Há poucas evidências de que vacina da ipegr funcione em idosos, diz pesquisa
Instituição reviu 75 estudos sobre a eficácia da vacinação.
Segundo ONG, apenas um deles é confiável e mostra resultados práticos.
Um levantamento dos estudos sobre a vacina contra o vírus da gripe concluiu que praticamente não há dados seguros de que a vacina seja eficiente em pessoas com mais de 65 anos. Em vários países, como no Brasil, há campanhas que estimulam a vacinação de idosos contra a gripe.
saiba mais
Revista médica 'The Lancet' se retrata de estudo que ligava vacina a autismo SUS passa a oferecer duas novas vacinas em calendário básico Bill Gates promete US$ 10 bilhões em vacinas para os países pobres Vacinação contra nova gripe no Brasil começa em março por agentes de saúde Cientistas identificam elementos-chave para vacina da malária Hospital das Clínicas procura voluntários para teste de vacina 'Populações devem continuar sendo vacinadas' contra nova gripe, diz OMS
--------------------------------------------------------------------------------
Segundo a pesquisa, conduzida pela organização não governamental Colaboração Cochrane, de 75 estudos sobre a vacinação apenas um deles usava métodos precisos e mostrava redução no número de casos da doença.
Vários estudos, segundo a ONG, tinham baixa qualidade ou registravam resultados indiretos da vacina, como o aumento de anticorpos contra o vírus. Esse tipo de dado, de acordo com a Cochrane, não prova que houve diminuição do número de pessoas doentes.
A organização recomenda que testes confiáveis e de longa duração sejam financiados pelos governos para avaliar a eficácia da vacina. Enquanto isso não ocorre, autores da pesquisa sugerem que outras ações, como melhorias na higiene e na alimentação, sejam realizadas paralelamente à imunização.
g1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário