11.08.2014

Gorbachev diz que mundo está à beira de nova Guerra Fria


 Gorbachev deixa as marcas de suas mãos em placa de cimento no Checkpoint Charlie, em Berlim, nesta sexta-feira (7) (Foto: AFP PHOTO / ODD ANDERSEN)




BERLIM (Reuters) - O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev advertiu em um discurso em Berlim neste sábado que as tensões Leste-Oeste com a crise Ucrânia estão ameaçando levar o mundo rumo a uma nova Guerra Fria, 25 anos após a queda do Muro de Berlim.
Gorbachev, que é creditado por forjar a aproximação com o Ocidente que levou ao fim dos regimes comunistas na Europa Oriental, acusou o Ocidente, e os Estados Unidos em particular, de não cumprirem suas promessas depois de 1989.
"O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria. Alguns dizem que isso já começou", disse Gorbachev, que é festejado na Alemanha por seu papel crucial em ajudar a criar as condições para a abertura pacífica do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, anunciando o fim da Guerra Fria.
"E, no entanto, embora a situação seja dramática, não vemos o principal órgão internacional, o Conselho de Segurança da ONU, representando qualquer papel ou tomando qualquer ação concreta."
O conflito no leste da Ucrânia já matou mais de 4 mil pessoas desde o início do levante de separatistas pró-Rússia em meados de abril.
A Rússia culpa Kiev e o Ocidente pela crise, mas a Otan diz que tem provas contundentes de que a Rússia tem ajudado os rebeldes militarmente no conflito.
Gorbachev, de 83 anos, também criticou a Europa e disse que ela está em perigo de se tornar irrelevante como potência global.
"Em vez de se tornar um líder de mudanças em um mundo globalizado, a Europa tornou-se uma arena de agitação política, da competição por esferas de influência e, finalmente, de um conflito militar", disse.
"A consequência inevitável é a Europa enfraquecendo num momento em que outros centros de poder e influência estão ganhando impulso. Se isso continuar, a Europa perderá uma forte voz nos assuntos globais e, gradualmente, vai se tornar irrelevante."
Falando em um evento no Portão de Brandemburgo, em Berlim, Gorbachev disse que o Ocidente explorou a fraqueza da Rússia após o colapso da União Soviética, em 1991.
"A euforia e o triunfalismo subiram às cabeças dos líderes ocidentais", disse. "Aproveitando o enfraquecimento da Rússia e a falta de um contrapeso, eles alegaram a liderança e o domínio do mundo, recusando-se a prestar atenção às palavras de cautela de muitos presentes aqui", afirmou.
Gorbachev disse que o Ocidente cometeu erros que perturbam a Rússia com o alargamento da Otan, suas ações na ex-Iugoslávia, Iraque, Líbia, Síria e planos para um sistema de defesa antimísseis.
"Falando metaforicamente, uma bolha já se transformou em uma sangrenta ferida", disse. "E quem está sofrendo mais com o que está acontecendo? Acho que a resposta é mais do que clara: é a Europa."

Nenhum comentário: