1.22.2015

Bovespa tem 3ª alta seguida

Ibovespa teve alta de 0,44%, a 49.442 pontos; Oi dispara quase 20%.
Mercados reagiram bem à plano de estímulo do Banco Central Europeu.

Do G1, em São Paulo
A Bovespa teve sua terceira alta consecutiva nesta quinta-feira (22), embora tenha fechado longe da máxima da sessão, com os ganhos sendo contidos pela queda das ações do setor de educação, em um dia positivo pelo anúncio de programa de compra de títulos do Banco Central Europeu (BCE).
O Ibovespa teve alta de 0,44%, a 49.442 pontos, depois de marcar máxima nos 50.281 pontos (2,14%). Veja a cotação
As ações preferenciais da Petrobras avançaram 4,38% e retornaram a casa dos R$ 10, ainda repercutindo sinais de maior independência da companhia e maior confiança na perspectiva de mudanças na economia do Brasil.
As ações da Petrobras chegaram a subir 6,5%, mas se afastaram das máximas depois que o Departamento de Energia dos Estados Unidos informou que os estoques de petróleo do país cresceram em mais de 10 milhões de barris na semana passada.
Disparada da Oi
A maior alta do Ibovespa foi da operadora Oi, que disparou quase 20%, em meio à expectativa de aprovação da venda dos ativos portugueses da companhia à francesa Altice em assembleia geral de acionistas da Portugal Telecom SGPS que ocorre nesta quinta.
A Oi é a terceira maior acionista da Portugal Telecom SGPS, com fatia de 10%. Caso a PT SGPS aprove a venda dos ativos, a Oi será beneficiária direta da venda de 7,4 bilhões de euros, podendo reduzir sua dívida e participar de um eventual processo de consolidação do mercado brasileiro.
Na outra ponta, as ações da Estácio Participações despencaram mais de 15%, ao passo que Kroton recuou mais de 6%, afetadas por preocupações de investidores sobre as mudanças nas regras de programas voltados ao financiamento do ensino superior, importante fonte de receita de companhias do setor.
As negociações entre as empresas e o Ministério da Educação (MEC) para discutir as mudanças nas regras de concessão do Financiamento Estudantil (Fies) não avançaram na reunião realizada na véspera. Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana.
Anúncio do BC europeu
Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou um plano de estímulo à economia da região. O BCE irá comprar, a cada mês, € 60 bilhões em títulos públicos e privados. Na prática, a medida vai "injetar" dinheiro no mercado, estimulando a economia.
Para o estrategista da CM Capital Markets, Marco Aurélio Barbosa, o tamanho do estímulo do BCE surpreendeu o mercado, mas ocorre em função de um cenário extremamente negativo para o bloco e para a economia mundial. "O mundo está crescendo mais lentamente. É uma notícia positiva dentro de um pano de fundo muito ruim", disse.

Nenhum comentário: