8.13.2012

REFLEXOLOGIA DOS PÉS





COMO TERMINAR A SESSÃO DE REFLEXOLOGIA DOS PÉS


Para terminar a fase activa da sessão de tratamento, deve ser feito um exercício final chamado respiração do plexo solar.

O terapeuta segura ambos os pés, com as mãos colocadas ao longo da parte exterior, mais ou menos a meio de cada pé. Repousando os dedos no peito de cada pé, coloca os polegares nos pontos reflexos do plexo solar na planta do pé. Á medida que o paciente inspira profundamente, o terapeuta aplica uma pressão firme nos dois reflexos do plexo solar, levantando, ao mesmo tempo, suavemente, os pés na direcção do paciente, que depois expira e, à medida que deixa sair o ar devagar, a pressão nos reflexos do plexo solar é aliviada e os pés são então baixados mais uma vez com suavidade. Esta sequência é repetida quatro ou cinco vezes, para permitir que o terapeuta possa controlar a respiração do paciente e proporcionar uma descontracção completa à medida que o tratamento chega ao final.

Discussão e planeamento
Os minutos finais da sessão são utilizados para conversar sobre o que já se conseguiu realizar e sobre o que deverá acontecer a seguir. Esta é uma oportunidade para trocar experiências: como se sentiu o paciente durante e após o tratamento, e sobre o que o reflexologista ficou a conhecer sobre a saúde e quaisquer desiquilibrios na energia do paciente. As sessões de tratamento futuras podem ser planeadas se necessário, e o terapeuta também explicará que respostas ao tratamento se poderão desenvolver nas próximas horas ou dias. Também poderá ser útil para o paciente tirar anotações sobre os efeitos do tratamento.

Efeitos secundários
Cada individuo reage de forma diferente, mas podem ser considerados efeitos secundários comuns: uma ligeira náusea, o nariz a pingar à medida que a sinusite vai desaparecendo, e a necessidade de esvaziar a bexiga ou o intestino com mais frequência à medida que as toxinas são eliminadas. Algumas pessoas sentem-se cansadas durante um dia ou mais a seguir ao tratamento, no entanto outras sentem-se mais energéticas. Quaisquer destes efeitos desaparecem normalmente dentro de 24 a 48 horas e são geralmente sinal de que o tratamento está a resultar.
"A crise da cura"
 Por vezes dá-se uma recaída temporária ou "crise da cura", geralmente na forma de tosse ou erupção cutânea, tomada como sinal de que o corpo se está a libertar das toxinas, mas pode também indicar excesso de tratamento. Há que ter isto em consideração e estar atento a ambos os sinais.

RELAXAMENTO DOS PÉS 

Ao executar o tratamento, o terapeuta terá de verificar constantemente a forma como agarra o pé, para se assegurar de que o paciente está confortável e descontraído e de que ele próprio seja capaz de segurar o pé que está a trabalhar, sem nenhum incómodo ou esforço físico. É importante apoiar correctamente o pé enquanto são executados os exercícios para melhorar a descontracção e evitar qualquer sensação de esforço ou desconforto ao paciente.




RELAXAMENTO DOS PÉS

No final da sessão de tratamento, quando ambos os pés foram trabalhados minuciosamente, devem estar completamente relaxados e flexíveis e consequentemente devem poder mover-se com muita facilidade e liberdade. É por isso que se executa durante a fase final da sessão ume série de exercícios gerais para reforçar o efeito relaxante do tratamento. Apesar de ser uma parte essencial da sessão de reflexologia, a parte do relaxamento dos pés não demora muito tempo, ocupa apenas cerca de três minutos do tempo total do tratamento.
EXERCÍCIOS DE ROTINA
Os exercícios servem para reforçar o efeito geral do tratamento e ajudam o paciente a "voltar a si" uma vez completado o tratamento. Alguns reflexologistas poderão também executar estes exercícios no começo da sessão, especialmente se o paciente estviver nervoso por causa do próximo tratamento, ou se estiver excepcionalmente tenso e ansioso. Poderá também ajudar começar estes exercícios se os pés estiverem doridos ou extremamente sensíveis por algumas partes do corpo não estarem a funcionar adequadamente.
Como cada parte do pé é exercitada à vez, isto vai reflectir-se na pate correspondente, tornando-a muito elástica, ajudando a eliminar qualquer resto de tensão e rigidez.
O processo começa com os dedos, fazendo girar cada um sucessivamente várias vezes, primeiro numa direcção e depois na outra. isto irá aliviar qualquer tensão no pescoço. Especialmente se a articulação do dedo grande estiver muito rígida, isso poderá indicar que o pescoço do paciente também está rígido. Não se deve fazer rodar o dedo demasiado depressa, porque isso pode fazer com que o paciente se sinta zonzo; seria o equivalente a rodar a cabeça muito depressa.
O terapeuta depois vai trabalhando ao longo de cada pé, primeiro com um movimento de torção - ou seja, como se estivesse a  puxar para um lado os ombros e a espalhar os orgãos que se encontram no peito e na cavidade abdominal para o outro. A fase seguinte é a de massajar a planta do pé. Nesta fase o terapeuta trabalha o diafragma em si e ao mesmo tempo a totalidade do resto do corpo. Finalmente faz rodar suavemente os tornozelos, primeiro numa direcção e depois na outra. É essencial que seja o terapeuta, e não o paciente, a controlar esta rotação para assegurar que o tornozelo permanece descontraido. A rotação suave ajuda a fazer desaparecer qualquer tensãona zona pélvica e também estimula a livre circulação de energia através do corpo.
ESCOLHA DO MOMENTO CERTO:
Estes exercícios resultam melhor se forem feitos no final do tratamento de cada pé, porque então o pé estará descontraído e os movimentos poderão ser executados sem força.

PÉ ESQUERDO PRÁTICA #1

Os reflexos para os vários elementos que compõem o aparelho reprodutivo encontram-se em ambos os pés, com as mesmas áreas a representar os diferentes orgãos masculinos e femininos. Existe também um ponto reflexo adicional no tornozelo, acima do calcanhar, de ambos os lados do tendão de Aquiles. Tal como o baço, os nódulos linfáticos são um componente essencial do sistema imunitário, e o tratamento dos pontos reflexos em ambos os pés é essencial se se pretende que o corpo se defenda eficazmente das infecções.



PÉ ESQUERDO - TEORIA

Quando o reflexologista passa para o Pé Esquerdo, começa a trabalhar os pontos reflexos que foram trabalhados no pé dieito e depois nos que só se encontram representados neste pé. Estes incluem o coração, o baço e as partes finais do cólon.

Tal como antes, o reflexologistas irá começar por trabalhar a cabeça e o cérebro e os reflexos representados sobre ou imediatamente abaixo dos dedos dos pés, descendo sistemáticamente até à parte inferior do pé (e consequentemente do corpo), tal como tinha feito no lado direito. Mais uma vez, irá dedicar mais tempo e atenção a reflexos que aparentem estar especialmente sensíveis, indicando que a parte do corpo a que está relacionada com eles não está a funcionar tão bem como deveria.

Também irá trabalhar mais cuidadosamente os reflexos que têm maior relevância para determinados sintomas em particular ou quaisquer indicações de desiquilibrios de energia que possam estar a ser sentidos pelo paciente. Alguns pontos reflexos do pé esquerdo poderão necessitar de especial atenção se neles existir um problema relacionado especificamente com esse lado do corpo - como por exemplo uma articulação do joelho ou da anca.
CORAÇÃO
Apesar do coração se localizar no corpo mais para o lado esquerdo (na maioria das pessoas) prolonga-se no entanto para a zona 1 do lado direito. Contudo, encontra-se representado apenas no pé esquerdo, nas zonas 2 e 3.

Trabalhar no ponto reflexo do coraação pode ter um efeito benéfico na circulação sanguínea em geral. O tratamento pode também resolver problemas específicos, tais como angina de peito. Além disso, pode ajudar a evitar o desenvolvimento de futuros problemas cardíacos, num indivíduo saudável.

BAÇO
O tratamento do baço irá favorecer a manutenção do bom funcionamento do sistema imunitário porque este orgão desempenha um importante papel como produtor de linfócitos, os glóbulos brancos que atacam os organismos portadores de infecções. Encontra-se no lado esquerdo do corpo, precisamente acima do nível da cintura, e o seu ponto reflexo está localizado no pé esquerdo.

INTESTINO GROSSO
As áreas reflexas para as partes finais do intestino grosso - a extensão do cólon transversa, do cólon descendente, do cólon sigmóide e do recto - encontram-se todas apenas no pé esquerdo, e não no direito.


Tratar o ponto reflexo do coração
O tratamento do ponto reflexo do coração só deve ser dado por um reflexologista experiente pois deve ser feito com o máximo de cuidado. É necessário um cuidado extra para tratar problemas cardíacos específicos.

PÉ DIREITO 4 - PRÁTICA


PÉ DIREITO 4 - TEORIA

Á medida que trabalha a zona abdominal e a parte inferior do tronco, o reflexologista está ciente de que muitos órgãos que compõem o aparelho digestivo e o sistema imunitário, estão localizados nesta parte do corpo. Os pontos reflexos para o fígado, a vesícula biliar e parte do intestino grosso só se encontram no pé direito, enquanto que os outros, tais como os dos rins e bexiga, se encontram nos dois pés.

FÍGADO
O fígado é o maior órgão interno do corpo, e se não estiver a funcionar devidamente a pessoa pode sentir um estado geral de mau-estar ou sintomas específicos, como o amarelado da pele e da parte branca do globo ocular e problemas digestivos. O ponto reflexo do fígado é bastante grande, atravessando a totalidade das cinco zonas da parte do pé. A vesícula biliar, ligada ao lado direito do fígado, desempenha um papel importante na digestão das gorduras e a armazena a bílis, que é produzida pelo fígado.

ESTÔMAGO
Tudo o que comemos e bebemos chega ao estômago, onde começa o processo vital da digestão, mas os problemas nesta área são tão comuns que podem ser considerados universais. Praticamente já toda as pessoas experimentaram, a dada altura, dores de estômago e indigestão, especialmente quando se encontram tensas, quando comem o que não devem, ou comem a "correr".

INTESTINO GROSSO
O pé direito é geralmente tratado antes do esquerdo, porque é aqui que se encontram os pontos reflexos para a parte inicial do intestino grosso. O terapeuta pode trabalhar as diversas partes do cólon na mesma ordem em que os produtos ingeridos viajam através dele, encorajando deste modo a circulação natural através do corpo. Qualquer líquido de que o corpo não necessite será filtrado e depois transferido pelos rins para a bexiga onde fica até ser expelido pela urina.

NERVO CIÁTICO
Começa nas zonas lombar e do sacro da coluna vertebral e passa através das nádegas até às coxas, descendo até aos joelhos. Problemas que afectem este nervo podem causar dores agonizantes.

Nenhum comentário: