Rio -  Começa hoje a primeira campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação infantil, que vai oferecer, por uma semana, todas as vacinas do calendário básico, além da pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite). Crianças de até 5 anos que deixaram de tomar alguma dose serão vacinadas.

Para as de 3 a 6 meses, a novidade é Vacina Inativada Poliomielite (VOP), em forma de injeção, que substitui as duas gotinhas. Os que já tomaram a antipólio, receberão o reforça em gotas.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Luciana vai levar hoje Tiago para ser vacinado. O menino está com a caderneta em dia e vai tomar o reforço | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O Ministério da Saúde prevê, até o dia 24, vacinar mais de 14 milhões de crianças. Nas regiões Norte e Nordeste e nos vale do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais, elas vão receber também suplemento de vitamina A.

Hoje, a campanha estará, só na capital, em 200 pontos, como postos de saúde, escolas e igrejas — como em outras campanhas. A partir de segunda-feira, será preciso levar a criança a um posto de saúde municipal. No Rio de Janeiro, três mil profissionais vão trabalhar, das 8h às 17h.

O coordenador do serviço de Pediatria do Hospital Balbino e membro das Sociedade Brasileira de Pediatria e de Imunizações, Antonio Carlos Turner, destacou a importância da campanha. “Depois da água limpa, vacina é a melhor substância que existe. E o Brasil tem um dos programas nacionais mais completos do mundo”, diz ele.

A manicure Luciana Avelar, 26 anos, vai levar seu filho Tiago, de seis meses, para tomar as vacinas hoje. “Ele está com tudo em dia. Vai tomar só as da campanha”, conta.

Para a moradora do Cantagalo, prevenção é a parte mais importante do programa: “Ele teve pneumonia e bronquiolite quando tinha três meses, mas já ficou bom. É muito ruim quando criança fica doente”.

Nova vacina é considerada ainda mais eficiente

A partir de agora, as famosas gotinhas só vão ser usadas nas etapas de reforço, para crianças de 6 e 15 meses. Para os que vão tomar pela primeira vez, a dose será em forma de injeção, aos 2 meses e 4 meses. A nova vacina, alega o Ministério da Saúde, é mais eficiente e produz menos efeitos colaterais. Os últimos casos de pólio no País foram após o bebê tomar a gotinha, especialmente com menos de 4 meses.