9.09.2009

Comer sem limites quando não se tem fome, por ser um indício de compulsão alimentar




Comer sem limites quando não se tem fome, por ser um indício de compulsão alimentar

Comer um pedaço de torta de chocolate de vez em quando não é nenhum pecado. Ao contrário, pode até ajudar a relaxar depois de um dia estressante. Mas quando o desejo de devorar a torta inteira se torna frequente é melhor ficar alerta. Pode ser um indício de compulsão alimentar.

A compulsão pode ser definida como o desejo exagerado de comer algo. 'Quem sofre desse transtorno não pára de comer até que o alimento acabe'. Em geral, o compulsivo come sem ter fome e não se satisfaz. Tem a impressão de ser um saco sem fundo. e, na maioria das vezes, prefere os doces. Chocolate é o alvo preferido, ele estimula a produção de serotonina, substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. Frituras também agradam bastante.

A compulsão pode ser causada por fatores fisiológicos, como regimes repetidos e os muito restritivos. Mas, em grande parte, deve-se a fatores psicológicos. Por isso, medicamentos só devem ser usados em caso de obesidade mórbida ou para dar um estímulo inicial ao tratamento, que deverá continuar com reeducação alimentar orientada por um nutricionista, um endocrinologista e um psicólogo.

Ansiedade, tensão tédio, perdas (de namorado ou emprego, por exemplo), planos que não dão certo e excesso de obrigações são as causas psicológicas causadoras da compulsão mais frequentes. 'É comum que as pessoas procurem no alimento uma forma de aliviar o sofrimento. A compulsão é causada pelo desejo de preencher um vazio comendo, não pela fome.

Gula não é compulsão

Gula é aquela bola um pedaço de pizza a mais. Tentação que todos podem se permitir, de vez em quando, sem remorsos. Já a compulsão descontrole. A pessoa não mastiga direito, nem sente o gosto do que está comendo. Movido por questões emocionais e não por fome, o compulsivo tenta engolir os problemas.

Bulimia e compulsão: transtornos distintos

Ao contrário da bulimia, em que se come exageradamente e, depois, devido à preocupação com o peso, apela-se para diuréticos, laxantes, vômitos induzidos e jejum prolongado,...

No transtorno compulsivo, a sensação de remorso não leva a pessoa a tentar reverter a comilança com atitudes agressivas, por isso, a compulsão alimentar é um dos grandes causadores da obesidade.

Por: Elaine Daffara

Nenhum comentário: