3.14.2014

Índia inicia busca de avião desaparecido em ilhas desabitadas

O Globo,Com agências internacionais

NOVA DELHI — A Índia deu início nesta sexta-feira à busca do avião desaparecido da Malaysia Airlines em centenas de ilhas desabitadas. O porta-voz militar Harmit Singh, que está a coordenando os trabalhos nos arquipélagos de Andaman e Nicobar, informou que a operação começou às 9h (horário local), mas até o momento não foram encontradas pistas da aeronave.
Apenas 37 das 572 ilhas que compõem os arquipélagos são habitadas. O resto, segundo o coronel, é de selva tropical densa.
— O desafio de procurar sobre a terra é que as ilhas estão cobertas de floresta muito densa e a maioria delas é montanhosa. Nada foi encontrado por agora — disse Singh ao jornal “The Wall Street Journal”.
Depois de iniciar no mar entre a Malásia e Vietnã, última localização confirmada do avião, os esforços de busca se estenderam para o Oceano Índico. A pedido da Malásia, os Estados Unidos enviaram um destróier da Frota do Pacífico à área.
— É um jogo completamente novo agora. Passamos de um tabuleiro de xadrez a um campo de futebol — explicou à CNN o comandante americano William Marks, descrevendo a expansão dos trabalhos de busca.
Funcionários da Malásia, que estão coordenando a missão, afirmaram nesta sexta-feira que a caça de rastros da aeronave estava se espalhando mais profundamente tanto para o Oceano Índico quanto para o Mar do Sul da China.
O voo MH370, com 239 pessoas a bordo, desapareceu no sábado uma horas após decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim.

Nenhum comentário: