5.12.2012

Em terapia sempre? Talvez...


Minha terapeuta me fez montar uma tabela de metas para 2010. Dentre elas abandonar o meu marido que estava me deixando triste*”
“Cheguei até aqui porque não aguento mais psicólogos me dizendo o que devo fazer*”
* Relatos de alguns fragmentos de meus casos clínicos devidamente modificados em sua forma, mas não o conteúdo, para preservar a privacidade dos pacientes
_
Praticamente copiei o titulo do texto que meu colega e quase xará Fernando Ferreira Fernandes traduziu do New York Times, mas com uma pequena mudança. As reticências indicam que a terapia, na visão de um psicanalista, pode ser (ou não) um processo contínuo e longo (a psicanálise é também chamada de “psicoterapia dinâmica de longa duração”). 
O verdadeiro autor do texto “In Therapy Forever? Enough Already” é Jonathan Alpert, um psicoterapeuta nova-iorquino (desculpe a sinceridade e certa ironia, cujo site pessoal mais parece uma loja de departamentos... com escritos garrafais COMPRE O LIVRO!). Vou escrever este texto sem ironias e como se estivesse conversando com o Fernando mesmo. Não espero criar nenhum tipo de embate, pois psicanalistas e cognitivos/comportamentais concebem diferentemente o ser humano e vejo as TCCs como ferramentas bastante úteis em alguns casos. Admiro e respeito Frederic  Skinner e Aarom Beck.    
Percebe-se que alguns pacientes acusam “melhora” em poucas sessões, de 4 à 10. Mas há que se perguntar se essa melhora se estruturou de fato. Para o psicanalista o sintoma - ou o que está de fato incomodando o paciente - não é uma dor no dedão esquerdo, quero dizer, não é simples como uma dor localizada ou uma injúria, e sim um processo histórico que pode ter se desenvolvido ao longo de toda vida do paciente e se condensa numa questão simples, por exemplo: “Não aguento mais essa minha mania de maltratar as mulheres, sempre me dou mal.” 
Posto que o sintoma pode ser complexo e amplamente associado à outros aspectos importantes da personalidade do sujeito, a atuação do psicoterapeuta não pode ser unicamente no sentido de sugerir conselhos, métodos de atuação e dicas em um número x de passos. 
Mas há pessoas que desejam isso. Já chegam na entrevista inicial e pedem conselhos e dicas. Eu digo que é aí que a porca torce o rabo e, neste momento, concordo com o colega Fernando de que há muitos terapeutas de má fé por aí que são obscuros quanto aos métodos e objetivos de seu trabalho. É nesse momento que o psicanalista ou o terapeuta deve explicar exatamente como faz seu trabalho. Eu como psicanalista deixo claro que o processo pode ser longo, pode ser doloroso e que aqui não é lugar de conselhos, porque na imensa maioria dos meus pacientes (exatos 88%) vieram de psicoterapias curtas que prometiam melhora rápida de sintomas cujos terapeutas viraram uma espécie de amigo e acabavam batendo papo e aconselhando isso ou aquilo. Afinal de contas, conselhos e dicas pedimos aos nossos pais ou amigos quando não somos capazes de decidir e pensar. Na psicanálise o paciente muitas vezes pela primeira vez sai da posição de filho desamparado, dependente e incapaz de pensar por si próprio e inicia seu percurso – de fato angustiante - como um ser humano menos dependente, mais consciente de seus desejo, portanto, pensa melhor e age melhor (o que no fim a TCC busca).
Um complicador das terapias pela fala é que o que o paciente diz não necessariamente é a “verdade”. Ou seja, não necessariamente representa uma verdade do ponto de vista subjetivo do paciente e sim um resultado de conflitos de outras forças e movimentos psíquicos. Muitas e muitas vezes vi em 2 meses pacientes mudarem completamente o discurso, reconhecerem que não sentiam verdadeiramente algo, mas sim “sentiam de mentira”, sentiam para agradar alguém, sentiam para conseguir algo de alguém.
Utilizando o exemplo do colega Fernando: Um paciente me diz que está infeliz com seu relacionamento. Cabe a pergunta “Mas o que você está sentindo?
Acho que cabe.
Muitas vezes o sujeito sente-se infeliz com algo por causa direta dos pais, dos amigos, do trabalho e outras coisas relacionadas e perguntar neste momento “Como você se sente” ou simplesmente ficar em silêncio, faz com que o sujeito busque em sua mente os motivos pelos quais se sente infeliz, divagar sem pressa, tentando encontrar associações de fatos, ideias e pensamentos. Vi várias vezes uma infelicidade no relacionamento ser transformar em ódio ou na mais profunda admiração; o que confirma nossa idéia ou pressuposto de um psiquismo dinâmico e em boa parte inconsciente. 
Para finalizar. O contrato que se faz com qualquer analista ou terapeuta deve ser claro. O psicanalista (pelo menos na psicanálise que conheço) recebe o paciente, dá as regras e o trata como adulto que deve saber o que faz. Logo de início o paciente sabe que o processo pode ser longo; pode ser doloroso e pode ser interrompido a qualquer momento. A psicanálise não visa aconselhamentos ou dicas porque visa a independência do pensamento, da atitude do sujeito, e que ele aprenda a pensar e agir do seu próprio modo, em seu próprio ritmo e tempo.
Crescemos seguindo regras de comportamento de nossos pais. As livrarias estão cheias de livros de autoajuda. Cada vez mais o estado interfere na vida privada. Cada vez mais a mídia dita o que fazer e o que não fazer. Ou seja, o mundo está repleto de guias e gurus que se colocam na posição de que sabem trilhar caminhos que na verdade não são tão retilíneos. No consultório de psicanálise isso não vale (não deveria valer) e muitas vezes é o único espaço que se tem para refletir sobre isso e começar a agir como adulto para amar, trabalhar e levar uma vida razoavelmente satisfatória.
_
Este texto foi inspirado em um texto traduzido de Fernando Ferreira Fernandes e pode ser lido em http://www.comportese.com/2012/04/em-terapia-pra-sempre-basta.html

Comentários

  • Tatiana

    08/05/2012 às 10:05 Cada um tem direito a sua opnião, eu sei que, no meu caso, o que realmente funcionou foi a Análise Comportamental. Antes disso eu passei anos indo a psicanalistas, que, no final das contas só me deram uma ajudinha ínfima. Já a minha analista comportamental conseguiu produzir mudanças mais do que significativas em minha vida, em apenas: 5 meses. E aí, eu lhe pergunto, Fernando: Vc, por acaso, já experiementou fazer terapia com um Analista do Comportamento? Para mim, sua opinião só seria válida se vc já tivesse passado por tal experiência.
  • LUIS FERNANDO SCOZZAFAVE DE SOUZA PINTO

    09/05/2012 às 08:05 Tatiana,

    Não foi o foco de meu texto discutir se a Análise Comportamental funciona ou não. Nunca fiz analise comportamental, mas conheço analistas comportamentais, sei como atuam, tenho pacientes que fizeram analise comportamental e por isso me qualifico a dar opniões, mesmo nao sendo especialista, sim.

    Novamente: discuto outras coisas nesse texto, ok?

Nenhum comentário: