5.05.2014

Benefícios do ócio e as e as vantagens da meditação


Descanso e meditação fazem bem ao cérebro (Reprodução/TV Globo) 
Quando chega o feriado, muita gente aproveita para descansar e relaxar.O psiquiatra Daniel Barros e o neurologista vascular Alexandre Pieri explicaram que esses momentos de descanso da mente podem beneficiar  . Segundo os especialistas, às vezes momentos de ócio, como ler um livro ou ouvir uma música, por exemplo, ajudam a desacelerar algumas regiões cerebrais e podem fazer bem. O problema, segundo o psiquiatra Daniel Barros, é o exagero - o ideal é ter momentos de ócio, mas não deixar isso virar um excesso já que o equilíbrio é fundamental.
Há diferenças, no entanto, entre o ócio do descanso e o ócio durante o sono - quando a pessoa dorme, maior parte do cérebro fica lenta; já quando ela descansa, algumas áreas ficam mais ativas do que outras.
Algumas pessoas, porém, têm dificuldade em se desligar e não conseguem parar de pensar nos problemas e complicações mesmo nos momentos de folga - segundo o neurologista Alexandre Pieri, esse estresse crônico pode "esquentar" muito o cérebro e queimar a massa cinzenta.
O psiquiatra Daniel Barros acrescenta ainda que pensar muitas vezes na mesma coisa pode causar ansiedade. Uma das maneiras de resolver isso é através da meditação - pegar uma vela, por exemplo, e ficar olhando para ela pode ajudar a "limpar" a cabeça e a relaxar. Vale ressaltar, porém, que a meditação não aumenta a criatividade, apenas esvazia a mente e relaxa, além de outros benefícios. A criatividade e as ideias, portanto, vêm dos momentos de devaneio e descanso, como explicou o médico.

A meditação é a maneira de treinar e purificar a própria mente. Meditar faz muito bem!
Isso é muito bom. Por quê?
Quando a mente vagueia mundo afora, ela entra em contato e se apega aos objetos de que você gosta, ou sente aversão em relação aos objetos de que você não gosta. Isso faz com que surja apego sob a forma de desejo, cobiça, aversão, etc.
Quando você medita, sua mente se volta para dentro, mesmo que seja por um breve instante, e isso é muito bom, porque a mente pára de se apegar aos objetos mundanos. Assim, sua mente se tornará mais e mais pura. Tente fazer isso todos os dias, sempre que você precisar sentir-se livre, em qualquer posição e em qualquer lugar Meditar é familiarizar nossa mente  de maneira regular e profunda com um objeto virtuoso.  Geshe Kelsang

Nenhum comentário: