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Segundo a Febraban (A Federação Brasileira de Bancos), em 2013 foram investidos R$ 9 bilhões em recursos destinados a ampliar a segurança de caixas eletrônicos e do internet banking. Mesmo assim, todos os dias surgem novos golpes com velocidade muito maior do que a criação de meios parta evitá-los.
Roubos de senhas, clonagem de cartão, painéis falsos instalados em cima dos equipamentos que ficam nas agências bancárias, telefones ao lado dos caixas que fazem ligações diretas para os golpistas, engenhocas que impedem a saída do dinheiro. Tudo isso são algumas das maneiras utilizadas para lesar o consumidor. Para ajudá-lo a não cair em nenhum golpe, separamos algumas dicas que até podem parecer bastante óbvias, mas que em alguns momentos esquecemos de segui-las – isso pode ser determinante na hora de evitar uma fraude.
Confira abaixo:
- Nunca passe sua senha para terceiros;
- Evite andar com suas senhas anotadas em papeis. O ideal é decorá-las;
- Recuse ajuda de desconhecidos na fila do caixa. Certifique-se que está pedindo orientações para funcionários munidos de crachá do estabelecimento, mesmo assim não é necessário passar sua senha;
- Use caixas eletrônicos em locais de grande movimento;
- Cuidado para que ninguém próximo ao caixa observe a digitação da sua senha;
- Verifique a tela do terminal, se estiver avariada ou com alguma diferença, mude para outro;
- Observe o local onde os cartões são inseridos; qualquer anormalidade em relação aos outros caixas é motivo para desconfiança. Criminosos acoplam aparelhos (“chupa-cabra”) neste local e, ao retirar o cartão, as informações do usuário ficam gravadas no dispositivo, que é recuperado em seguida pelos bandidos;
- Em caso de retenção do cartão no caixa automático, utilize as teclas “anula ou “cancela” e comunique imediatamente ao banco o ocorrido. Utilize o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode ser um golpe. Nenhum atendente de banco pedirá sua senha, portanto, desconfie se a pessoa que o estiver atendendo o fizer;
- Atente aos esbarrões próximos ao caixa. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está no seu bolso ainda é o seu.
Fontes: Folha de São Paulo e O Globo