1.21.2015

Como conseguir um novo emprego sem mudar de empresa?

Aprender sobre o novo time e ter um tutor ajudam na hora da transição.
Profissional deve avaliar prós e contras antes de mudar totalmente.

Do G1, em São Paulo
Profissional deve considerar as críticas e avaliar seu trabalho (Foto: Divulgação/Soulworking) 
Profissional deve avaliar prós e contras antes de
transição (Foto: Divulgação/Soulworking)
Você já pensou em mudar de emprego ou função dentro da sua própria empresa? Às vezes, os profissionais ficam tão ocupados com suas tarefas e deveres do dia a dia que deixam de ver as oportunidades que seu atual local de trabalho pode proporcionar.
Uma transferência interna, seja de departamento, ou até mesmo a mudança da função podem ser boas alternativas para quem já não está tão entusiasmado com sua carreira ou quer ir atrás de novos desafios.
O PayScale, site de carreiras norte-americano, listou 7 dicas para que o profissional consiga fazer essa transição da melhor forma possível e ainda trazer bons resultados para a empresa:
1) Entenda a política da empresa
Muitas organizações exigem um tempo mínimo em uma determinada função para que o profissional possa buscar oportunidades fora de sua atual equipe. O colaborador pode falar com seu chefe direto e também com a equipe de recursos humanos para entender como o processo deve ocorrer.
2) Entenda como sua carreira será afetada
Antes de qualquer mudança, o profissional precisa avaliar sua carreira e entender como essa transição pode afetar seus planos para o futuro. O colaborador pode falar com colegas que se já se transferiram para saber qual foi o resultado da mudança.
3) Aprenda sobre o novo time
Apesar de continuar na mesma empresa, o profissional que muda de área ou de função precisa conhecer seus novos colegas para entender como a equipe está estrutura, quais são as práticas mais comuns e também qual é a rotina do dia a dia.
4) Observe o profissional que está na função que você gostaria de estar
Conhecer a rotina de seu futuro trabalho pode ajudar o profissional a decidir se ele realmente quer mudar de cargo ou área. Além disso, ele também já pode descobrir as responsabilidades e se imaginar atuando naquela função.
5) Peça para ter um mentor
Ter contato com profissionais mais experientes e que ocupam cargos que o profissional deseja é uma boa alternativa para que o colaborador saiba quais atividades, responsabilidades e conhecimentos são exigidos para a posição em questão. Com isso, ele também vai descobrir o que precisa fazer para chegar em seu objetivo profissional.
6) Participe de projetos com a equipe
Atuar em pequenos projetos na futura função ou área ajudam o profissional a ver se seus conhecimentos e habilidades são os requisitos necessários para sua futura mudança. Ao trabalhar com a futura equipe, ele ainda poderá aprender mais sobre o cargo que deseja.
7) Conheça os benefícios
O salário será afetado? A companhia vai arcar com os valores da transferência, em caso de mudança de local de trabalho? O trabalho será no mesmo período? É importante que o profissional responda todas essas perguntas antes de fazer mudanças radicais em sua carreira, mesmo que dentro da mesma empresa

Nenhum comentário: