2.22.2013

Brasileiros se alimentam mal

População tem baixo consumo de carotenoides, presentes em frutas, legumes e verduras Rio -  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que quase 50% dos brasileiros estão acima do peso e 14%, obesos. Um motivo é a dieta pobre em frutas, legumes e verduras — algo comprovado agora em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP. De acordo com o estudo, o consumo de carotenoides, nutriente encontrado principalmente em vegetais de cor amarela, laranja e vermelha, entre brasileiros é abaixo da média ideal.
Esse mau hábito tem impacto direto na saúde, porque os carotenoides fornecem vitaminas importantes, como A, essencial para os olhos, a pele e a proteção contra infecções. “Os níveis prudentes de ingestão de carotenoides totais são de 9 mil a 18 mil microgramas por dia. E a pesquisa revelou que a média de consumo nacional foi de 4.117 microgramas por dia”, diz o pesquisador Rodrigo Dantas Amâncio.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
Ele chama de consumo “prudente” porque ainda não há recomendações oficiais para carotenoides.“Esse grupo de substâncias começou a ser estudado mais recentemente e, portanto, não temos um valor definitivo, como já acontece com as recomendações de outras vitaminas e minerais. Mas sabemos que para haver algum efeito benéfico no organismo, deve-se consumir de 9 mil a 18 mil mcg/dia”.
As quantidades e os tipos de carotenoides variam entre alimentos. Daí a orientação de comer frutas, verduras e legumes diariamente. “Os derivados do tomate, por exemplo, têm mais quantidades do carotenoide licopeno do que o tomate natural, porque o processamento, nesse caso, libera mais carotenoides.”

Nutriente é um protetor das células
Há diferentes carotenoides, como o betacaroteno, o licopeno e a luteína, mas todos são conhecidos por sua ação antioxidante, isto é, evitam a morte precoce das células. Mesmo assim, os brasileiros dão pouco valor a esse nutriente.
A pesquisa, feita a partir da faixa etária de 10 anos, diz que o grupo de pessoas obesas não ingere nem metade da quantidade adequada. E esse índice cai mais quando elas comem fora de casa. “Além de nutrir, os carotenoides são fontes de fibras e previnem doenças. Por isso são chamados de funcionais. Em geral, é melhor comer esses alimentos ao natural ou em sucos”, diz Amâncio.

Nenhum comentário: