11.05.2014

Vacina contra Dengue

Vacina pode ajudar a prevenir a dengue em cidades brasileiras com risco de epidemia

A notícia veio de um congresso que acontece nos Estados Unidos. A primeira vacina contra a dengue pode entrar no mercado no fim de 2015. Depois de 20 anos de pesquisas, a vacina foi testada e mostrou a eficácia contra os quatro tipos da doença.

Saiba ainda:
A vacina contra a dengue já existe e teve sucesso em testes realizados em humanos. A empresa francesa Sanofi Pasteur conseguiu criar uma vacina com o vírus atenuado da dengue, sendo esta eficaz contra os 4 tipos existentes da dengue.
Em laboratório os cientistas conseguiram produzir um vírus atenuado da dengue e fizeram uma vacina com ele, composta por 3 doses que devem ser dadas com intervalo de 6 meses.  
A vacina foi já dada a indivíduos de diferentes locais do mundo que habitam em regiões onde há grande possibilidade de contrair a dengue, e após a vacinação foi observado que mesmo estando expostos ao vírus da dengue, nenhum deles chegou a desenvolver a doença, pois os seus corpos já tinham desenvolvido anticorpos contra o vírus da dengue. 
Durante os testes em humanos não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local de aplicação, o que é comum para a maior parte das vacinas. 
Estima-se que em 2015 a vacina da dengue já esteja disponível no mercado, após serem feitos todos os testes nos humanos e ter sido aprovada. 
Avanços contra a dengue
No Brasil, o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan também estão tentando desenvolver uma vacina contra a dengue que seja totalmente eficaz contra os 4 subtipos da doença, estando prevista a sua comercialização em 2015. Atualmente estão sendo feitos testes em várias cidades brasileiras para avaliar a segurança e eficácia da vacina. 
Na Austrália, um grupo de pesquisadores em parceria com a Fiocruz  tentam encontrar uma nova arma contra a dengue, a bactéria Wolbachia que contamina o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt  diminuindo pela metade o seu tempo de vida e livrando-o do agente causador da doença. Esta seria uma outra abordagem contra a doença, natural e mais sustentável, segundo os pesquisadores.

Arquivado em "vacina contra dengue"

Aedes_aegypti_peq

Vacina contra a dengue até 2015

A notícia do início dos testes em seres humanos em Fortaleza de uma vacina contra a dengue coloca em destaque a possibilidade da obtenção já nos próximos anos de um medicamento preventivo contra a doença. Ameaça para 2,5 bilhões de pessoas em mais de 100 países, a dengue é um desafio para as autoridades de [...]

vacina-dengue

Vacina contra a dengue é testada em cinco capitais brasileiras

Cinco capitais brasileiras – Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória – estão participando dos testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia. Em testes anteriores, o medicamento tem se mostrado seguro [...]

Fiocruz anuncia fase de estudos da vacina contra dengue


A vacina contra a dengue desenvolvida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entrar em fase de estudos clínicos e deve ser concluída em quatro ou cinco anos, disse nesta terça-feira à Agência Efe o diretor de Bio-Manguinhos, unidade de vacinas da Fiocruz, Arthur Couto. Segundo ele, os testes começarão nos centros da instituição nos estados [...]

diagnosticodengue

Vacina antidengue testada no Brasil

O Instituto Butantan (São Paulo) começará a testar uma vacina contra os quatro tipos de dengue em pacientes voluntários no ano que vem. O instituto vem desenvolvendo, há quatro anos, o imunizante em parceria com Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. A previsão é de que, até 2015, a vacina esteja aprovada no Brasil. [...]

Vacinas-para-Dengue

Brasil pode ter vacina contra dengue

Brasil pode ter vacina contra dengue em até três anos. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa afirma que o Ministério da Saúde está apoiando o desenvolvimento de duas vacinas brasileiras, uma no Instituto Butantã e outra na Fiocruz. Barbosa no entanto, diz que o Ministério está conversando com outro laboratório internacional que está [...]

Nenhum comentário: