10.17.2014

O esforço da mídia para que Armínio comande a economia no próximo governo

 
Com a mudança de posição do candidato demotucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas pesquisas, a mídia se mostra a cada dia mais empolgada com o ministro da Fazenda que ele escolheu, o ex-presidente do Banco Central (BC) na era FHC, Armínio Fraga.  A cada dia amplia-se o espaço concedido na mídia impressa às suas “propostas” econômicas que, na verdade, ele e o seu candidato a presidente ainda mantém escondidas já que se chegassem lá a política econômica que pretendem implantar seria outra, de forte conteúdo recessivo.
Nunca ninguém deu tantas entrevistas em tão pouco tempo e foi tão elogiado quanto Armínio num espaço de tão poucos dias, apesar do baile que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu nele naquela já célebre entrevista na Globo News. Hoje, no entanto, a Folha de S.Paulo, na página 8 de seu caderno Eleições, nessa reportagem “A volta do bicho papão” se supera na bajulação a Armínio – supera-se e também aos outros jornalões na defesa do pensamento econômico do ministro da Fazenda que nunca vai ser.
Promovem um endeusamento de Armínio
A reportagem segue a linha editorial de todos jornalões no endeusamento a Armínio Fraga. É um texto laudatório e abertamente critico ao PT e a campanha da nossa candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff. Com base em afirmações de “futuros ministros” de Aécio, cita inclusive um fato já desmentido por dirigentes do PT: o ex-presidente Lula,quando assumiu a Presidência da República teria cogitado pedir a Armínio que permanecesse na presidência do BC.
Pessoal, para tudo deve haver limites, não? Inclusive em campanhas pró-Armínio ministro da Fazenda…O ex-ministro José Dirceu estava lá, era titular da Casa Civil do governo e pode garantir que o presidente Lula jamais aceitou insinuações – insinuações, porque nem chegavam a ser propostas nessa linha de manter Armínio. Pelo contrário, se chegassem, ainda que nessa linha de insinuações, ele as rechaçava de pronto.
Para entender melhor o jogo: a lista de entrevistas e reportagens pró-Armínio comandante da economia publicadas no Estadão, Globo, Valor Econômico e agora  na Folha pode e deve ser caracterizada como campanha eleitoral a favor de Aécio Neves. Pura e simplesmente, não passa disso. Mas aí, de jornalismo mesmo, não restou nada…

Nenhum comentário: