1.02.2015

Mitos e verdades sobre a alimentação






Nutricionista esclarece dúvidas comuns sobre alimentos. Confira:

O tempo passa e cada vez surgem novas teorias sobre alimentos que fazem bem ou mal para a saúde, assim como novas sugestões de dietas e comidas saudáveis. Com todas essas mudanças, aparecem também várias dúvidas na cabeça das pessoas, que ficam indecisas na hora de escolher qual é o melhor alimento para cada ocasião – e qual deve ser deixado de lado. Sabendo disso, a nutricionista Paula Souza Borges esclarece algumas das dúvidas mais comuns envolvendo alimentos, desde a ingestão de bebidas com gás, passando por dúvidas sobre verduras, alimentos diet, carnes e queijos.
01. Bebidas com gás podem gerar problemas ósseos? Mito!
O que acontece na ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos, que, ao ser transportado para os pulmões, é trocado por oxigênio. “O mito de que o gás deixa o sangue mais ácido é apenas mito – o que pode fazer mal são os outros componentes da bebida, principalmente quando se trata de refrigerantes”, explica a nutricionista.
02. Vegetais perdem seus nutrientes quando são congelados? Mito!
Quando congelado, o alimento permanece mais próximo do seu estado natural – ou seja, seus nutrientes não se perdem. Além disso, com a baixa temperatura é evitado que microorganismos invadam e estraguem o alimento, portanto, congelar os vegetais não traz nenhum malefício a eles – e nem a quem consumi-los.
03. A laranja auxilia na digestão após uma refeição pesada? Verdade!
As fibras presentes na fruta cítrica podem sim ajudar no processo de digestão, reduzindo parte da absorção de gorduras e melhorando o funcionamento do intestino – “talvez seja por isso que a laranja é associada à feijoada, por exemplo”, sugere Paula.
04. Alimentos diet são menos calóricos que os convencionais? Mito! 
Os produtos dites restringem completamente um nutriente, - como os chocolates dietéticos, que são produzidos sem açúcar, por exemplo. Porém, para compensar a falta desse nutriente, ele contém maior quantidade de gordura, tornando-se mais calórico que o convencional. “Para evitar ser enganado pelos produtos diet, verifique se a redução do nutriente é significativa e justifica a substituição pelo alimento convencional”, explica.
05. Utilizar limão para temperar carne vermelha diminui a gordura? Mito!
Apesar de ser muito rico em nutrientes, Vitamina A e C e complexo B, o limão não possui a capacidade de diminuir a gordura das carnes. O que o suco da fruta faz é deixar a carne mais macia devido a sua acidez, que desnatura as proteínas.
06. A ricota tem mais gordura do que o queijo Minas? Verdade!
Uma fatia de 50 g de ricota contém 11 g de gordura, contra 9 g na fatia do queijo minas. Isso acontece porque a ricota é feita a partir do soro do leite – que seria jogado fora após a fabricação dos jeitos. Para aumentar seu rendimento, é adicionado leite na receita – que faz com que a quantidade de gordura também seja elevada.
Possui mais dúvidas sobre alimentação? A nutricionista está disponível para esclarecê-las. Para entrar em contato, marcar uma consulta ou saber mais sobre o trabalho da Paula, entre em contato por meio do e-mail contato@paulasouzaborges.com.br ou telefones (41)3282-5776 e (41)9677-6925 (tim)



Nenhum comentário: