11.28.2009

Hidroxiapatita de cálcio, preenchedor de rugas pode substituir o ácido hialurônico

Originário do osso, preenchedor de rugas substitui ácido hialurônico


Depois da bioplastia (que não deixou saudades) e do incensado ácido hialurônico --atualmente o preenchedor de rugas mais utilizado no mundo--, um produto com substância originária do osso vem ganhando espaço nos consultórios dermatológicos.

A hidroxiapatita de cálcio apresenta como principal vantagem a durabilidade maior. Enquanto o ácido hialurônico pode durar de nove meses a um ano, seus efeitos se estendem por cerca de dois anos. O custo, porém, é até 60% superior.

"Além de preencher imediatamente os sulcos, ela estimula a produção de colágeno, o que dá uma durabilidade maior ao tratamento", explica Alexandre Filippo, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O produto é utilizado em rugas mais profundas, diferentemente do ácido hialurônico --que, mais versátil, pode ser usado em sulcos tanto superficiais como aprofundados, dependendo das características da fórmula. A hidroxiapatita também pode ser alocada perto do osso, agindo como um volumizador.

A aplicação é menos traumática, pois prescinde de cânulas --necessárias para a aplicação do ácido hialurônico na mesma camada.

Colágeno

Há cerca de três décadas a hidroxiapatita é usada por outras especialidades, como ortopedia e odontologia. Há estudos sobre o uso cosmético do produto --cujo nome comercial é Radiesse-- desde meados dos anos 90.

Atualmente, ele é sintetizado em laboratório, apresentado em forma de microesferas imersas em cápsulas de gel. Após aplicado, o gel é absorvido pelo organismo, que manterá partículas de cálcio e fósforo. Elas então vão atuar no estímulo à produção de colágeno, que surge no local do implante e também ao seu redor.

"Com 16 semanas, ele está instalado em torno das partículas do implante. O colágeno em crescimento vai se infiltrando e ocupando o espaço", destacou o dermatologista João Roberto Antonio, da clínica Pelle, de São José do Rio Preto (SP), no 2º Simpósio Nacional de Cosmiatria e Laser da SBD, ocorrido neste mês no Rio de Janeiro.

Os cuidados após a aplicação são semelhantes aos necessários para o ácido hialurônico. "Apenas peço ao paciente para evitarem exercícios físicos e assim prevenir a transpiração e possível contaminação do local", afirma Carlos Roberto Antonio, também da clínica Pelle.

Duração

Apesar de durar mais, o Radiesse não tem resultado definitivo. Ao contrário do que ocorria anos atrás, hoje os especialistas buscam efeitos temporários em seus tratamentos. "O que é definitivo hoje é obsoleto amanhã", diz Filippo.

"Quase sempre o paciente quer algo definitivo, mas com o tempo os tecidos vão mudando de lugar. A solução é fazer algo temporário, porém mais duradouro", considera Andreia Mateus, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD.

A dermatologista cita o boom da bioplastia, ocorrido anos atrás. O procedimento, que preconiza a aplicação de polimetilmetacrilato, o PMMA, promove um preenchimento definitivo. "O material é uma espécie de plástico. Hoje vemos nos consultórios complicações decorrentes dessas aplicações."

O PMMA também impede a realização de tratamentos novos, como a utilização de lasers para a redução de manchas e rugas. Atualmente, o material é indicado apenas para pacientes com baixa imunidade e grandes distrofias, como os portadores de HIV.

MARY PERSIA
Folha Online

Nenhum comentário: