2.16.2015

Bombeiros do Rio controlam fogo que destruiu shopping Nova América


Centro de compras estava fechado ao público quando o fogo começou.
Parte do prédio desabou, mas não há vítimas, dizem bombeiros.

Henrique CoelhoDo G1 Rio
Chamas consomem parte do shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo )Chamas consomem parte do shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O Corpo de Bombeiros informou, por volta das 15h30 desta segunda-feira (16), que foi controlado o incêndio que destruiu boa parte do Shopping Nova América, em Del Castilho, Subúrbio do Rio, já foi controlado. Os bombeiros trabalham apagando os últimos focos isolados e, segundo a corporação, não há risco de propagação das chamas. O trabalho de rescaldo deve começar em breve, segundo os bombeiros. Não houve vítimas. Veja no vídeo de Henrique Coelho (acima) a atuação de helicópteros no combate às chamas.
saiba mais
O incêndio de grandes proporções atingiu o shopping no começo da tarde desta segunda-feira (16). Pelo menos cem bombeiros de dez quartéis (entre eles Méier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepaguá) foram deslocados para combater o fogo, com 30 carros. As chamas se alastraram rapidamente. Imagens aéreas mostravam o telhado do prédio sendo consumido. Uma intensa nuvem de fumaça podia ser vista de longe.
O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes estiveram no shopping para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Ao conversar com lojistas, o governador disse que vai traçar um plano de concessão de linha de crédito para os comerciantes que tiveram os seus negócios afetados. Eduardo Paes lamentou a destruição de parte do prédio histórico.
Em nota, o shopping Nova América informa que aguarda a ação dos bombeiros para identificar as causas do incêndio.
"Um incêndio atingiu suas dependências hoje por volta das 11h. Não houve feridos. Todas as pessoas que estavam no local foram rapidamente retiradas com auxílio da brigada de incêndio do shopping. O shopping está aguardando a ação dos bombeiros para identificar as causas do incêndio", diz a nota.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, afirmou que o fogo começou pelo segundo andar - onde ficam as lojas - por voltadas 12h e se propagou através do telhado do terceiro andar. "Ainda há um longo trabalho de rescaldo e devemos trabalhar aqui por mais 48 a 72 horas", disse. Simões afirmou ainda que não é possível saber em que loja começaram as chamas.
O superintendente do shopping, Carlos Martins, disse que o local ainda não tem previsão de reabertura após o incêndio e que a maior preocupação é com as perdas financeira dos lojistas. Segundo ele, o shopping contratou carros pipa para combater as chamas. "Para combater o incêndio mais rapidamente e preservar as reservas de água do shopping", disse. O superintendente afirmou ainda que vai abrir um comitê de atendimento aos lojistas que tiveram prejuízo e que o local tem seguro completo contra incêndios.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que vai conversar com o secretário de Desenvolvimento Social, Julio Bueno, para também poder ajudar os lojistas. "Penso em abrir uma linha de crédito para eles, assim como nós fizemos na tragédia na serra e em outros momentos difíceis.
Por volta das 17h, o shopping informou que a segurança e a brigada de incêndio atuaram assim que foi identificado o início do problema e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros.
"A rede de combate de incêndio, incluindo a rede de sprinkler, funcionou normalmente. Infelizmente o fogo que teve início no segundo piso se alastrou rapidamente. Não há indício de vítimas e o shopping está seguindo a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para que possa reabrir o mall no menor prazo de tempo possível, prezando sempre pela segurança e bem-estar de clientes, lojistas e funcionários", diz nota do shopping.
A intensidade do fogo era tanta que paredes do prédio desabaram por volta das 13h55. Por volta das 15h30, a Av. Pastor Martin Luther King Junior estava interditada no sentido Inhaúma. O desvio é feito pela Avenida Dom Helder Câmara. Bombeiros e CET-Rio atuam no local e o trânsito era lento no entorno.
Segundo a assessoria do shopping, o centro de compras estava vazio no momento em que o fogo começou, já que está fechado por causa do carnaval.
A praça de alimentação abriria ao meio-dia. Nesta segunda e na terça (17) haveria banda de marchinhas na Rua do Rio.
Isaías de Oliveira Ferreira, funcionário de um restaurante do Nova América (Foto: Henrique Coelho/G1)Isaías de Oliveira Ferreira, funcionário de um
restaurante do Nova América
(Foto: Henrique Coelho/G1)
Ainda segundo a assessoria do shopping, o fogo começou em uma área de escritórios e depósitos. As causas ainda são desconhecidas. O local tem cerca de 300 lojas.
Isaias de Oliveira Ferreira, funcionário do shopping, estava perto do local de início das chamas, e disse que a fumaça comecou por volta de 12h40.
"Começou o fogo e percebemos que a fumaça estava forte. A brigada do Shopping tentou controlar, mas não conseguiu. E demoraram 40 minutos para chamar o corpo de bombeiros", disse ele, funcionário de um restaurante.
"Demorou uma hora para chegar o primeiro carro de bombeiros", disse outro funcionário.
André Mariano de Araújo, dono de uma loja de sorvetes, disse que teve perda total.
"Vamos agora aguardar e ver quanto tempo vai demorar para reconstruir. Pelo menos eu tenho seguro", disse ele.
    A concessionária do Metrô Rio também informou que a estação Del Castilho continuou funcionando normalmente.
    A antiga fábrica de tecidos Nova América no final da década de 1920 (Foto: Reprodução da internet)A antiga fábrica de tecidos Nova América no final da década de 1920 (Foto: Reprodução da internet)
    História
    O Shopping Nova América foi inaugurado em 1995, preservando a arquitetura original da fábrica da Companhia de Tecidos Nova América, toda em tijolinhos, estilo inglês do início do século. Ao longo de duas décadas, ganhou várias extensões, com segmentos para salas comercias onde se instalaram escritórios, escolas, universidades, consultórios médicos.
    Em 1925, era inaugurada a Companhia de Tecidos Nova América, numa época em que o Rio de Janeiro passava por uma completa remodelação e se modernizava com a instalação de fábricas, e com a facilidade de transporte dos bondes.
    A Nova América Tecidos chegou a ser uma das maiores e mais tradicionais fábricas do de tecidos do país.
    Em 1991, a fábrica foi desativada e transferida para a unidade de Fonte Limpa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
    O shopping é muito visitado por moradores da Zona Norte e do Subúrbio do Rio por causa de suas lojas âncoras, pela facilidade de transporte, já que há uma estação de metrô dentro da área do shopping, e pela Rua do Rio, uma alameda de paralelepípedos e postes de iluminação que simula uma rua do Rio Antigo, onde funcionam vários bares e restaurantes.
    Nuvem de fumaça podia ser vista de longe (Foto: Henrique Coelho / G1)Nuvem de fumaça podia ser vista de longe (Foto: Henrique Coelho/G1)

Nenhum comentário: