8.20.2014

Beleza: maquiagens, cabelos e unhas



Médicos falam sobre moda da cintura fina: ‘Tem que respeitar a genética’

Mayra Cardi, Rayanne Morais e Thalia são algumas das beldades que exibem medidas diminutas na região e levantam as perguntas: É possível? É saudável?

Eliane Santos do EGO, no Rio
Gracyanne Barbosa, Rayanne Morais, Mayra Cardi e Thalia (Foto: Instagram / Reprodução | Site Oficial)Gracyanne Barbosa, que tem 69cm de cintura, Rayanne Morais, com 57cm, Mayra Cardi, com 55cm e Thalia com 56: magras, mas saudáveis?
Mayra Cardi chamou atenção de muita gente na sexta-feira, 15, ao exibir uma cintura fininha, quase impossível de acreditar que fosse humana. Mas em conversa com o EGO, a ex-BBB negou o uso de Photoshop para dar aquela afinada na imagem, confirmou que sempre teve medidas pequenas na região e que já até ouviu piadas sobre a existência de seus órgãos na região.

Mas não é só Mayra Cardi que adotou o visual fininho. Rayanne Morais, Gracyanne Barbosa e a cantora Thalia – que já foi acusada de remover costelas para atingir seu objetivo -, são algumas das famosas que estão embarcando na moda do momento: a da cintura fina. No entanto, todas são unânimes em afirmar que suas medidas são fruto de malhação e dieta saudável, como é o caso de Gracyanne e seus 69cm, ou ainda donas de uma genética privilegiada, como Rayanne e seus 57cm, e Mayra Cardi e seus atuais 55cm.
Sobre Thalia permanece o mistério. Apesar da cantora já ter negado publicamente a remoção das costelas, o folclore em torno da mexicana ainda é forte. Outra que vive sob a mesma aura é a modelo ucraniana Valeria Lukyanova, conhecida como Barbie Humana, e que já se submeteu a várias cirurgias para se parecer cada vez mais com a boneca. Para saber o que seria o limite do aceitável na nova tendência, o EGO foi conversar com alguns especialistas.

Turíbio Barros, mestre e doutor em fisiologia (Foto: Divulgação/Divulgação)Turíbio Barros: lesões na lombar
Turíbio Barros (Mestre e doutor em fisiologia) – “Não existe um paramento mínimo aceitável. Existe o máximo em uma relação cintura/quadril para medir a obesidade. Essa relação mínima reflete uma tendência nova do nosso tempo e precisaria ser estudada ainda. O importante é pensar que, se a pessoa quer ter cintura fina, e elimina gordura da região para isso, tem que fortalecer a musculatura da região para que ela seja capaz de sustentar os membros inferiores. Uma grande remoção de gordura da região pode causar uma projeção da lombar, causar lesões e vulnerabilidade na região com consequências desastrosas.”
Guilherme Renke,  cardiologista e especialista em medicina do esporte  (Foto: Divulgação/Divulgação)Guilherme Renke: tem que fortalecer a região
Guilheme Renke (Cardiologista e especialista em medicina do esporte) – “A região compõe um grupo de músculos formados pelo abdômen, a lombar e a pelve, e seria o ponto mais importante do corpo. Não existe medida mínima para a região, mas a máxima da cintura abdominal em homens é de 102cm e em mulheres, 88cm. Mas isso já caiu por terra porque temos pessoas com cintura fina - obtida com lipo, por exemplo -, mas que não estão saudáveis. É possível ter cintura fina, mas se fixar nisso não é saudável. Tem que fortalecer a musculatura para não prejudicar a lombar. Diminuir demais o percentual de gordura na região, sem fortalecer a musculatura, pode afetar a postura da coluna.”
Juliana Estrela, nutricionista e fisiologista do exercício (Foto: Divulgação/Divulgação)Juliana Estrela: nada de cirurgia ou espartilho
Juliana Estrela (Nutricionista e fisiologista do exercício) – “Quando a pessoa emagrece muito abruptamente, isso acarreta uma série de problemas. Um deles, no caso das mulheres, seria a baixa do percentual de gordura no organismo, que é necessária para a composição de alguns hormônios, como o estrogênio. Sem ele, a mulher para de menstruar. Sem menstruar, a mulher pode ter seu útero atrofiado e entrar em uma menopausa precoce. Isso para falar em casos de dietas drásticas para emagrecimento da região. Tentar ter cintura fina então por outros meios, como retirada de costela, é completamente inaceitável. Já vi casos em que a pessoa usou espartilho para afinar a região, ficou desproporcional e isso afetou o seu eixo de equilíbrio do corpo. A pessoa não precisa ser mais bonita do que saudável. A medida certa para cada um seria a pessoa respeitar a sua genética, a sua proporcionalidade. Tenho 1,65m e peso 60kg. Nunca vou ter um corpo igual ao da Gisele Bündchen. Minha genética é outra, e tenho eu aceitar isso.
Valeria Lukyanova, a Barbie humana (Foto: Facebook / Reprodução)Valeria Lukyanova, a Barbie humana: ela teria tirado costelas (Foto: Facebook / Reprodução)
Cintura de barbie de Valeria Lukyanova (Foto: Reprodução / Youtube)As imagens são chocantes (Foto: Reprodução / Youtube)
Mayra Cardi (Foto: Marcos Serra Lima / EGO)Mayra Cardi recorreu ao ensaio do paparazzo em sua defesa: fininha desde sempre
(Marcos Serra Lima / EGO)
Gracyanne Barbosa (Foto: Reprodução/ Instagram)Gracyanne Barbosa: ela está afinando (Foto: Reprodução/ Instagram)
 


Nenhum comentário: