10.16.2014

Aécio tem telhado de cristal

Debate na TV incita 'Fla-Flu' eleitoral nas redes sociais

Apoiadores de Dilma Rousseff e Aécio Neves repercutem embates na TV

O Dia
Avalanche de comentários sobre o debate entre Dilma e Aécio tomaram conta do Twitter e do Facebook
Foto:  Reprodução
Rio - O acirramento de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no debate da Band repercutiu no mesmo tom nas redes sociais. Uma avalanche de comentários tomaram conta do Twitter e no Facebook e continuaram a bombar na quarta-feira. Segundo a emissora, o encontro gerou mais de 1,2 milhões de tuítes, um volume 52% maior que o número de mensagens postadas no primeiro turno. O nome de Aécio chegou a ser mencionado 2,721 vezes por minuto no Twitter, enquanto Dilma atingiu 2,188 posts por minuto.
No momento do debate, predominaram reproduções de frases polêmicas, ataques e comentários sobre o desempenho dos candidatos. O escrutínio atingiu as roupas, expressões, movimento corporal e problemas de dicção dos oponentes. Também deram as caras os engraçadinhos. Até o ex-presidenciável Eduardo Jorge (PV) entrou na onda dizendo que estava com “saudades do menino debate”
Já na quarta, o embate era para decretar quem foi o “vencedor” do encontro, com os militantes de cada lado exaltando as partes boas e ignorando as falhas de seu favorito. “Nas redes, mais o que importa é a versão que é vendida do debate”, analisa o cientista político. “O clima é muito de torcida. As pessoas falam para seus pares em um movimento de fortalecimento de iguais”, completa o sociólogo da UFRJ Paulo Baía. Para ele, quem procura se informar para escolher seu candidato deve ser cauteloso com as informações que circulam na internet.
“O ambiente das redes não é o mais propício porque está muito acirrado e radicalizado. A questão da intolerância atrapalha o debate”, afirma ele, que diz ter visto muitas informações distorcidas na internet. Ricci também avalia que os nervos estão à flor da pele, principalmente depois do episódio de insultos preconceituosos contra os nordestinos no Twitter.
“Aquilo gerou uma revolta muito grande e contaminou as redes. O clima ficou muito emocional”, avalia.

Nenhum comentário: