8.21.2014

ESPECIALISTA ALERTA POPULAÇÃO SOBRE DOENÇAS ALÉRGICAS


Especialista alerta população sobre doenças alérgicas
Alergologista explica que, nesta época do ano, há muita variação de temperatura durante todo o dia, além de ter um ar mais seco e poluído, o que pode ser outro fator desencadeante das crises. 

Nas últimas décadas, houve um aumento mundial de cerca de 30% no número de pacientes com alergias respiratórias. O Brasil não é exceção, a alergia é uma reação exacerbada do corpo a determinados agentes que são chamados de alérgenos, entre eles, poeira, ácaros, fungos e até pelos de animais domésticos.

A dra. Cristiane Passos Dias Levy, alergologista e otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que, nesta época do ano, há muita variação de temperatura durante todo o dia, além de ter um ar mais seco e poluído, o que pode ser outro fator desencadeante das crises. “Essas alterações climáticas funcionam como irritante para os pacientes alérgicos provocando mais crises, principalmente, as alergias respiratórias como asma, bronquite e rinite”.

Normalmente, as alergias mais frequentes são a rinite, caracterizada por espirros, coriza, obstrução e coceira no nariz, e a asma, caracterizada por tosse, chiado e falta de ar. Os órgãos mais afetados nestes casos são o nariz e pulmão devido às alterações climáticas. A pele também sofre consequências como o ressecamento causado pela falta de hidratação, clima seco e banhos quentes.

Segundo a especialista, é importante que o paciente tenha um acompanhamento médico para que haja um tratamento preventivo. Porém, algumas mudanças de hábitos também podem ajudar e muito a minimizar o problema, tais como tomar bastante líquido para ter o corpo sempre hidratado, realizar periodicamente a higiene nasal, manter a casa arejada e ensolarada, longe de agentes causadores de alergia, e permanecer em locais fechados e aglomerados o mínimo possível.

Outras medidas de precaução que a médica comenta para garantir o controle dos agentes desencadeantes em casa são passar pano úmido no piso de todos os ambientes, evitar carpetes, tapetes e almofadas, já que acumulam poeira, colocar capa antiácaros nos colchões e travesseiros, evitar objetos que retenham pó como estante de livros e bichos de pelúcia. Já nos banheiros, é preciso evitar os focos de mofo deixando-os sempre ventilados.


Saiba ainda  






Considerações sobre doenças alérgicas


O que é Alergia?

Alergia é uma resposta de defesa exagerada do sistema imunológico de algumas pessoas diante de alguma substância que o organismo reconhece como estranha a ele. Esta resposta exagerada que tem como base o fator hereditário e a exposição às substâncias alergênicas; poeira, pó, pelo de animais, insetos, poluição, produtos químicos, leva aos sintomas e sinais das várias doenças alérgicas.

As alergias podem ser:


Respiratórias:
Rinite Alérgica e asma (bronquite);

Ocular:
conjuntivite alérgica;

Dermatológicas:
Dermatite atópica (eczema atópico);
Dermatite de contato;
Urticária;
Angioedema.

Alergias a: alimentos, medicamentos, látex, picada de insetos, Rinite Alérgica e Asma
São doenças alérgicas do sistema respiratório superior e inferior. Existe uma relação grande entre ambas doenças por terem semelhanças constitucionais na formação das células do sistema imunológico.
Os sintomas da rinite alérgica são muitas vezes confundidos com gripe ou resfriado e na maioria dos casos o diagnóstico e o tratamento são feitos tardiamente.Espirros repetidos; coceira no nariz, nos olhos, na garganta, entupimento nasal, tosse e coriza clara (nariz escorrendo) são os sintomas da rinite alérgica, presentes grande parte do ano, piorando em meses de ar frio e tempo seco.
Respiração bucal com alteração na formação da arcada dentária, gengivites, roncos, sinusite, otite, faringite, conjuntivite, perda de apetite, perda de olfato, desatenção, falta de concentração e alteração do humor com irritabilidade, cansaço, desânimo e mau desenvolvimento físico e intelectual são consequências da rinite não controlada.

Asma causa tosse seca ou com catarro; sensação de aperto no peito, cansaço, falta de ar e chiado no peito.Em crianças pode se iniciar com tosse seca noturna ou com esforços físicos. Existe grande variação desses sintomas dependendo da idade da pessoa, de seus hábitos; ambiente de trabalho e domiciliar e outras características pessoais. Também presente em grande parte do ano: piorando nas estações outono/inverno.
Situações relacionadas com emoções e ansiedade também são fatores que desencadeiam os sintomas de rinite alérgica e asma.
Estas doenças são causas importantes de absenteísmo no trabalho e escola e comprometem a qualidade de vida, podendo ter graves consequências se não controladas.
A asma pode levar a restrição da capacidade física e intelectual consultas em pronto-socorro, internação e óbitos. É a doença crônica que mais cresce em crianças, sendo a terceira maior causa de internação hospitalar (+/- 400.000 / ano). O diagnóstico precoce e tratamento adequados controla e evita essas consequências, mantendo a qualidade de vida das pessoas.
Alergia Ocular: assim como as vias aéreas e a pele os olhos podem apresentar reação alérgica, sendo a conjuntivite alérgica a mais comum. Durante a crise os olhos ficam irritados, coçando, ficam vermelhos e lacrimejando.
Dermatite Atópica (eczema atópico): é um tipo de alergia de pele que apresenta eczema (ressecamento) e coceira intensa, ocorrendo pricipalmente nas dobras de braços, pernas, face, pescoço e às vezes em todo o corpo. Tem início na infância, mas pode aparecer em qualquer época da vida e tem grande relação com alergia respiratórias. Às vezes precede o quadro respiratório e às vezes são simultâneos. Evolui de forma lenta com período de melhora intercalada com período de crises.
Urticária e Angioedema: a urticária se caracteriza por placas avermelhadas na pele com coceiras e o angioedema por inchaço em região de mucosas. São os principais sintomas de reações alérgicas a alimentos e medicamentos. As reações com alimentos podem apresentar também sintomas no aparelho digestivo como náuseas, vômitos e diarréia. Muitos quadros de intolerância alimentar são confundidos com alergia; mas são muitos distintos.Alergia ao látex: látex natural é o produto extraÍdo da seiva da seringueira; encontrado em diversos artigos de uso diário como luvas adesivas, brinquedo de borracha, balão, sapatos, camisinha, óculos de natação e vários dispositivos médicos. A reação pode se manifestar de diversas formas: desde quadros leves de urticária, asma, rinite a quadros fatais (edema de laringe e choque anafilático).
Aproximadamente 50% das pessoas alérgicas ao látex, também são alérgicas a pelo menos uma fruta (banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi e mamão) porque além do látex ser um produto vegetal ele apresenta propriedades semelhantes às das frutas.
Alergia a alimentos:apresenta um quadro clínico amplo e variado; desde urticária generalizada, angioedema até sintomas de rinite, asma, vômito, diarréia e perda de peso. Inicialmente mais comum em lactantes e crianças. Na infância os alimentos mais comuns da causas alérgicas são: leite de vaca, ovo, trigo, soja e amendoim. Nos adultos: camarão, frutos do mar e peixe.
Autor: Dr. Roberto Bezerra
Alergista

Nenhum comentário: