2.24.2012

Mexicanos desenvolvem vacina para combater vício da heroína


DA REUTERS
Uma vacina desenvolvida por cientistas mexicanos para combater os efeitos da heroína obteve resultados positivos em um experimento com cobaias animais. Agora, o grupo pretende estender o estudo com testes em pessoas.
A vacina, que já está patenteada nos Estados Unidos, trabalha a resistência do corpo humano contra os efeitos do narcótico. Dessa forma, os usuários deixariam de ter a sensação de prazer ao fumar ou injetar heroína.
O Instituto Nacional de Psiquiatria, no México, está conduzindo os estudos. Segundo a diretora, Maria Elena Medina, a vacina seria indicada para usuários que não tiveram sucesso usando outros tratamentos para abandonar o vício.
Estudos anteriores tentam criar, há vários anos, uma vacina capaz de anular a dependência a drogas. Mas nenhuma até agora chegou até o mercado.
O caso mais recente é do Instituto Nacional para Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, que também teve êxito em testes com uma vacina para combater o uso da cocaína.
A diferença entre as duas parece ser crucial: a mexicana estaria bem mais perto de ser concluída. O projeto recebe dinheiro norte-americano e também do governo do México.
O país é uma via para o comércio de drogas para os Estados Unidos e lida com o crescente problema de dependência a drogas, alimentada principalmente pelos cartéis sinaloas e zetas. Estipula-se que haja 450 mil usuários.

Nenhum comentário: