5.08.2014

Dicas para mulheres que desejam fazer cirurgias plásticas após a gravidez

Cirurgias plásticas após a gravidez: quais as mais procuradas, seus riscos e o período certo de espera para realizar uma intervenção. 
 

  O ideal é aguardar seis meses após parar de amamentar para realizar cirurgias.

A mãe deixa de ser “uma só pessoa” a partir de a ocasião em que o teste de gravidez mostra o resultado positivo. Desse momento em diante, principalmente nos próximos nove meses de gestação – e nos que virão logo a seguir, com a amamentação – esse corpo é dividido entre a mulher e a criança. A maioria das mães afirma que essa é uma das melhores sensações existentes, a de ter o seu filho protegido, dentro de si. Porém, com esse “bônus”, vem também o “ônus” das mudanças corporais: o aumento no volume dos seios, seguido pela barriga e os quadris.
Apesar de muitas mulheres sentirem-se incomodadas ao olharem sua imagem no espelho, as novas mamães devem deixar de lado, pelo menos por um tempo, essas preocupações com a estética – principalmente no período de gestação e no pós parto. Dietas e soluções mais drásticas, como as cirurgias plásticas, devem ficar para depois. 
O período mínimo para uma intervenção deve ser de três a seis meses, e que o ideal é recorrer as cirurgias plásticas apenas seis meses depois do término da amamentação. Os procedimentos mais procurados por essa classe são aqueles que envolvem as mamas e a região da barriga. No caso do abdome, por exemplo, as gorduras localizadas podem ser resolvidas com a lipoaspiração. Porém, Pacheco ressalta que antes de recorrer à esse método, é preciso voltar ao peso normal. "A lipoaspiração não é a solução para quem deseja emagrecer, até porque existe um limite de gordura que podemos retirar - entre 5% e 7% do peso do paciente. Ela é eficaz no caso das gorduras localizadas".
A abdominoplastia é outra intervenção bastante procurada pelas mães, que ajuda na flacidez pós-parto. A gordura fica localizada em grande parte acima da marca da cicatriz cesariana, e a cirurgia corrige a flacidez muscular e remove o excesso de pele e gordura em todo o abdome. “Se for esse o caso, a mulher deve estar preparada para enfrentar as restrições que a cirurgia oferece, como, por exemplo, ficar cerca de seis semanas sem levantar peso – ou seja, nada de segurar o bebê”.
O principal risco da cirurgia no período pós-parto é o mal resultado. “Se o corpo não estiver no seu estado normal, o médico realiza a operação, mas não tem parâmetros corretos”.No período certo, ou seja, depois do término da amamentação e dos meses em seguida, a paciente já pode estar dentro dos “parâmetros normais”, mas, é necessária uma avaliação médica criteriosa para chegar a essa conclusão.
Porém, antes de ir ao consultório com a cabeça feita e decidida que irá fazer a cirurgia plástica, o médico faz ressalvas importantes que devem ser atendidas pelas mulheres: é preciso respeitar o período pós-parto; se a mãe pretende ter mais filhos é melhor deixar a cirurgia para depois; a mulher deve procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; qualquer intervenção deverá ser feita em um hospital bem equipado.
Alderson Luiz Pacheco
Cirurgião Plástico

 Saiba mais sobre esta questão:

Plástica no pós-parto

Ter o corpo de antes da gestação, e quem sabe melhor, é o desejo da maior parte das mulheres. Para aquelas que tem na genética uma aliada e que levam a sério as orientações nutricionais durante a gravidez – em especial a de engordar 1 quilo por mês, a recuperação da silhueta ocorre em um período de 3 a 6 meses, especialmente quando amamentam. Mas, para a maioria, o processo pode ser um pouco mais longo. “E comum receber pacientes que desejam lançar mão da plástica pouco tempo após o parto. Ocorre que nessa fase o corpo passa por importantes transformações hormonais e adaptações orgânicas”, explica Dr. Wandler de Pádua, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O especialista é emblemático: a cirurgia deve ser realizada, no mínimo, entre 8 e 12 meses do nascimento do bebê, mesmo assim, se a paciente já estiver dentro de um peso próximo do ideal. “Vale sempre lembrar que plástica não é recurso para emagrecimento, mas sim, para propiciar maior harmonia estética”, comenta o médico. “E mais: a demanda deve partir sempre da própria paciente e não, de terceiros, como companheiro ou amigas”, complementa.
Entre os procedimentos mais procurados no pós-parto está a correção da mama, que pode apresentar flacidez por conta do grande aumento e diminuição de tamanho em um curto espaço de tempo. Além de corrigir a incômoda sensação de “queda”, os cirurgiões recebem com freqüência mulheres que querem realizar implante de silicone após experimentar volume maior dos seios. Esse é o caso da apresentadora Xuxa e de várias outras celebridades. “A plástica de mama deverá ser realizada aproximadamente 3 meses após o termino da amamentação”, esclarece o médico.
No quesito abdome, as gordurinhas localizadas podem ser enxugadas com a lipoaspiração. Já a flacidez, demanda a abdominoplastia – seja a versão clássica ou a chamada “mini”. Ao optar por qualquer procedimento, a paciente deve estar preparada também para o período pós-cirúrgico. “Em alguns casos, ela vai necessitar de repouso e cuidados especiais, como drenagem linfática. Uma cirurgia de mama, por exemplo, pede de 6 a 8 semanas sem levantar peso. Com um bebê em casa, isso pode ser um desafio”.
Na prática do dia-a-dia, o médico faz sempre questão de ressaltar que embora a imagem pessoal seja importante para o bem-estar da mulher, ela deve vivenciar intensamente os primeiros meses de vida da criança. “Mãe e bebê necessitam de convivência, interação e trocas – aspectos fundamentais para a saúde de ambos. Por vezes é melhor aguardar um pouco mais para cirurgia plástica”.
Carla Furtado

11 dúvidas sobre fazer ou não uma cirurgia plástica após uma gravidez

Especialista responde às questões mais comuns das mulheres que desejam retomar a forma após a gestação


Certas intervenções estéticas não podem ser feitas no pós-parto

A gestação é um período intenso para a mulher, marcado por mudanças físicas e emocionais. Do ponto de vista estético, a forma física apresenta modificações visíveis: os seios antes firmes, podem ficar flácidos; o abdômen também pode sofrer com o acúmulo de gordura, processo que pode ser acompanhado de flacidez e estrias.

Dependendo de quantos quilos a pessoa engordou durante a gravidez, a recuperação se torna mais lenta e difícil. Alguns tratamentos estéticos e a cirurgia plástica podem ajudar a mulher na recuperação de sua autoestima e do contorno corporal.

Para falar sobre esse assunto, o cirurgião plástico Alan Landecker, autor do livro “Cirurgia Plástica - Manual do Paciente” responde às principais dúvidas sobre esse tema.

1. Durante a gestação, a mulher pode se submeter a alguma cirurgia plástica?
Não é indicada a realização de qualquer cirurgia plástica durante a gestação, justamente por conta das substâncias anestésicas utilizadas na operação que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê no útero. Além disso, durante a gravidez ocorrem alterações hormonais significativas, que levam ao acúmulo de gordura e retenção de líquidos, fatores que interferem no contorno original do corpo. Ou seja, o cirurgião não terá um visual real do corpo dessa mulher para planejar a cirurgia.

2. Algum tipo de cirurgia plástica pode ser realizada logo após o parto?
Por conta das alterações hormonais, o ideal é que a mulher realize uma cirurgia plástica pelo menos seis meses após parar de amamentar porque, passado este período, o corpo está mais equilibrado do ponto de vista hormonal. Mas, é necessária uma avaliação médica criteriosa. No entanto, se ela ainda estiver com o peso acima do indicado, sugerimos que a mulher realize um "programa de bem-estar" que inclui acompanhamento nutricional, endocrinológico e assessoria esportiva. A cirurgia plástica entra como a parte final deste programa, pois os melhores resultados são obtidos quando a mulher está em boas condições físicas e com o peso mais próximo do ideal.

3. Quais são os principais tipos de cirurgias plásticas realizadas pelas mulheres, após a gravidez?
Principalmente, lipoaspiração, seguida da cirurgia de mamas (com ou sem prótese) e a abdominoplastia, que remove a gordura localizada no abdômen e a flacidez de pele ao redor da região umbilical.

4. Caso a mulher opte por realizar uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia após o parto, quais seriam as condições ideais?
Em primeiro lugar, ela deve seguir as orientações de seu ginecologista. Após o parto, como qualquer outro paciente, a mulher deve estar clinicamente saudável e com o peso bem próximo ao que tinha antes da gravidez.

5. No caso da mulher ter passado por uma cesariana e ainda ter propensão à formação de quelóides, como deve ser o procedimento na cirurgia plástica?
O tipo de parto (normal ou cesárea) não influencia na realização da operação. Se a mulher tem propensão à formação de quelóides, ela deve comunicar isso ao cirurgião plástico. Ele deverá analisar a condição da pele, para evitar que isso volte a ocorrer. Com o avanço da medicina, foram desenvolvidas técnicas de sutura que minimizam o aparecimento de quelóides.
6. A lipoaspiração é a melhor técnica para reduzir as gorduras acumuladas no abdômen, costas e coxas, após o parto?
A lipoaspiração pode ser a melhor técnica para remodelar o corpo, retirar a gordura localizada e, assim, harmonizar o contorno corporal. Pode ser o procedimento mais indicado em pacientes sem flacidez de pele. Porém, caso a paciente apresente muita flacidez na região da barriga, o recomendado é a abdominoplastia. É essencial que o cirurgião plástico analise a condição da pele da paciente para decidir o tipo de cirurgia mais adequado.

7. O implante de silicone nas mamas pode interferir na amamentação? Quando a mulher pode realizar plástica nos seios depois da gravidez?
A cirurgia plástica de mamas, dentro dos princípios técnicos corretos e, independente do tipo de corte realizado, não interfere na amamentação. O tempo indicado para realização da plástica é seis meses após parar de amamentar. Todas as mulheres devem realizar exames anuais para o controle das mamas, após a inclusão da prótese.

8, Após ter se submetido a uma cirurgia plástica de abdômen, mamas ou lipoaspiração, o que pode acontecer ao corpo feminino na eventualidade de uma nova gravidez?
Uma eventual gravidez pode anular ou prejudicar o resultado obtido. Para que isso não ocorra, é vital que o médico e a paciente conversem sobre os planos de uma nova gestação. Estes aspectos têm que ser discutidos detalhadamente, porque a paciente tem que entender que uma nova gravidez irá interferir nos ganhos obtidos com a cirurgia plástica, principalmente de abdômen e mama, podendo causar estiramento de pele nestas regiões. Por isso, pode ser recomendável que mulheres que desejam engravidar num futuro próximo adiem a cirurgia plástica para quando decidir não ter mais filhos.

9. A cirurgia plástica, após a gravidez, é recomendada para a remoção de estrias?
Estrias são cicatrizes profundas na derme. Dependendo do local onde elas estão e do aspecto da pele, procura-se não operar. Mulheres que possuem estrias na parte inferior do abdômen (abaixo do umbigo) até podem realizar uma abdominoplastia para removê-las na totalidade, mas a pessoa vai trocar as estrias por uma cicatriz na região. Não é possível intervir cirurgicamente em estrias localizadas no 'pneuzinho' ou nos seios, por exemplo. Hoje, existem tratamentos que podem melhorar o aspecto das estrias, como é o caso do laser e da carboxiterapia.

10. Quais são os principais erros que uma mulher comete após a gravidez com o desejo de recuperar logo a forma física?
O grande erro é não adotar uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Muitas delas querem emagrecer drasticamente e ficam sem comer. Várias mulheres depositam na cirurgia plástica todas as esperanças de conseguir um corpo renovado. Mas, elas precisam ter consciência de que a cirurgia será o complemento de um programa de bem-estar, que inclui dieta balanceada, exercícios físicos e também equilíbrio psicológico.

11. A mulher pode realizar algum dos tratamentos de rejuvenescimento facial após o parto? Qual o mais indicado para remoção de manchas?
Qualquer procedimento que envolva anestesia deve ser realizado seis meses após parar de amamentar. Outros tratamentos estéticos não-invasivos devem ser analisados e indicados por um médico dermatologista.

Abril.com

Nenhum comentário: