do ritmo circadiano.

O que realmente é a Melatonina?

A Melatonina é um hormônio liposolúvel e hidrosoluble que o organismo metaboliza de maneira notavelmente rápida. A produção de Melatonina diminui com a idade. Quando o homem envelhece, a glândula pineal calcifica-se e produz cada vez menos Melatonina.
Os níveis de Melatonina são muito abundantes nas crianças, diminuem a partir da puberdade e reduzem-se seguidamente mais que 90%, até à idade de 70 anos.

Pare que serve a Melatonina?

A Melatonina regulariza e controla o nosso relógio biológico: melhora o sono, estimula o sistema imunológico e protege o sistema nervoso central. Em estudos em Vitro, a Melatonina mostrou uma atividade que não muda, em sete tipos diferentes de células humanas câncerosas, incluindo as do seio e próstata. A Melatonina influencia tão positivamente os sistemas reprodutores, cardiovasculares e neurológicos. O Melatonina é um antioxidante extremamente potente e versátil, que protege cada parte da célula e cada célula do organismo, incluindo os neurônios.

Mais de 100 doenças degenerativas (incluindo as cataratas, a deterioração macular da retina, a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a osteosdistrofia, etc.... ) são associadas a redução das defesas antioxidantes do organismo. A oxidação é também um dos factores principais do processo de envelhecimento! Com efeito, a Melatonina pode ser, com o DHEA, o produto mais efetivo de prevenção a saúde , o mais eficaz e o mais caro barato que existe!

A Melatonina sob a forma de suplemento e os seus benefícios

A Melatonina é exactamente um produto de síntese idêntico ao hormonio producido naturalmente pela glândula pineal, que traz múltiplos benefícios:

Contra a insónia: A Melatonina é a melhor e a mais certa dos indutores de sono disponíveis, é eficaz em uma hora em 90% dos usuarios. O sono facilitado pela Melatonina é natural, mais correctivo e de melhor qualidade que o sono provocado por soníferos. Os utilizadores de Melatonina arcordam sempre dispostos e bem descansados.

A Melatonina é particularmente eficaz para acabar com as perturbações do ritmo circadieano que resultam do trabalho noturno.

A Melatonina neutraliza os efeitos do tensão e reduz o declínio gradual do sistema imunológico que o acompanha.

Numerosos estudos demonstram que o Melatonina protege contra o câncer e contra os efeitos tóxicos da quimioterapia. Restaura o funcionamento do tiróide e aumenta a população de linfócitos T. A pesquisa mostra também que suplementos de Melatonina permitem reduzir a hipertensão, para resistir melhor os resfriados, e mais geralmente, de prevenir ou resistir melhor grandes números de doenças associadas ao envelhecimento.

Há efeitos colaterais?

O Melatonina em suplemento dietético está notavelmente certo e privado de efeitos colaterais. Certamente, é desaconselhado conduzir ou utilizar instrumentos perigosos após ter consumido da Melatonina, dado que esta induz o sono e, consequentimente, diminui a rapidez da reacção. Um estudo realizado na Holanda sobre uma população de 5.000 mulheres acaba de demonstrar definitivamente que a Melatonina, mesmo em quantidade significante e por muito tempo, pode ser utilizado sem perigo. Estas mulheres tomaram 75 mg de Melatonina por dia durante 5 anos, demonstrando que com esta dosagem ao Melatonina inibe a produção de estrogénios. Nenhum efeito adverso foi constatado.

Melatonina ou soníferos?

Sendo o contrario dos soníferos, a Melatonina, em doses adequadas, induz um sono natural e fisiológico que sincroniza novamente o ritmo circadiano. Melhora a rapidez endormissement bem como a duração e a qualidade do sono. O Melatonina não cria hábito nem dependência. Em contraste, os soníferos retiram a fase essencial do sono consagrada ao sonho, requerem a tomada de doses cada vez mais elevadas, criam uma terrível dependência, e podem mesmo matá-los, se abusa.

Qual é a quantidade recomendada?

As necessidades individuais variam significativamente: 1 à 3 mg são suficiente geralmente para induzir o sono. Se tem um pouco de dificuldade para acordar no dia seguinte, é que tomou masi que o necesário. Se não dormir suficientemente, pode aumentar a vossa dose. Utilizem o vosso bom senso para adaptar o vosso consumo às necessidades do vosso organismo. Mas, o melhor meio para conhecer a vossa necessidade exacta é o exame de saliva (método médico preciso para restabelecer o vosso nível óptimo de melatonina).

Quando é necessário tomar a Melatonina?

Tomem sempre a vossa Melatonina a noite. Tomar da Melatonina de dia poderá gerar sonolencia e te deixar dissincronizado. Tome a Melatonina uma hora antes de ir deitar.

Quem não deve tomar Melatonina?

As mulheres grávidas ou amamentando, as crianças, as pessoas com perturbações mentais graves e doenças auto-imunológicos devem abster-se de tomar suplementos de Melatonina.

Como posso estar certo de que estou obtendo uma Melatonina de boa qualidade?

Atenção aos produtos que pretendem vim da Melatonina "natural" ou dos extractos de glândula pineal. Estes produtos de origem animal podem ser contaminados. A síntese da Melatonina é realizada a partir de ingredientes de qualidade farmacêutica por laboratorios. A sua estrutura molecular e a sua actividade fisiológica são exactamente idênticas às do Melatonina produzido pelo organismo.
O nosso Melatonina é um produto de qualidade farmacêutica garantida, de uma pureza superior à 99.5%.

3 comentários:

Fernando disse...

Onde acho melatonina de qualidade e por um bom preço?

Unknown disse...

Eu tomo de 3mg mas acordo a noite posso tomar 2comp?

Unknown disse...

Costumo tomar melatonina antes de treinar, não sei se faz diferença mas a noitedurm bem.