10.24.2012

CARNE DE PORCO: COMER OU NÃO COMER?

Carne de porco: comer ou não comer?

Desvende este mistério!

Desde o tempo de sua bisavó a história é a mesma: cuidado com a carne de porco. Mas, mesmo depois de tantos tabus, esta delícia insiste em permanecer no nosso cardápio, sendo a presença principal em algumas regiões do país. Já que é assim, vamos descobrir se ela realmente não é recomendada!
Carne de porco é magra!
Se você está muito preocupado com as calorias e com a gordura, pode relaxar! Dependendo do corte e da forma de preparo, esta carne tem baixa quantidade de gordura e de calorias. Os melhores cortes são lombo, paleta e pernil, cujas porções cruas de 100 g têm, respectivamente, 158, 102 e 137 calorias e 9 g, 2 g e 6 g de gordura. Apenas para comparar, a mesma quantidade de peito de frango tem 114 calorias e 2 g de gordura; a de filé-mignon contabiliza 193 calorias e 12 g de gordura.
É muito rica nutricionalmente!
A carne de porco é ainda fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células. É também rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina), que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular, pois participa da transmissão dos impulsos nervosos e atua como bloqueador dos canais de potássio em células nervosas (existe uma bomba de sódio e potássio em nossas células que é responsável pela entrada e saída de substâncias e, consequentemente, pela contração muscular). Tem ainda selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e mais ferro (formação dos glóbulos vermelhos) do que a carne de frango.
Dicas de consumo:
- Compre em locais de boa procedência e não consuma carnes cruas ou malpassadas.
- Tome o mesmo cuidado que você toma com outras carnes: cheque a data de validade, o odor e o aspecto (não leve se estiver acinzentada ou esverdeada) e certifique-se de que a embalagem não tenha suor ou líquido escorrendo.
- Esqueça aquele papo de que porco é um bicho sujo. Hoje em dia, as granjas onde os animais são criados são extremamente limpas, higienizadas e bem cuidadas para evitar contaminação dos animais e para garantir um produto seguro e saudável para o consumidor final.
- Dê preferência a receitas que não agreguem gorduras e calorias, como as fritas em grandes quantidades de óleo ou que levam ingredientes mais pesados, como bacon.
- Consuma 100 g em até quatro vezes na semana.

Nenhum comentário: